“Fastbackzado”, Fiat Pulse 2026 quer deixar de ser a minha terceira opção no segmento

Foto do Fiat Pulse 2026
Fiat Pulse 2026 parece um hatch (tipo o Honda City) sem o rack no teto

Terceira melhor opção do segmento (entre as três disponíveis até o momento), atrás do Volkswagen Nivus e do Renault Kardian, o Fiat Pulse 2026 chega reestilizado (com estilo Fastback) e com algumas outras novidades para tentar ganhar a minha atenção.

Até vai bem

Desde o seu lançamento, Pulse superou as 200 mil unidades produzidas. Analisando os emplacamentos de 2025, ele até vai bem. Está em segundo, colado no primeiro, de acordo com a Fenabrave.

  • Volkswagen Nivus – 13.272 unidades
  • Fiat Pulse – 13.090 unidades
  • Renault Kardian – 7.589 unidades

Mas ainda não é o carro que prefiro indicar no segmento. Será que vai ser agora?

Foto do Fiat Pulse Drive 2026
Fiat Pulse Drive 2026

Ameaça Tera

Fica claro que as mudanças promovidas pela Fiat miram não o meu gosto🤣, mas sim a chegada do seu mais perigoso rival, o Volkswagen Tera. O irmão menor do Nivus (sim, isso é possível) tem tudo para abalar o segmento no Brasil. Afinal, ele quer ser o “novo Gol”!🤔

Sabendo disso, a marca italiana se moveu para ampliar a gama e tornar o Pulse mais competitivo. Mas algumas coisas não se explicam.

Foto da traseira do Fiat Pulse Drive 2026
Traseira do Fiat Pulse Drive 2026

Fiat Pulse 2026 – Versões

Para a linha 2026, a Fiat acrescentou duas versões para a gama do Pulse. A Drive 1.3 manual retorna como opção de entrada da linha. Embora nunca devesse ter ido embora, ela voltou para brigar com o Tera 1.0 manual.

Já a nova versão Turbo 200 AT ocupa posição de entrada do motor turbo, de olho no público PCD. Estranhamente, ela ainda é híbrida. Muito provavelmente o objetivo aqui é tornar seu preço menos caro.

Dessa forma, temos os seguintes acabamentos: Drive 1.3 manual, Drive 1.3 AT, 200 AT, Audace 200 híbrido AT e Impetus 200 híbrido AT – além da Abarth 270 AT.

Foto do novo visual do Fiat Pulse Turbo 200 2026
Novo visual do Fiat Pulse Turbo 200 2026

Fiat Pulse 2026 “Fastbackzado”

A traseira do Fiat Pulse 2026 não mudou. Mas sua dianteira foi “Fastbackzada” nessa primeira reestilização.

A frente tem nova grade com linhas verticais, grade inferior mais larga e com detalhes geométricos e o para-choque recebeu dois apliques laterais com acabamentos que variam conforme a versão, além das entradas de ar funcionais. Além disso, os protetores de para-lamas ganharam frisos aerodinâmicos laterais.

Fato é que a inspiração no Fastback fez bem ao modelo embora, em alguns ângulos, ele pareça desproporcional – exatamente como o irmão “maior”.

Foto do painel do Fiat Pulse Audace 2026
Painel do Fiat Pulse Audace 2026

Detalhes 2026

As rodas de liga leve 16″ da versão Audace foram reestilizadas. O interior do Drive 1.3 ficou escurecido, assim como na versão Audace que, além dessa alteração, ganhou novo tecido.

Já o Pulse Impetus 2026 tem painel de portas revestido em “couro” e passa a ter o pacote opcional Sunroof, com teto panorâmico e farol de neblina. Advinha para quem é essa resposta? Para o VW Tera!

“As mudanças no lineup do Pulse reforçam ainda mais o seu protagonismo e pioneirismo no mercado, além de seu design marcante. Acessível, versátil e tecnológico, o Pulse é um SUV jovem, que oferece amplo portfólio de motorização e ótima altura livre do solo. Tudo isso sem esquecer que o Pulse seguirá revolucionando o mercado, permitindo cada vez mais o acesso a uma tecnologia híbrida para uma faixa de consumidores cada vez maior”, comenta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Uma pena que o Pulse continue com seu espaço interno bem limitado. Algo que só pode melhorar numa futura geração.

Foto do Fiat Pulse Audace 2026
Fiat Pulse Audace 2026

Preços X VW Tera

A Fiat correu para se antecipar à chegada do Tera e não anunciou os preços sugeridos da linha 2026 do Pulse. Quando os valores se tornarem públicos, vou atualizar o post.

  • Volkswagen Tera 1.0 manual: R$ 99.990 promocional (depois R$ 103.990)
  • Volkswagen Tera TSI 1.0 turbo manual: R$ 116.990
  • Volkswagen Tera Comfort 1.0 turbo automático: R$ 126.990
  • Volkswagen Tera High 1.0 turbo automático: R$ 139.990
  • Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town Edition 1.0 turbo automático: R$ 142.290

Será que o Pulse Drive 1.3 manual custará os mesmos R$ 99.990 do Tera 1.0? Fato é que o valor promocional do Volks subirá para R$ 103.990.

Foto do Fiat Pulse Audace 2026 turbo híbrido
Fiat Pulse Audace 2026 turbo híbrido

Agora, já imaginou se a Fiat abaixasse o preço da linha Pulse 2026? Seria demais!

Aí teríamos a versão 200 AT do Fiat custando igual o concorrente turbo manual do Volkswagen.

ATUALIZAÇÃO 27/05: a Fiat revelou os preços da linha 2026 do Pulse.

  • O valor da versão Drive 1.3 manual ficou agressivo;
  • O valor da Drive automática caiu R$ 5.000, mostrando que a marca já poderia ter feito isso bem antes;
  • O valor da nova versão Turbo 200 AT briga diretamente com o Tera TSI turbo manual;
  • Todas as versões híbridas tiveram aumento, mesmo sem ganharem nenhum equipamento novo.

Preços

Fiat Pulse

Linha 2025

Linha 2026

Drive 1.3 manual

R$ 98.990

Drive 1.3 automático

R$ 116.990

R$ 111.990

Turbo 200 automático

R$ 116.990

Audace híbrido automático

R$ 129.990

R$ 131.990

Impetus híbrido automático

R$ 144.990

R$ 146.990

Abarth automático

R$ 152.990

R$ 152.990

Motores

Tirando a estranheza da versão Turbo 200 AT não ser híbrida, a linha 2026 do Pulse é vendida com dois motores.

  • 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que desenvolve potência de 98 cv (6.000 rpm) com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e torque de 13,2 kgfm (4.250 rpm) com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana de açúcar.
  • 1.0 12V turbo, de três cilindros, gera potência de 125 cv (5.750 rpm) com gasolina e 130 cv (5.750 rpm) com etanol. O torque é sempre 20,4 mkgf (1.750 rpm) com qualquer um dos dois combustíveis. Essa motorização é vendida flex e híbrida (leve) flex (que deveria ser a única).

Equipamentos

Enquanto ainda não tem faróis full LED nem banco traseiro bipartido para todas as versões, o Fiat Pulse 2026 tem uma lista de equipamentos de série até legal, com espaço para melhorar.

Foto do painel do Fiat Pulse Drive manual 2026
Painel do Fiat Pulse Drive manual 2026

Fiat Pulse Drive 1.3 manual

Versão de entrada vem com o básico para o século 21:

  • Quadro de instrumentos com cluster de 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Central multimídia com tela de 8,4″ com Apple Car Play e Android Auto sem fio, comandos de voz, conexão Bluetooth, MP3, rádio AM/FM e duas porta USB: uma tipo A e uma tipo C
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Direção elétrica
  • Alarme
  • Freios ABS com EBD e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
  • Quatro airbags
  • Controles de tração e de estabilidade
  • Barras de teto
  • Farol em LED
  • Retrovisores elétricos
  • Maçaneta na cor preta
  • Rodas de aço de aro 16″
  • Bancos revestidos em tecido
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Volante com regularem de altura
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS)
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Estepe temporário
  • Função “Follow me Home”
  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • Entre outros

Opcional

  • Pacote Plus (R$ 2.890): rodas de liga leve 16’’, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Foto do painel do Fiat Pulse Drive automático 2026
Painel do Fiat Pulse Drive automático 2026

Fiat Pulse Drive 1.3 automático

Vem com os itens da versão manual somados a:

  • Transmissão automática do tipo CVT (que simula sete marchas)
  • Modo Sport
  • Cruise control 
  • Maçaneta na cor da carroceria

Opcionais

  • Pacote Plus (R$ 2.890): rodas de liga leve 16″, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Foto do interior do Fiat Pulse Turbo 200 2026
Interior do Fiat Pulse Turbo 200 2026

Fiat Pulse Turbo 200 automático

Além da mudança de motor, essa versão vem com tudo da Drive 1.3 AT adicionando apenas:

  • Rodas de liga leve 16″

Opcional

  • Rodas de liga leve 17″
Foto do interior do Fiat Pulse Audace 2026
Acabamento nunca foi o forte no interior do Fiat Pulse Audace 2026

Fiat Pulse Audace Turbo 200 híbrido automático

Itens da versão Turbo 200 AT com adição do sistema híbrido e:

  • Banco traseiro bipartido
  • Câmera de ré e sensor de estacionamento
  • Keyless
  • Carregador por indução
  • Partida remota
  • Central multimídia com tela de 10,1”
  • Rodas em liga leve 16” com novo desenho
  • Volante revestido em “couro”

Opcionais

  • Pacote ADAS: frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, sensores de chuva e crepuscular
  • Pacote Style: roda de liga 17’’ e teto bicolor
Foto do painel do Fiat Pulse Impetus 2026
Painel do Fiat Pulse Impetus 2026

Fiat Pulse Impetus Turbo 200 híbrido automático

Itens da versão Audace híbrida somados a:

  • Quadro de instrumentos com cluster de 7″
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Luz no retrovisor
  • Retrovisor com rebatimento
  • Detecção de chuva
  • Retrovisor fotocrômico
  • Farol alto automático
  • Painel de portas dianteiras revestidos em “couro”
  • Teto bicolor

Opcionais

  • Pacote Sunroof: com teto solar panorâmico, luz no para-sol e farol de neblina
  • Serviços conectados: Fiat Connect////Me
Foto da lateral do Fiat Pulse Impetus 2026
Lateral do Fiat Pulse Impetus 2026

Cores

As opções de cores do Pulse 2026 são: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para versões híbridas). A versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus esta pintura é de série.

Foto do Fiat Pulse Impetus 2026
Fiat Pulse Impetus 2026

Resumo da obra (atualizado 27/05)

A Fiat se moveu até bem para a linha Pulse 2026. Quem ganhou mesmo foi o modelo equipado com motor 1.3, que tem um preço melhor.

As versões turbo híbridas ficaram ainda mais caras e tem valores bem superiores ao das versões equivalentes do Tera, com a desculpa de serem híbridas (leves). Vamos ver o que o mercado irá dizer. A briga será muito boa! 

Foto do Fiat Pulse Impetus 2026 turbo híbrido
Fiat Pulse Impetus 2026 turbo híbrido

Mas o compacto da Stellantis tem espaço para evoluir. Falo dois. Em termos de equipamentos, faróis full LED, banco traseiro bipartido e seis airbags deveriam ser de série para toda linha. E o sistema híbrido, por mais leve que ele seja, deveria estar disponível para todas as versões com motor 1.0 turbo – sem variações.

Sobre o posição do carro no meu gosto, ele continua em terceiro.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *