Mais tradicional, Hyundai Creta 2025 evoluí no visual e no motor

Foto do Hyundai Creta 2025
Hyundai Creta 2025

Nos últimos anos, a Hyundai parecia estar se especializando em “ousar demais” no design dos seus carros, seja para o lado positivo, seja para o negativo. HB20 Aquático (He-Man) e a própria linha Creta são dois exemplos. Mas a marca escuta os seus consumidores e não costuma demorar para agir. Agora, o Hyundai Creta 2025 chega renovado, com linhas mais tradicionais, que funcionaram super bem!

A impressão que tenho é que o novo visual do Creta seria a evolução natural da sua primeira geração. Enquanto a polêmica carroceria anterior, com sua dianteira quase disforme e com a traseira desconfigurada, parece ter chegado antes do seu tempo certo.

Foto do novo Hyundai Creta
Creta 2024 era ousado demais? Mal compreendido? Fato é: o 2025 ficou melhor

A nova linha do SUV fabricado em São Paulo está disponível a partir de hoje em cinco versões (Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate), todas com motores turbo, com preços variando entre R$ 141.890 a R$ 189.990.

Foto do Hyundai Creta Ultimate 2025
Versão Ultimate 2025 tem motor 1.6 turbo

Creta mesmo??

A mudança foi grande! Linha mais retas, novíssima grade frontal, conjunto óptico redesenhado, com uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas. O para-choque com novo desenho fecha o pacote.

Lateral

A lateral foi a que menos mudou, apenas com alteração na coluna C. As rodas serão oferecidas por versão: 16” para na Comfort; desconfortáveis 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line. E, para o meu desespero, 18” para a versão topo de gama Ultimate.

Foto do Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo
Creta Ultimate tem rodas de 18″ – ruins para as nossas “belas” ruas

Traseira

Na traseira, novo conjunto de lanternas em LED percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto.

Fica evidente como as partes frontal e traseira conversam em harmonia. A mudança visual geral foi tão marcante que nem parece o mesmo carro! É o Creta mesmo? 😎

Foto do visual esportivo do Hyundai Creta N Line
Visual “esportivo” é exclusivo do Creta N Line

N Line menos expressivo

Por mais que eu não gostasse do visual anterior do Creta, uma coisa admito: o design fazia bem para a versão com apelo esportivo, N Line. Agora, com linha mais tradicionais, o modelo perdeu expressividade, especialmente com os “diferenciais” implementados pela marca.

O Creta N Line 2025 oferece visual único na grade frontal e nos para-choques, combinação de cores internas em preto e vermelho, escapamento esportivo com duas saídas, pedaleira exclusiva, bancos revestidos em couro sintético em preto e vermelho, saias laterais em cinza brilhante, acabamento da coluna C em Black Piano, e detalhes em grafite nas maçanetas, volante, painel e console. Além de contar com rodas diamantadas de 17″.

Bonito, sim. Mas aqui faltou ousadia! Bem que ela poderia vir dos 193 cv…

Foto do visual do Hyundai Creta N Line
Faltam ousadia no design e potência para o Creta N Line

Novo painel

O painel do Hyundai Creta 2025 foi reprojetado. O quatro de instrumentos tem uma tela de 10,25″ integrado à multimídia, também de 10,25″, apenas para as versões Platinum, N Line e Ultimate.

Segundo a marca, o acabamento está mais sofisticado e oferece combinações de cores nas opções Preto, Preto e Marrom, e Cinza Claro com Cinza Escuro, além de Preto e Vermelho, exclusiva para a versão N Line.

Foto do painel do Hyundai Creta Ultimate 2025
Painel do Hyundai Creta Ultimate 2025

Turbos para que te quero

Todas a linha 2025 conta com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor. As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line (ainda não foi dessa vez que ela terá o desempenho como diferencial) do Hyundai Creta 2025 seguem com o motor 1.0 12V turboflex, com três cilindros e injeção direta de combustível, que recebeu atualizações, mas manteve os mesmos 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque (1.500 rpm à 3.500 rpm).

Para beber e poluir menos, o propulsor 1.0 turbo tem coletor de exaustão agora acoplado ao cabeçote, resultando em melhor eficiência térmica do conjunto. A válvula termostática foi substituída por um novo sistema de válvula inteligente, que é controlada pela central eletrônica (ECU) do motor. A bomba de óleo ganhou uma nova tecnologia que, de forma automática e também controlada pela ECU, consegue regular a pressão do óleo de maneira mais eficiente, de acordo com a necessidade de lubrificação do motor.

