Nos últimos anos, a Hyundai parecia estar se especializando em “ousar demais” no design dos seus carros, seja para o lado positivo, seja para o negativo. HB20 Aquático (He-Man) e a própria linha Creta são dois exemplos. Mas a marca escuta os seus consumidores e não costuma demorar para agir. Agora, o Hyundai Creta 2025 chega renovado, com linhas mais tradicionais, que funcionaram super bem!
A impressão que tenho é que o novo visual do Creta seria a evolução natural da sua primeira geração. Enquanto a polêmica carroceria anterior, com sua dianteira quase disforme e com a traseira desconfigurada, parece ter chegado antes do seu tempo certo.
A nova linha do SUV fabricado em São Paulo está disponível a partir de hoje em cinco versões (Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate), todas com motores turbo, com preços variando entre R$ 141.890 a R$ 189.990.
Creta mesmo??
A mudança foi grande! Linha mais retas, novíssima grade frontal, conjunto óptico redesenhado, com uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas. O para-choque com novo desenho fecha o pacote.
Lateral
A lateral foi a que menos mudou, apenas com alteração na coluna C. As rodas serão oferecidas por versão: 16” para na Comfort; desconfortáveis 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line. E, para o meu desespero, 18” para a versão topo de gama Ultimate.
Traseira
Na traseira, novo conjunto de lanternas em LED percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto.
Fica evidente como as partes frontal e traseira conversam em harmonia. A mudança visual geral foi tão marcante que nem parece o mesmo carro! É o Creta mesmo? 😎
N Line menos expressivo
Por mais que eu não gostasse do visual anterior do Creta, uma coisa admito: o design fazia bem para a versão com apelo esportivo, N Line. Agora, com linha mais tradicionais, o modelo perdeu expressividade, especialmente com os “diferenciais” implementados pela marca.
O Creta N Line 2025 oferece visual único na grade frontal e nos para-choques, combinação de cores internas em preto e vermelho, escapamento esportivo com duas saídas, pedaleira exclusiva, bancos revestidos em couro sintético em preto e vermelho, saias laterais em cinza brilhante, acabamento da coluna C em Black Piano, e detalhes em grafite nas maçanetas, volante, painel e console. Além de contar com rodas diamantadas de 17″.
Bonito, sim. Mas aqui faltou ousadia! Bem que ela poderia vir dos 193 cv…
Novo painel
O painel do Hyundai Creta 2025 foi reprojetado. O quatro de instrumentos tem uma tela de 10,25″ integrado à multimídia, também de 10,25″, apenas para as versões Platinum, N Line e Ultimate.
Segundo a marca, o acabamento está mais sofisticado e oferece combinações de cores nas opções Preto, Preto e Marrom, e Cinza Claro com Cinza Escuro, além de Preto e Vermelho, exclusiva para a versão N Line.
Turbos para que te quero
Todas a linha 2025 conta com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor. As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line (ainda não foi dessa vez que ela terá o desempenho como diferencial) do Hyundai Creta 2025 seguem com o motor 1.0 12V turboflex, com três cilindros e injeção direta de combustível, que recebeu atualizações, mas manteve os mesmos 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque (1.500 rpm à 3.500 rpm).
Para beber e poluir menos, o propulsor 1.0 turbo tem coletor de exaustão agora acoplado ao cabeçote, resultando em melhor eficiência térmica do conjunto. A válvula termostática foi substituída por um novo sistema de válvula inteligente, que é controlada pela central eletrônica (ECU) do motor. A bomba de óleo ganhou uma nova tecnologia que, de forma automática e também controlada pela ECU, consegue regular a pressão do óleo de maneira mais eficiente, de acordo com a necessidade de lubrificação do motor.
Consumo 1.0
De acordo com a Hyundai, o motor 1.0 turbo anteriormente estava mapeado para percorrer 12 km/l com gasolina na estrada. A nova taxa passa a ser de 12,7 km/l (melhora de 6%). 🙌
Flex teria 200 cv?
Debaixo do capô, a grande atração do Hyundai Creta 2025 é a inédita motorização 1.6 Turbo GDI, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Meio ruidoso, ele rende ótimos 193 cv de potência e 27 kgfm de torque! 💪
Ainda não dirigi, mas acredito que o desempenho seja excelente. Uma pena que a novidade não seja flex – mínimo esperado no século 21, ainda mais considerando a urgente alternativa à combustíveis de origem fóssil. E vou além: acho que seria possível até que a linha dos 200 cv fosse atingida ou superada com etanol. 👀
Consumo 1.6
Se o 1.0 melhorou 6%, no caso do 1.6 turbo, a otimização, segundo a Hyundai, é de 9% na comparação com o motor 2.0 aspirado, que equipava a versão Ultimate até então. Agora, o Creta topo de linha é capaz de fazer 13,5 km/l com gasolina na estrada.
As novas calibrações fazem a linha Creta atender às normas da nova legislação Proconve L8, que entram em vigor apenas a partir de janeiro de 2025.
Adeus velho amigo
Com a chegada do propulsor 1.6 turbo, quem dá adeus ao nosso mercado é a motorização de quatro cilindros 2.0 16V bicombustível. Ela se aposenta gerando 157 cv de potência e 19,2 mkgf de torque com gasolina e 167 cv e 20,6 mkgf com etanol.
Até então, era o meu motor favorito da linha Creta – gosto muito de motores maiores e aspirados.
Câmbios
Enquanto a transmissão automática de seis velocidades foi mantida sem mudanças no Creta 1.0, no 1.6 a história é outra. Ele conta com o câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas (DCT 7) da segunda geração.
De acordo com a Hyundai, o sistema apresenta maior eficiência energética ao transferir 94,9% do torque do motor graças à viscosidade aprimorada do óleo de transmissão e da utilização de rolamentos de menor fricção.
O diferencial vem com junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos. Houve redução do número de conectores elétricos e simplificação de chicotes elétricos uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são integrados.
Preços
Nas versões com motorização 1.0 turbo GDI, o preço de lançamento da linha 2025 permanece o mesmo da 2024. Espero que o aumento não venha e, se vier, que seja mínimo. Afinal, a média é bem alta.
Para a nova versão topo de linha Ultimate, o valor sugerido é R$ 2.100 acima da opção anterior com motor 2.0 flex aspirado.
- Hyundai Creta 2025 Comfort 1.0 turbo: R$ 141.890
- Hyundai Creta 2025 Limited 1.0 turbo: R$ 156.490
- Hyundai Creta 2025 Platinum 1.0 turbo: R$ 172.690
- Hyundai Creta 2025 N Line 1.0 turbo: R$ 182.090
- Hyundai Creta 2025 Ultimate 1.6 turbo: R$ 189.990
Valores parecem mirados no Volkswagen T-Cross, principal rival aqui do Hyundai.
“O mercado brasileiro deixou claro nos últimos anos a aprovação do Hyundai Creta, com a liderança consistente em vendas no varejo entre os SUVs e a histórica e inédita vitória entre todas as categorias no ano passado. Esse território conquistado pelo modelo junto aos clientes vai se expandir ainda mais com a nova geração, que não apresentará aumento de preços nas opções com motor 1.0 turbo e chega com um valor extremamente competitivo para a versão topo de linha, agora equipada com a maior potência da categoria, com impressionantes 193 cv”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.
Diferenciais mantidos
A marca manteve vários itens interessantes do modelo. Os bancos, revestidos em couro sintético nas versões Platinum, N Line e Ultimate, contam com sistema de ventilação para o motorista.
A versão topo de linha tem ainda ajuste elétrico para os bancos dianteiros (menos altura, que estranhamente é manual), teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção (ECO, CONFORT e SPORT).
Hyundai SmartSense
Além da Smart Camera 360°, o pacote de segurança Hyundai SmartSense oferece:
- Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa;
- Sistema de Frenagem Autônomo, fundamental para situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos, ciclistas e em convergências à esquerda;
- Assistentes de Permanência e Centralização em Faixa;
- Detector de Fadiga;
- Farol Alto Adaptativo;
- Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro;
- Controle de Velocidade Adaptativo.
Freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro também estão disponíveis.
Ótimo “kit básico”
Todas as versões saem de fábrica com seis airbags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one touch das luzes de direção, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.
Bluelink e suas possibilidades comandos
Presente no Creta 2025, o Bluelink oferece serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro, abrir as janelas, receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°. Este último permite visualizar, pelo aplicativo no celular, o que se encontra ao redor do veículo antes de se aproximar para embarcar.
Cores
O Hyundai Creta 2025 está disponível em sete opções de cores: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Brisk, Prata Sand, Azul Sapphire, Cinza Silk e a inédita Cinza Shadow. A bonita e quente (esquenta demais o teto) opção dual tone (teto preto) acompanha todas as cores exceto Preto Onix e Prata Sand.
Os veículos na cor sólida Preto Onix não possuem variação de preço para a pintura. Para as opções também sólidas em Branco Atlas ou Cinza Shadow, o acréscimo é de R$ 900.
Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, são adicionados R$ 1.800 ao valor do veículo. Quando a pintura Dual Tone é selecionada (teto preto), o valor da cor é acrescido em R$ 1.500.
Revisões por menos de R$ 5.000
Os cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular foram mantidos. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.
O SUV chega com revisões periódicas até 60 mil quilômetros com valores fixos para ambas as motorizações, podendo custar menos de R$ 5.000 se as concessionárias ajudarem.
No caso das versões 1.0 turbo, o preço fica em R$ 4.897. Para a 1.6 turbo, o número é R$ 4.898. Confira os valores das seis primeiras revisões:
Revisões Hyundai Creta 2025 – motor 1.0 turbo | |||||
1ª revisão | 2ª revisão | 3ª revisão | 4ª revisão | 5ª revisão | 6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses | 20 mil km ou 24 meses | 30 mil km ou 36 meses | 40 mil km ou 48 meses | 50 mil km ou 60 meses | 60 mil km ou 72 meses |
R$ 368,60 | R$ 765,56 | R$ 689,43 | R$ 1.013,66 | R$ 653,78 | R$ 1.406,42 |
Revisões Hyundai Creta 2025 – motor 1.6 turbo | |||||
1ª revisão | 2ª revisão | 3ª revisão | 4ª revisão | 5ª revisão | 6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses | 20 mil km ou 24 meses | 30 mil km ou 36 meses | 40 mil km ou 48 meses | 50 mil km ou 60 meses | 60 mil km ou 72 meses |
R$ 457,72 | R$ 854,68 | R$ 778,55 | R$ 1.102,78 | R$ 742,90 | R$ 961,63 |
Resumo da obra
Pela primeira vez na vida, considero ter um Creta na minha garagem, como substituto ao meu atual SUV. O conservadorismo visual do modelo foi aprovado (menos do N Line) e a atualização do motor 1.0 turbo, o mais popular da linha, foi bem-vinda.
Mas o modelo tem pontos importantes de evolução. A motorização 1.6 turbo é uma gratíssima surpresa, mas decepciona por não ser flex. E vou além: por não ser híbrida flex! Aí sim seria o Creta definitivo!
Com as novidades e as qualidades mantidas, a linha 2025 do SUV deve continuar fazendo muito sucesso no Brasil!
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de tão feio prefiro o creta 2024
eu prefiro a primeira geraçao, depois essa… a 22/23/24 n gostei