Impressões: Ford Maverick Hybrid surpreende pelo baixo consumo de combustível

Foto da picape Ford Maverick Hybrid
Picape Ford Maverick Hybrid

Primeira picape híbrida no mercado brasileiro destaca-se até frente às concorrentes a diesel mesmo usando gasolina. Mas há diferenças de origem: a estreante vem do México sem imposto de importação (II) e a segunda dos EUA (35% de II). A Maverick Lariat Hybrid tem o exatamente o mesmo preço da Maverick Lariat FX4: R$ 244.890.

Propulsores

O novo modelo conta com tração apenas dianteira e motor 2.5 a gasolina de aspiração natural, 165 cv e 21,5 kgfm, além do elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A Ford informa potência combinada de 194 cv, porém a exemplo de Toyota e Honda não indica o torque combinado pela impossibilidade de medi-lo em soluções híbridas. O câmbio é automático e-CVT.

Desempenho inferior

A Maverick Hybrid, de fato, perde na clássica aceleração de 0 a 100 km/h em relação à FX4 de tração 4×4 com números vistosos de 253 cv e 38,7 kgfm. Entretanto, no dia a dia em trânsito urbano, mostrou agilidade graças à ajuda do torque instantâneo do motor elétrico.

Foto da picape Ford Maverick Hybrid
Foto da picape Ford Maverick Hybrid

Silêncio e vibração

Impressiona na Hybrid o silêncio a bordo e o baixo nível de vibração. Numa jornada longa motorista e passageiros chegam mais descansados, principalmente se comparada às picapes a diesel. O motor elétrico exige uma bateria de apenas 1,1 kWh e responde pela grande economia de gasolina.

Consumo surpreende

Na homologação oficial do Inmetro há vantagem sensível no ciclo urbano: 15,7 km/l contra apenas 8,8 km/l da Maverick convencional; em estrada a diferença é menor: 13,6 km/l e 11,1 km/l. No mundo real os números são melhores. Durante a avaliação alcançou 19,1 km/l (cidade) e 16,5 km/l (estrada), porém com modo Eco acionado.

Foto do painel da picape Ford Maverick Hybrid
Painel da picape Ford Maverick Hybrid

Por dentro

No interior a tela multimídia poderia ser maior que 8″ Materiais de acabamento têm aspecto um pouco espartano porque, afinal, se trata de um produto voltado ao mercado americano de massa. Um recurso interessante de segurança: ao abrir a porta do motorista a posição “P” no câmbio é acionada automaticamente.

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