Impressões: Novo Peugeot 2008 tem boa dirigibilidade e preços nem tanto

Peugeot 2008 GT 2025
Peugeot 2008 2025 na versão topo de linha, GT

Impressões: Novo Peugeot 2008 2025 tem boa dirigibilidade e preços nem tanto

Agora importado da Argentina, o novo Peugeot 2008 chega ao mercado nas versões Active (R$ 119.990), Allure (R$ 129.990) e GT (R$ 149.990) na linha 2025. São preços de pré-venda bem interessantes, porém só válidos até o fim de agosto. Já em setembro vão aumentar em R$ 20.000, o que os tornam bem menos competitivos.

Irmão do 208

O SUV compacto permanece entre os mais atuais do segmento, por fora e por dentro. Posto de condução é o mesmo do hatchback 208, com visual bastante agradável, embora haja excesso de plástico comum. O volante ovalado permite visão privilegiada do quadro de instrumentos digital em sua inusitada posição elevada.

A central multimídia de 10,3″ conta com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio e há carregador de bateria de celular por indução (menos na versão de entrada).

Foto do espaço interno do Peugeot 2008 Allure 2025
Espaço interno do Peugeot 2008 2025 (foto da versão Allure) é, no máximo, razoável (e olhe lá)

Espaço

O banco traseiro tem largura razoável, mas o assoalho tem um alto túnel central. Os faróis são de LED e as rodas de liga leve de 17″ apresentam desenho bem elaborado. Já o porta-malas de 374 litros, padrão VDA, deveria ser maior pois perde para o do VW Nivus (415 litros), por exemplo.

Motor

Motor é sempre 1.0 turbo flex, de 125 cv (G) e 130 cv (E) de potência, com 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível, associado ao câmbio automático CVT, que simula sete marchas, selecionáveis por borboletas atrás do volante. A Peugeot declara aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.

Segurança

Pacote de segurança ativa é de primeira linha e inclui, entre outros itens, a indispensável frenagem automática de emergência tão importante que passará a ser item de série em todos os carros e picapes novos nos EUA em 2029.

Impressões

Primeiro contato foi breve por estradas bem pavimentadas em Alagoas, além de um pequeno trecho de terra. O 2008 mostrou bastante agilidade nas acelerações, especialmente no modo Sport. Rodar é confortável, mas o isolamento acústico na cabine é apenas regular e alguns ruídos surgem em piso irregular.

Equipamentos

Peugeot 2008 Active 2025
Peugeot 2008 Active 2025

Peugeot 2008 Active – R$ 119.990 R$ 139.990

  • Faróis em LED
  • DRL em LED em formato de “Garra de Leão”
  • Rodas de liga leve 17” diamantadas
  • Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3”
  • i-Cockpit 2D digital
Foto do painel do Peugeot 2008 Allure 2025
Painel do Peugeot 2008 Allure 2025

Peugeot 2008 Allure – R$ 129.990 R$ 149.990

Todos os itens da versão Active com adição de:

  • Carregador de smartphone por indução
  • Bancos revestidos em “couro”
  • Retrovisores externos com rebatimento eletrônico
  • Chave presencial (abertura e fechamento de portas)
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Câmera 360° (Visiopark 360°)
  • Alerta de Ponto Cego
Foto do Peugeot 2008 GT 2025 1.0 turbo
1.6 THP? Peugeot 2008 tem exclusivamente o motor 1.0 turbo

Peugeot 2008 GT – R$ 149.990 R$ 169.990

Tudo da Allure, além de:

  • Conjunto óptico em LED em formato de “Garra de Leão”
  • Teto biton
  • Teto solar panorâmico
  • i-Cockpit 3D
  • Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos
  • Grade bodycolor
  • Pedais esportivos em alumínio
  • Paddle Shift para troca de marchas no volante
  • Bancos exclusivos revestidos em “couro” com costura verde GT
  • PEUGEOT Driver Assist + 6 airbags
Foto do painel do Peugeot 2008 GT 2025
Painel do Peugeot 2008 GT 2025

Comentário (Renato Parizzi)

O novo Peugeot 2008 evoluiu muito como produto e tinha tudo para buscar o protagonismo contra seus concorrentes diretos: Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e Renault Kardian.

Mas ele está fadado a ser um eterno coadjuvante. Se o que disse o Fernando se confirmar, o aumento de preços de R$ 20.000 praticado pela Stellantis a partir de setembro acabará com o modelo – literalmente!

A conta simplesmente não fechará. Uma pena, pois o modelo é bom!

Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *