Impressões: Ford Ranger Raptor tem exclusividade e alto desempenho

Foto da Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor

Impressões: Ford Ranger Raptor tem exclusividade e alto desempenho

Uma picape que enfrenta trilhas ou terrenos ruins com a desenvoltura igual ou até superior aos utilitários tradicionais ou SUVs com alta aptidão fora-de-estrada. Na Ford Ranger Raptor, no entanto, é difícil resumir todas suas competências já que as diretrizes de projeto são holísticas ao demonstrar qualidades também no asfalto.

Desempenho

Em geral, encarar as trilhas mais difíceis requer, além de conhecimento técnico e experiência, ter mais atenção, mais jeito e estar pronto para enfrentar os desaforos que se sucedem. Até agora apenas os utilitários se saiam bem. A começar pelo motor V6 3.0 biturbo, a gasolina, com 397 cv e 59,5 kgfm, capaz de entregar alto desempenho (de 0 a 100 km/h em 5,8 s) com a suavidade que os melhores motores diesel ainda deixam a desejar apesar do ótimo nível atual.

Suspensão

As suspensões em modo off-road permitem superar dificuldades do roteiro com ajuda dos amortecedores Fox de funcionamento ativo. É possível ignorar quase todas as lombadas naturais ou artificiais do percurso de teste e ter a picape sempre na mão.

Assistência

Destacam-se também os níveis de assistência de direção (normal, conforto ou esporte) e até o ronco do escapamento (silencioso, normal, esporte ou off-road). Todas essas funções são ativadas por botões dedicados nos raios do volante.

Foto da Ford Ranger Raptor no off-road
Ford Ranger Raptor no off-road

Outros destaques

  • amplo curso da suspensão reforçada
  • vão livre de 27,2 cm
  • pneus grandes All-Terrain (285/70 R17) que, obviamente, limitam a velocidade máxima a 180 km/h
  • pontos de ancoragem e protetores onde precisam estar
  • câmbio automático de 10 marchas
  • bloqueio nos diferenciais dianteiro e traseiro
  • controle de cruzeiro off-road (mantém velocidade escolhida em descida ou subida)
  • muito boa geometria off-road (ângulos de entrada, saída e central)
  • câmeras 360° para auxiliar na trilha

Por fim, destaque para os bancos dianteiros com ótima sustentação lateral e sem dureza exagerada.

Mais equipamentos

A picape Ford Ranger Raptor conta ainda com exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional; painel digital de 12,4”, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4”, navegador off-road, som da B&O, iluminação externa de 360°, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito e assistentes de cruzamentos, manobras evasivas, permanência e centralização em faixa, entre outras.

Tudo por R$ 466.500.

Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *