Para não ficar para trás, o Honda City 2025 chega reestilizado, com atualizações relevantes, que dão fôlego ao modelo para seguir competitivo no mercado. A versão EX se tornou a de melhor custo/benefício da linha.
Conjunto
O Honda City 2025 continua disponível em duas carrocerias (hatch e sedã), motor 1.5, câmbio automático do tipo CVT e quatro versões: LX, EX, EXL e Touring. Preços variam de R$ 117.500 a R$ 142.400.
Visitei os amigos da Banzai, em Belo Horizonte (MG), para conhecer as novidades ao vivo. A mais notável delas foi a visual, especialmente o City Touring hatch na nova cor vermelho Supernova, que dominava o centro da concessionária.
Hatch fica mais marcante
O City 2025 hatch perdeu o aspecto meio careta, valorizado pela larga peça cromada horizontal na parte superior da dianteira. Ela foi substituída por uma mais fina, preta, que valorizou a grade do tipo colmeia, juntamente com o novo para-choque.
Por sempre ter sido mais interessante, a traseira mudou menos. Um pouco para pior. O redesenhado para-choque tem uma moldura preta que não ficou legal. Mas nada que atrapalhe o conjunto, que ficou ainda mais bonito graças à frente atualizada. O modelo ficou de 0,2 cm mais longo no comprimento.
Sedã inspirado no Civic G9
O City sedã 2025 também tem nova dianteira, só que mais “tradicional”, diferente do hatch. Assim como o “pequeno irmão”, para-choque, grade e acabamento cromado (mais fino) na parte superior são novos.
A grade recebeu novos elementos horizontais, para dar a impressão de que o carro é mais largo. Sei que não foi proposital, mas foi uma visível inspiração na dianteira do Civic G9 (antes da reestilização), ali de 2014.
O para-choque traseiro tem novo acabamento na parte inferior e ficou melhor do que o do hatch, com elementos refletivos horizontais. As mudanças alongaram o sedã em 2,5 cm.
Espaço não muda
Mas espaço interno nas duas carrocerias não mudou, para o lamento da cabeça do alto aqui. Porta-malas seguem com o mesmo volume: 519 l no sedã e 268 l no hatch.
Rodas
Na lateral das duas carrocerias, apenas as rodas são novas. Na versão de entrada, a LX, elas têm 15” e são de liga leve com acabamento diamantado e fundo cinza.
Nas versões EX, EXL e Touring (sedã), as rodas são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto. O City hatch Touring tem uma opção exclusiva de rodas, com acabamento escurecido e fundo preto.
Freio a disco muda o interior
A chegada do freio de estacionamento eletrônico (EPB), presente a partir da versão EX, demandou redesenho do console central do City 2025. O EPB trouxe com ele o freio a disco na traseira 🙌 e o Brake Hold, que mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração (tipo um assistente de partida em rampa sem timer).
O carregador sem fio para smartphones é outro item presente no novo console, localizado bem em frente ao apoio de braço central. As versões EX, EXL e Touring têm ainda portas USB para carregamento de energia: duas do tipo A no painel dianteiro e duas do tipo C para os ocupantes do banco de trás.
Central multimídia evolui
Disponível em todas as versões, a central multimídia, que tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio, foi aperfeiçoada e agora tem melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, mais cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré, que, estranhamente, só não é de série no City hatch LX, agora oferece imagens com melhor resolução.
Versão EX brilha os olhos
Na linha City 2025, a versão EX foi a que mais evoluiu em termos de custo/benefício, mesmo ainda sendo cara. Além do que citei acima, ela conta com painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2” colorida (nas versões EXL e Touring, a tela TFT é de 7”, multiconfigurável).
O City EX recebeu também ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura, console central com saídas de ventilação para a traseira, faróis de neblina e o atualizado Honda SENSING, no qual o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) passa a contar com a função Low Speed Follow (LSF).
Preços e equipamentos
Por outro lado, a versão EXL praticamente não tem motivos para existir. Ela é ainda mais cara do que a EX e não acrescenta do suficiente. Diferente da Touring, que tem uma lista de itens bem legal, mas é cara demais…
Honda City LX 2025 – R$ 117.500 (hatch/sedã)
- Freios com sistemas ABS e EBD – Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
- Sistema VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de estabilidade e tração
- Sistema HSA (Hill Start Assist) – Assistente de partidas em rampa
- Sistema ESS (Emergency Stop Signal) – Sistema de luzes de emergência
- TPMS (Tire Pressure Monitoring System) – Alerta de pressão dos pneus
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Limpador de para-brisa com função intermitente
- Conjunto óptico com DRL em LED (faróis alto, baixo, de neblina, luzes diurnas DRL)
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas
- Portas USB: 2 Dianteiras tipo A
- Ar-Condicionado
- Banco traseiro Bipartido (60/40) – com exclusiva tecnologia Magic Seat (apenas hatch)
- Central multimídia 8” com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto
- Rodas de Liga Leve de 15″
Honda City EX 2025 – R$ 125.000/126.000 (hatch/sedã)
Melhor versão em custo/benefício, a EX vem com tudo da LX adicionando:
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- Freio a disco também nas rodas traseiras
- Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas
- Honda SENSING – tecnologia de segurança e assistência ao condutor
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas com travamento por sensor de aproximação
- Carregador sem fio para smartphones
- Portas USB: 2 dianteiras tipo A + 2 traseiras tipo C
- Ar-Condicionado Digital e automático com ventilação para os ocupantes traseiros
- Painel Digital TFT de alta resolução de 4.2″
- Rodas de Liga Leve de 16″
Honda City EXL 2025 – R$133.200/134.200 (hatch/sedã)
Versão que menos faz sentido da linha, a EXL tem tudo da EX além de:
- Limpador de para-brisa com função intermitente com ajuste de velocidade
- Sensores de estacionamento com aviso sonoro traseiros
- Painel Digital TFT de alta resolução de 7″
- myHonda Connect – Conexão única entre você e o seu Honda
Honda City Touring 2025 – R$141.400/142.400 (hatch/sedã)
Versão topo de linha, a Touring tem tudo as outras (menos preço atrativo) e conta ainda com:
- Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego
- Limpador de para-brisa com função intermitente e ajuste de velocidade e sensor de chuva
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas com travamento por
- sensor de aproximação e partida com controle remoto
- Sensores de estacionamento com aviso sonoro traseiros e dianteiros
- Ar-Condicionado Digital Dual Zone automático com ventilação para os ocupantes traseiros
- myHonda Connect – Conexão única entre você e o seu Honda
Honda SENSING
O sistema de segurança Honda SENSING é composto pelos seguintes dispositivos:
- ACC com LSF: Controle de cruzeiro adaptativo, mantém distância segura do veículo à frente, mesmo em baixa velocidade, podendo operar a parada total e posterior retomada automática do movimento;
- CMBS: Aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal;
- LKAS: Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM: Detecta a saída da pista e ajusta a direção evitando a evasão;
- AHB: Comutação automática de farol baixo/farol alto, de acordo com a situação.
Motor e câmbio não mudam
Todas as versões do Honda City 2025 são equipadas com o mesmo motor e câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Todo em alumínio, o propulsor de quatro cilindros aspirado 1.5 16V conta com as tecnologias DI DOHC i-VTEC – injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
São 126 cv de potência com qualquer combustível e 15,5 mkgf de torque com gasolina e 15,8 mkgf com etanol. Desempenho e consumo são interessantes! Confira no vídeo abaixo!
Resumo da obra
A linha 2025 do City chegou num bom momento. O visual me agradou, especialmente vendo os modelos ao vivo, como fiz na Banzai da Av. do Contorno, aqui em BH. O design “refrescado” tende a fazer sucesso para os compradores do hatch e do sedã.
As atualizações de equipamentos foram boas e tornaram a EX “A” versão para ser comprada, considerando a sua evolução. Mas a Honda precisa ficar atenta com os preços dos seus modelos. A partir de R$ 140.000, compro carros mais interessantes.
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