Impressões: Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid consegue a proeza de ficar ainda mais rápido

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid consegue a proeza de ficar ainda mais rápido

Foto da dianteira do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Falta ousadia na dianteira

Primeiro modelo SUV de um fabricante de carros esporte, o Cayenne nasceu há 22 anos e foi responsável pela Porsche recuperar seu fôlego financeiro. O modelo teve uma versão híbrida em paralelo ainda em 2010, quando esta solução estava muito pouco difundida. Agora, a linha inclui nada menos de 11 versões, somando as carrocerias SUV e SUV cupê, com preços entre R$ 770.000 e R$ 1.410.000, das quais cinco são híbridas plugáveis e as demais com motores a combustão V6 e V8.

O visual da linha 2025 mudou pouco, mas dá para reconhecer modificações nos faróis, grade e lanternas, novas rodas, além de lanternas traseiras e nova tampa do porta-malas de 539 litros. Não tem estepe, mas a fábrica fornece um sob pedido protegido por uma capa.

Foto do painel do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Painel agrada

Acabamento

No interior, mudanças na alavanca de câmbio que saiu do console para o painel totalmente novo de ponta a ponta, além de um novo botão de partida acionado pela mão esquerda como todo Porsche. Carregamento do celular por indução recebeu refrigeração. Há um senão: regulagem de distância do volante não é elétrica. Acabamento de alto nível, padrão da marca.

Foto da traseira do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Traseira é o ponto alto de design

Na prática

Coube-me a versão Turbo E-Hybrid na viagem de teste entre São Paulo e Itu (SP). O renovado V8 4.0 biturbo, com 599 cv, e o motor elétrico, de 176 cv, entregam a potência combinada de 739 cv e torque combinado de incríveis 96,6 kgfm. Mais surpreendente é aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 s para um carro de tração integral sob demanda e massa em ordem de marcha de impressionantes 2.490 kg.

Controle total

O Cayenne apresentou-se sempre sob controle total, direção bastante precisa, equilíbrio surpreendente em curvas (comportamento neutro a levemente subesterçante quando muito exigido) e freios de grande potência típicos da marca. Nem parece tratar-se de um carro com quase 2,5 toneladas.

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