Impressões: Porsche Cayenne Turbo GT 2025 é um SUV de cair o queixo

Foto do Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT 2025

Impressões: Porsche Cayenne Turbo GT 2025 é um SUV de cair o queixo! Quem poderia imaginar isso. Afinal, quando a marca decidiu entrar no mercado de SUV, com o Cayenne, em 2002, os puristas ficam chocados.

História

Custava acreditar que a marca admirada ao redor do mundo pelo icônico 911 (hoje único carro esporte com motor atrás do eixo traseiro), fosse arriscar em um segmento em que o “S” de Sport representa só uma letra supérflua para um utilitário esporte.

Todavia o SUV ajudou muito a recuperar financeiramente a empresa e mais adiante, depois de reviravoltas, assumir o controle do Grupo Volkswagen. As famílias Porsche e Piëch ainda detêm 52% do capital do conglomerado, mesmo com a Porsche listada em bolsa de valores desde 2022.

Foto do Porsche Cayenne Turbo GT 2025
Porsche Cayenne Turbo GT 2025

Superlativo

O Cayenne Turbo GT destaca números superlativos: V8, 4.0 turbo, 659 cv, 86,7 kgfm, de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,3 s, máxima de 305 km/h. Em um carro com massa em ordem de marcha de 2.245 kg pode parecer surreal, mas não é.

Queixo caído

Costas colam no banco ao acelerar a fundo, comportamento em curvas totalmente previsível graças à combinação perfeita de suspensão pneumática adaptativa, eixo traseiro direcional com vetorização de torque e aerofólio traseiro ativo. Junte-se a isso a capacidade incrível dos freios a disco carbo-cerâmico. O ronco borbulhante do motor ecoa mais fortemente ao toque de um botão.

Detalhes

Ao teto no estilo cupê em compósito de fibra de carbono, material também presente no aerofólio e nas carcaças dos retrovisores, juntam-se o interior totalmente renovado e o volante na posição quase vertical típico de todos os Porsches com a típica tira amarela na parte superior do aro (herança das competições).

Falta espaço

Apesar dos 2,895 m de entre eixos, o espaço de pernas no banco traseiro é apenas regular para dois adultos com mais de 1,80 m de estatura. Porta-malas bem grande: 549 litros.

Problema

Difícil achar uma falha, porém existe: console central, onde ficam controles do ar-condicionado, reflete a luz solar em determinados horários, um incômodo particular em países tropicais.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

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