Impressões: ágil e com zumbido, Haval H6 Haval H6 PHEV19 é a nova versão mais em conta

Foto do GWM Haval H6 PHEV19
GWM Haval H6 PHEV19

Impressões: ágil e com zumbido, Haval H6 Haval H6 PHEV19 é a nova versão mais em conta no Brasil

Aos poucos a GWM compreendeu melhor as limitações de preço inerentes ao mercado brasileiro. Acaba de lançar a versão PHEV19 do H6 por R$ 229.900 (que já subiu para R$ 239.000). Este será o primeiro modelo a sair da linha de montagem de Iracemápolis (SP), em março ou abril do próximo ano, ainda com poucos itens nacionais: bancos, vidros, rodas e pneus.

Foto do motor do GWM Haval H6 PHEV19
Motores do GWM Haval H6 PHEV19

Motores

O híbrido plugável recebeu agora uma bateria menor, de 19 kWh, com alcance médio de 74 km em modo elétrico, pelo padrão Inmetro. Mas em circuitos urbanos e sem abusar muito do acelerador, pode subir para 90 km. Agora há um motor único dianteiro 1.5 turbo a gasolina que, combinado com o motor elétrico integrado, resulta na entrega de 326 cv de potência e 54 kgfm de torque às rodas dianteiras.

Foto do painel do GWM Haval H6 PHEV19
Painel do GWM Haval H6 PHEV19

Consumo

Consumo homologado de 36,2 km/l no ciclo urbano e 31,1 km/l no rodoviário, o esperado para um SUV deste porte. A versão flex ainda está em desenvolvimento e não há previsão de quando estreia ao longo de 2025. A recarga da bateria de 30% a 80% do total, se feita num carregador de corrente contínua de até 33 kW de potência, pode ser concluída em 28 minutos. Uma novidade é poder entregar energia para até três equipamentos externos de 220 V, simultaneamente, por cinco horas com uma carga da bateria.

Foto da traseira do GWM Haval H6 PHEV19
Traseira do GWM Haval H6 PHEV19

Impressões

Em rápida avaliação, por vias expressas em São Paulo (SP), o SUV mostrou bastante agilidade e respostas instantâneas ao acelerador. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 s é muito boa ao considerar a massa total de 1.890 kg (20% maior que um modelo equivalente com motor a combustão).

O que mais incomoda, como em todo modelo elétrico chinês, é o irritante zumbido de alerta para pedestres que vaza para a cabine, abaixo de 30 km/h. Nem o som do rádio mais alto resolve.

Foto da linha GWM Haval H6 2025
Linha GWM Haval H6

Mercado

A linha de SUVs GWM Haval H6 liderou as vendas no segmento de híbridos no mês de junho, com 2.153 unidades comercializadas – crescimento de 49,7% em relação a maio.

Esse desempenho foi impulsionado exatamente pela chegada do Haval H6 PHEV19. O modelo ficou à frente dos concorrentes BYD Song (1.910 unidades), Toyota Corolla Cross (1.130), Caoa Chery Tiggo 5X (474) e Toyota Corolla sedã (309).

Ora…

Segundo a GWM, no mesmo período, o Haval H6 também ficou à frente no ranking geral de eletrificados, que reúnem os modelos híbridos e elétricos disponíveis no mercado. Na sequência, estão BYD Song, com 1.910 unidades, BYD Dolphin (1.513), BYD Dolphin Mini (1.316) e Toyota Corolla Cross (1.130).

Somadas as vendas de 589 unidades do ORA 03, em junho, a GWM Brasil fechou o mês com 2.742 unidades, à frente da Peugeot, Mitsubishi, BMW e Volvo.

“Importante destacar que, na categoria de eletrificados, existem carros no mercado com preços a partir de R$ 116 mil. Mesmo o Haval custando entre R$ 214.000 e R$ 319.000, ele foi o modelo mais vendido em junho. Isso significa que há consumidores que não estão apenas em busca de um veículo eletrificado, mas sim de um modelo que ofereça desempenho superior, tecnologia de ponta e confiabilidade”, destaca Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *