Teste Honda HR-V Touring: depois de avaliar a versão intermediária EXL com o eficiente propulsor 1.5 aspirado, agora é a vez da topo de linha chegar aqui na garagem do De 0 a 100. Modelo vem com todos os equipamentos disponíveis, tendo como principal destaque o motor 1.5 turbo, que garante ótimo desempenho.
Mas antes de falar dele, queria comentar alguns pontos.
Dianteira
Na frente, três pontos chamam a atenção:
- A grade da Touring (e da irmã Advance) tem estilo colmeia, meio em 3D. Ela é diferente da das versões EX e EXL, que contam filetes horizontais – que me agrada um pouco mais.
- No para-choque, gosto muito do detalhe que remete ao monitoramento dos batimentos cardíacos – referência ao coração mais acelerado por conta do motor turbo!
- Outro ponto, que também reparei na análise do HR-V EXL, é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente. Essa estratégia ajuda a compensar o teto muito baixo, que roupa parte importante da visão dos motoristas mais altos.
Vale comentar ainda que os faróis são de LED em todas as versões, incluindo os de neblina (a partir da versão EXL).
Lateral
A lateral se destaca pelas rodas exclusivas da versão Touring (confesso que prefiro às da EXL). Os pneus são sempre de 17″, só que um pouco mais altos do que a geração anterior e de outros carros (como o Kicks), com perfil 60 – gostei bastante, ainda mais sendo Michelin!
Os freios são a disco nas quatro rodas. Gosto também da linha de cintura alta, com os retrovisores deslocados para trás, para “dentro” da porta. Segundo a Honda, isso aumenta a visibilidade.
Algo que não mudou é a assinatura de design do carro: maçanetas embutidas nas portas traseiras.
Traseira
A curvatura bem acentuada se destaca, lembrando muito um cupê ou até um hatch. Todas as versões têm lanternas escurecidas com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. E, na versão Touring, a barra é escurecida.
O escapamento duplo é exclusivo das versões Advance e Turing e passa a ideia de esportividade.
Por dentro
O painel tem bom acabamento, com arremates bem-feitos. Mas o quadro de instrumentos poderia ser igual em todas as versões, com mais recursos. Pelo menos a versão topo de linha tem velocímetro digital!
Central multimídia e ar-condicionado
A central multimídia, com tela de 8″, fica no alto, facilitando a sua visualização, embora pudesse ser maior (10″) e mais virada para o motorista. Seu funcionamento é legal, com destaque para o Android Auto sem fio.
O sistema de ar-condicionado digital tem duas zonas dianteiras e traz aquele novo tipo de difusor que comentei. Ele permite aos ocupantes dianteiros escolher entre fluxo normal de ar e um fluxo disperso, criando uma “cortina” de ar entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo. Atrás, o modelo tem saída de ar para os passageiros.
Partida remota
Entre os equipamentos do HR-V Touring, destaco a partida remota, que permite que você ligue carro à distância. Em dias quentes, você pode ligar o ar-condicionado antes de entrar no veículo! 🙌
Outro é a abertura do porta-malas sem usar as mãos (ou a chave). Basta “chutar” a parte debaixo do porta-malas que ele abre eletricamente. O mesmo movimento pode ser feito para fechar a tampa. Também é possível fechá-la por um botão específico.
Bancos e visibilidade
Os bancos são confortáveis, o que ajuda em viagens longas.
A visibilidade melhorou e piorou. Em conjunto com o capô mais baixo, a Honda elevou o ponto de visão do motorista em 1 cm, o que é ótimo para a maioria das pessoas e muito ruim para os mais altos.
Depois de ficar mais tempo com o carro, testando as versões EXL e Touring, confesso que esse é o principal fator que me desanima em ter o HR-V – junto com o preço alto. Realmente não enxergo parte importante da via, como os sinais de trânsito. Prejudica a segurança.
Magi Seat
Pelo menos o Magic Seat, sistema exclusivo de modularidade do banco traseiro, continua presente em todas as versões HR-V. São três modos de utilização, que permite a acomodação de objetos de tamanhos e volumes variados. A versatilidade foi mantida!
Ergonomia e espaço interno
Segurança
Todas as versões do modelo contam com o trivial para a categoria:
- seis airbags
- controles de tração e estabilidade
- freios ABS com sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas
- assistente de partida em rampa
- alerta de baixa pressão dos pneus
- Isofix
- câmera de ré
Toda a linha tem ainda o LaneWatch: assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro.
Honda SENSING
O grande destaque fica por conta do Honda SENSING. É um “pacote” de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. A partir dele, o novo HR-V oferece:
- Controle adaptativo de velocidade de cruzeiro
- Ajuste automático de farol (liga e desliga o farol alto automaticamente)
- Assistências de permanência em faixa e de evasão de pista (ajuda o motorista e ficar sempre dentro da sua faixa, inclusive com correção eficaz aqui do volante)
- Sistema de frenagem que aciona o freio automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal (se um carro freia bruscamente na sua frente, se uma bola passa na frente do carro etc.).
O HR-V tem ainda controle de descida, que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.
Direção e suspensão
Destaco a direção, que é leve e precisa, com um bom diâmetro de giro para manobras. Gostei também da suspensão bem acertada e do nível baixo de ruídos – uma evolução e tanto em relação à geração anterior do modelo.
Motor
O principal destaque do HR-V Touring é o seu motor 1.5 16V turboflex, de quatro cilindros e injeção direta de combustível. Ele desenvolve 177 cv de potência e 24,5 mkgf de torque com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois.
Os números são muito bons e entregam um ótimo desempenho, garantindo diversão na condução e segurança nas ultrapassagens. Mesmo com o carro todo carregado, incluindo o pequeno porta-malas de 354 litros, e o ar-condicionado ligado, ele vai bem em todas as situações.
Modos de direção
Você consegue rodar de maneira mansa também, especialmente se deixar o carro no modo Econômico. Falando nele, existem mais dois modos de direção: Normal e Sport.
Enquanto o primeiro é o “padrão do veículo”. O segundo foca na esportividade e no desempenho. O Econômico, como o próprio nome diz, preza o consumo de combustível.
Câmbio
Diferente do HR-V 1.5 aspirado, que é extremamente entrosado com o seu câmbio automático do tipo CVT, no turbo, senti que eles se gostam, mas não intimamente.
A simulação sete marchas virtuais não tem a mesma eficiência, mesmo usando o paddle shift. A situação melhora um pouco no modo Sport, mas eu esperava mais, considerando o alto preço do HR-V Touring.
Consumo cidade
Na cidade, com gasolina e modo econômico ligado, média de 8,6 km/l – perdi para o Inmetro (11,3 km/l). Como sempre digo, Belo Horizonte (MG) não ajuda por causa da sua topografia. Pelo menos, quando fui devolver o carro, consegui 11 km/l! Nada como mais entrosamento, carro com tanque mais vazio e trânsito mais amigo.
Consumo estrada
Na estrada, também com gasolina, dei o troco no Inmetro, que alcançou 12,6 km/l. Consegui 13,8 km/l, rodando sozinho, com ar-condicionado ligado, num trajeto de cerca de 35 km na grande BH!
Consumo turbo x aspirado
Confira um breve comparativo entre os meus números de consumo que consegui com o HR-V Touring (turbo) e o HR-V EXL (aspirado), rodando com gasolina:
- Touring: cidade 8,6 km/l / estrada 13,8 km/l
- EXL: cidade 11,2 km/l / estrada 17,2 km/l
Preços
Como todos os carros no Brasil, o preço do novo HR-V poderia ser bem mais baixo. Essa versão, a topo de linha, é cara demais e custa cerca de R$ 200.000, na mesma faixa dos adversários da categoria de cima, como Jeep Compass e Volkswagen Taos.
- Honda HR-V EX 1.5 aspirado: R$ 152.700
- Honda HR-V EXL 1.5 aspirado: R$ 162.300
- Honda HR-V Advance 1.5 turbo: R$ 188.500
- Honda HR-V Touring 1.5 turbo: R$ 199.800 (carro testado)
- Volkswagen T-Cross 200 TSI 1.0 turbo: R$ 142.990
- Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 turbo: R$ 160.990
- Volkswagen T-Cross Highline 1.4 turbo: R$ 175.990
- Volkswagen Taos Comfortline 1.4 turbo: R$ 186.990
- Volkswagen Taos Highline 1.4 turbo :R$ 210.990
- Jeep Compass Sport 1.3 turbo: R$ 179.990
- Jeep Compass Longitude 1.3 turbo: R$ 196.990
- Jeep Compass Longitude Night Eagle 1.3 turbo: R$ 205.990
- Jeep Compass Limited 1.3 turbo: R$ 216.990
- Jeep Compass Série S 1.3 turbo: R$ 236.990
- Jeep Compass Overland 2.0 turbo: R$ 266.990
- Jeep Compass Blackhawk 2.0 turbo: R$ 279.990
Resumo da obra
Mesmo muito caro, com porta-malas e visibilidade limitados, o Honda HR-V Touring me agradou bastante! Seu desempenho é surpreendente e é o seu principal destaque.
Além disso, ele é seguro, bonito, confortável, bem construído – e consegue passar uma sensação ainda maior de robustez e durabilidade em relação à sua geração anterior.
Equipamentos de série
Honda HR-V EX
Os principais equipamentos de série são:
- faróis Full LED
- botão de partida (Start/stop Engine)
- modos de direção Normal e ECON
- rodas de alumínio aro 17”
- ar-condicionado automático com dupla saída na traseira
- duas portas USB para os passageiros do banco traseiro
- central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio
- painel digital TFT de alta resolução de 4,2″
- Magic Seat
- bancos revestidos em tecido
- banco traseiro bipartido 60/40
- seis airbags
- Honda SENSING
- HDC (controle de descida em rampa)
- LaneWatch (assistente para redução de ponto cego)
- câmera de ré
- EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold)
- alerta de pressão dos pneus (TPMS).
- trava, direção, vidro e retrovisores elétricos
- entre outros
Honda HR-V EXL
Todos os equipamentos acima, adicionando:
- bancos revestidos em “couro”
- Smart Entry (destravamento por aproximação da chave)
- espelho retrovisor eletrocrômico
- faróis de neblina em LED
- volante revestido em “couro” com paddle shifts
- apoio de braço central no banco traseiro
- rodas de alumínio aro 17”
- tweeters dianteiros (2)
- sensores de estacionamento traseiros
Honda HR-V Advance
Todos os itens acima somando:
- myHonda Connect
- carregador de celular por indução
- painel digital TFT de alta resolução de 7″
- ar-condicionado automático dual zone
- modos de direção (ECON, Normal, Sport)
- para-choques esportivos
- ponteira dupla de escapamento
- rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores
- função Tilt-Down no retrovisor direito
- sensores de estacionamento dianteiros
- sensor de chuva
Honda HR-V Touring
Tudo dos irmão, acrescentando:
- banco do motorista com acionamento elétrico
- partida remota do motor
- rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo
- abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close)
- molduras externas black piano
- lanternas escurecidas
- tweeters traseiros (2)
Ficha técnica – Honda HR-V Touring 1.5 turbo CVT
- Motor de quatro cilindros, 1.5 16V VTEC turboflex, com injeção direta de combustível
- Câmbio: automático do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais
- Potência: 177 cv (g/e) a 5.600 rpm
- Torque: 24,5 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
- Comprimento: 4,385 m
- Largura: 1,790 m
- Altura: 1,590 m
- Entre-eixos: 2,610 m
- Porta-malas: 354 litros
- Tanque: 50 litros
- Peso: 1.410 kg (Advance) e 1.422 kg (Touring)
De 0 a 100: Honda HR-V Touring
Avaliação | Nota (0 a 10) |
Desempenho | 9 |
Consumo | 7 |
Conforto/Acabamento | 7 |
Posição de dirigir (+ ergonomia) | 8 |
Visual/Design | 8 |
Equipamentos de série | 9 |
Segurança | 9 |
Espaço interno | 7 |
Porta-malas | 5 |
Custo/benefício | 3 |
Total – De 0 a 100 | 72 |
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