Consumo 1.0

De acordo com a Hyundai, o motor 1.0 turbo anteriormente estava mapeado para percorrer 12 km/l com gasolina na estrada. A nova taxa passa a ser de 12,7 km/l (melhora de 6%). 🙌

Foto do painel do Hyundai Creta Limited 2025
Painel do Creta Limited 2025

Flex teria 200 cv?

Debaixo do capô, a grande atração do Hyundai Creta 2025 é a inédita motorização 1.6 Turbo GDI, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Meio ruidoso, ele rende ótimos 193 cv de potência e 27 kgfm de torque! 💪

Ainda não dirigi, mas acredito que o desempenho seja excelente. Uma pena que a novidade não seja flex – mínimo esperado no século 21, ainda mais considerando a urgente alternativa à combustíveis de origem fóssil. E vou além: acho que seria possível até que a linha dos 200 cv fosse atingida ou superada com etanol. 👀

Consumo 1.6

Se o 1.0 melhorou 6%, no caso do 1.6 turbo, a otimização, segundo a Hyundai, é de 9% na comparação com o motor 2.0 aspirado, que equipava a versão Ultimate até então. Agora, o Creta topo de linha é capaz de fazer 13,5 km/l com gasolina na estrada.

As novas calibrações fazem a linha Creta atender às normas da nova legislação Proconve L8, que entram em vigor apenas a partir de janeiro de 2025.

Foto do painel do Hyundai Creta Comfort 2025
Painel do Creta Comfort 2025

Adeus velho amigo

Com a chegada do propulsor 1.6 turbo, quem dá adeus ao nosso mercado é a motorização de quatro cilindros 2.0 16V bicombustível. Ela se aposenta gerando 157 cv de potência e 19,2 mkgf de torque com gasolina e 167 cv e 20,6 mkgf com etanol.

Até então, era o meu motor favorito da linha Creta – gosto muito de motores maiores e aspirados.

Câmbios

Enquanto a transmissão automática de seis velocidades foi mantida sem mudanças no Creta 1.0, no 1.6 a história é outra. Ele conta com o câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas (DCT 7) da segunda geração.

De acordo com a Hyundai, o sistema apresenta maior eficiência energética ao transferir 94,9% do torque do motor graças à viscosidade aprimorada do óleo de transmissão e da utilização de rolamentos de menor fricção.

O diferencial vem com junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos. Houve redução do número de conectores elétricos e simplificação de chicotes elétricos uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são integrados.

Foto da dianteira do Hyundai Creta Limited 2025
Dianteira do Hyundai Creta Limited 2025

Preços

Nas versões com motorização 1.0 turbo GDI, o preço de lançamento da linha 2025 permanece o mesmo da 2024. Espero que o aumento não venha e, se vier, que seja mínimo. Afinal, a média é bem alta.

Para a nova versão topo de linha Ultimate, o valor sugerido é R$ 2.100 acima da opção anterior com motor 2.0 flex aspirado.

  • Hyundai Creta 2025 Comfort 1.0 turbo: R$ 141.890
  • Hyundai Creta 2025 Limited 1.0 turbo: R$ 156.490
  • Hyundai Creta 2025 Platinum 1.0 turbo: R$ 172.690
  • Hyundai Creta 2025 N Line 1.0 turbo: R$ 182.090
  • Hyundai Creta 2025 Ultimate 1.6 turbo: R$ 189.990

Valores parecem mirados no Volkswagen T-Cross, principal rival aqui do Hyundai.

“O mercado brasileiro deixou claro nos últimos anos a aprovação do Hyundai Creta, com a liderança consistente em vendas no varejo entre os SUVs e a histórica e inédita vitória entre todas as categorias no ano passado. Esse território conquistado pelo modelo junto aos clientes vai se expandir ainda mais com a nova geração, que não apresentará aumento de preços nas opções com motor 1.0 turbo e chega com um valor extremamente competitivo para a versão topo de linha, agora equipada com a maior potência da categoria, com impressionantes 193 cv”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

Foto da traseira do Hyundai Creta Limited 2025
Traseira do Creta Limited 2025. Luz de ré fica mal posicionado, no centro do para-choque

Diferenciais mantidos

A marca manteve vários itens interessantes do modelo. Os bancos, revestidos em couro sintético nas versões Platinum, N Line e Ultimate, contam com sistema de ventilação para o motorista.

A versão topo de linha tem ainda ajuste elétrico para os bancos dianteiros (menos altura, que estranhamente é manual), teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção (ECO, CONFORT e SPORT).

Hyundai SmartSense

Além da Smart Camera 360°, o pacote de segurança Hyundai SmartSense oferece:

  • Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa;
  • Sistema de Frenagem Autônomo, fundamental para situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos, ciclistas e em convergências à esquerda;
  • Assistentes de Permanência e Centralização em Faixa;
  • Detector de Fadiga;
  • Farol Alto Adaptativo;
  • Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro;
  • Controle de Velocidade Adaptativo.

Freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro também estão disponíveis.

Foto do Hyundai Creta Comfort 2025
Creta Comfort 2025 tem rodas de 16″ e faróis alógenos 

Ótimo “kit básico”

Todas as versões saem de fábrica com seis airbags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one touch das luzes de direção, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.

Bluelink e suas possibilidades comandos

Presente no Creta 2025, o Bluelink oferece serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro, abrir as janelas, receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°. Este último permite visualizar, pelo aplicativo no celular, o que se encontra ao redor do veículo antes de se aproximar para embarcar.

Foto do Hyundai Creta Platinum 2025
Hyundai Creta Platinum 2025

Cores

O Hyundai Creta 2025 está disponível em sete opções de cores: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Brisk, Prata Sand, Azul Sapphire, Cinza Silk e a inédita Cinza Shadow. A bonita e quente (esquenta demais o teto) opção dual tone (teto preto) acompanha todas as cores exceto Preto Onix e Prata Sand.

Os veículos na cor sólida Preto Onix não possuem variação de preço para a pintura. Para as opções também sólidas em Branco Atlas ou Cinza Shadow, o acréscimo é de R$ 900.

Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, são adicionados R$ 1.800 ao valor do veículo. Quando a pintura Dual Tone é selecionada (teto preto), o valor da cor é acrescido em R$ 1.500.

Foto da dianteira Hyundai Creta N Line 2025
Dianteira Hyundai Creta N Line 2025

Revisões por menos de R$ 5.000

Os cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular foram mantidos. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.

O SUV chega com revisões periódicas até 60 mil quilômetros com valores fixos para ambas as motorizações, podendo custar menos de R$ 5.000 se as concessionárias ajudarem.

No caso das versões 1.0 turbo, o preço fica em R$ 4.897. Para a 1.6 turbo, o número é R$ 4.898. Confira os valores das seis primeiras revisões:

Revisões Hyundai Creta 2025 – motor 1.0 turbo

1ª revisão

2ª revisão3ª revisão4ª revisão5ª revisão

6ª revisão

10 mil km ou 12 meses

20 mil km ou 24 meses30 mil km ou 36 meses40 mil km ou 48 meses50 mil km ou 60 meses

60 mil km ou 72 meses

R$ 368,60

R$ 765,56R$ 689,43R$ 1.013,66R$ 653,78

R$ 1.406,42

Revisões Hyundai Creta 2025 – motor 1.6 turbo

1ª revisão

2ª revisão3ª revisão4ª revisão5ª revisão

6ª revisão

10 mil km ou 12 meses

20 mil km ou 24 meses30 mil km ou 36 meses40 mil km ou 48 meses50 mil km ou 60 meses

60 mil km ou 72 meses

R$ 457,72R$ 854,68R$ 778,55R$ 1.102,78R$ 742,90

R$ 961,63

Foto do Hyundai Creta N Line 2025
Hyundai Creta N Line 2025

Resumo da obra

Pela primeira vez na vida, considero ter um Creta na minha garagem, como substituto ao meu atual SUV. O conservadorismo visual do modelo foi aprovado (menos do N Line) e a atualização do motor 1.0 turbo, o mais popular da linha, foi bem-vinda.

Mas o modelo tem pontos importantes de evolução. A motorização 1.6 turbo é uma gratíssima surpresa, mas decepciona por não ser flex. E vou além: por não ser híbrida flex! Aí sim seria o Creta definitivo!

Com as novidades e as qualidades mantidas, a linha 2025 do SUV deve continuar fazendo muito sucesso no Brasil!

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *