Impressões: Novo Peugeot 2008 2025 tem boa dirigibilidade e preços nem tanto
Agora importado da Argentina, o novo Peugeot 2008 chega ao mercado nas versões Active (R$ 119.990), Allure (R$ 129.990) e GT (R$ 149.990) na linha 2025. São preços de pré-venda bem interessantes, porém só válidos até o fim de agosto. Já em setembro vão aumentar em R$ 20.000, o que os tornam bem menos competitivos.
Irmão do 208
O SUV compacto permanece entre os mais atuais do segmento, por fora e por dentro. Posto de condução é o mesmo do hatchback 208, com visual bastante agradável, embora haja excesso de plástico comum. O volante ovalado permite visão privilegiada do quadro de instrumentos digital em sua inusitada posição elevada.
A central multimídia de 10,3″ conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio e há carregador de bateria de celular por indução (menos na versão de entrada).
Espaço
O banco traseiro tem largura razoável, mas o assoalho tem um alto túnel central. Os faróis são de LED e as rodas de liga leve de 17″ apresentam desenho bem elaborado. Já o porta-malas de 374 litros, padrão VDA, deveria ser maior pois perde para o do VW Nivus (415 litros), por exemplo.
Motor
Motor é sempre 1.0 turbo flex, de 125 cv (G) e 130 cv (E) de potência, com 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível, associado ao câmbio automático CVT, que simula sete marchas, selecionáveis por borboletas atrás do volante. A Peugeot declara aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.
Segurança
Pacote de segurança ativa é de primeira linha e inclui, entre outros itens, a indispensável frenagem automática de emergência tão importante que passará a ser item de série em todos os carros e picapes novos nos EUA em 2029.
Impressões
Primeiro contato foi breve por estradas bem pavimentadas em Alagoas, além de um pequeno trecho de terra. O 2008 mostrou bastante agilidade nas acelerações, especialmente no modo Sport. Rodar é confortável, mas o isolamento acústico na cabine é apenas regular e alguns ruídos surgem em piso irregular.
Equipamentos
Peugeot 2008 Active – R$ 119.990 R$ 139.990
- Faróis em LED
- DRL em LED em formato de “Garra de Leão”
- Rodas de liga leve 17” diamantadas
- Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3”
- i-Cockpit 2D digital
Peugeot 2008 Allure – R$ 129.990 R$ 149.990
Todos os itens da versão Active com adição de:
- Carregador de smartphone por indução
- Bancos revestidos em “couro”
- Retrovisores externos com rebatimento eletrônico
- Chave presencial (abertura e fechamento de portas)
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Câmera 360° (Visiopark 360°)
- Alerta de Ponto Cego
Peugeot 2008 GT – R$ 149.990 R$ 169.990
Tudo da Allure, além de:
- Conjunto óptico em LED em formato de “Garra de Leão”
- Teto biton
- Teto solar panorâmico
- i-Cockpit 3D
- Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos
- Grade bodycolor
- Pedais esportivos em alumínio
- Paddle Shift para troca de marchas no volante
- Bancos exclusivos revestidos em “couro” com costura verde GT
- PEUGEOT Driver Assist + 6 airbags
Comentário (Renato Parizzi)
O novo Peugeot 2008 evoluiu muito como produto e tinha tudo para buscar o protagonismo contra seus concorrentes diretos: Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Mas ele está fadado a ser um eterno coadjuvante. Se o que disse o Fernando se confirmar, o aumento de preços de R$ 20.000 praticado pela Stellantis a partir de setembro acabará com o modelo – literalmente!
A conta simplesmente não fechará. Uma pena, pois o modelo é bom!
Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem