
A Renault do Brasil comemora um ano da Kardian Collection, coleção desenvolvida pelo time do Renault Design Center Latam com desenhos exclusivos e produzida pelas mulheres da Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault.
Faturamento recorde
Após um ano do lançamento, os resultados demonstram sucesso de vendas e geração de impacto social positivo. A comercialização dos produtos da Kardian Collection contribuiu diretamente para o recorde de faturamento da Associação Borda Viva em 2024, que pela primeira vez desde a sua criação, atingiu o patamar de R$ 2 milhões em faturamento. Em comparação à 2015, o faturamento registrado pela Associação em 2024 é 20 vezes maior.
“Para todos nós da Associação Borda Viva é uma grande alegria ver os resultados da Kardian Collection. A geração de renda da coleção é fundamental para transformar a realidade de muitas famílias que residem na Borda do Campo”, afirma Rose de Fátima, presidente da Associação e líder comunitária.
Emprego e acolhimento
A coleção Kardian, com produtos inspirados no SUV, acumulou, entre setembro de 2023 e dezembro de 2024, o faturamento de R$ 390.573,19. Desde o lançamento, mais de 4.159 produtos da Kardian Collection foram comercializados e gerando emprego e renda para 19 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que fazem parte do quadro fixo de costureiras da Associação Borda Viva.

Meio ambiente
Além de gerar impacto social positivo, a Kardian Collection também contribui para o meio ambiente, com o reuso de revestimentos automotivos, por meio da economia circular. Mais de uma tonelada de cintos de segurança e tecido automotivo foram doados pelos fornecedores da Renault do Brasil Autoliv e Sage para a produção da coleção.
“A Kardian Collection alia empreendedorismo social, economia circular e design em um modelo de negócio sustentável, alinhada à estratégia ESG do Renault Group. A renda gerada por meio da venda dos produtos contribui para que a Associação Borda Viva impacte positivamente cada vez mais pessoas”, afirma Caique Ferreira, diretor de Comunicação na Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.
Coleção
A coleção é composta por sete itens e está disponível em 65 grupos de concessionárias Renault de todo o Brasil, além do site www.associacaobordaviva.com: mochila, shoulderbag, necessaire, bolsa raqueteira, caixa para transporte PET, ecobag e organizador para o console do carro. Todos os itens são inspirados nas linhas do Renault Kardian e utilizam a cor Orange Energy, escolhida para o lançamento do veículo.
“Os produtos da Kardian Collection têm o propósito de transformar vidas e para nós é uma honra fazer parte disso. Incorporamos a assinatura de design do Renault Kardian nos itens, trazendo elementos que representam a nova identidade visual da Renault”, explica Daniel Nozaki, diretor de design do Renault Design Center Latam.
Associação Borda Viva, mais de 20 anos de transformação social
Criada em 2022, a Associação Borda Viva é um projeto de empreendedorismo social, que adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da região da Borda do Campo, bairro de São José dos Pinhais (PR) onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil.
Contando com o apoio do Instituto Renault desde 2005, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos desde a sua fundação, atuando em duas principais frentes: segurança alimentar e casa da costura.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem