A Ford anunciou o aumento da produção de seus principais modelos na América do Norte para atender à forte demanda, tanto dos clientes estadunidenses, canadenses e mexicanos, quanto de outros países, como o Brasil. Os elétricos Mustang Mach-E, F-150 Lightning e E-Transit, além de Bronco Sport, Maverick, Transit e outros veículos a combustão fazem parte do programa, com investimentos nas fábricas.
Com isso, a oferta de unidades deverá ser ampliada por aqui nos próximos meses, o que é bom. Isso tende a ajudar a Ford a melhorar a sua participação no nicho de mercado no qual atua no Brasil. Mas seguimos sem produção local.
EUA vai bem
Diferente do Brasil, a Ford foi a marca de automóveis mais vendida da América do Norte em fevereiro, com um crescimento de 21,9% em volume. Ela liderou os segmentos de picapes, vans e SUVs e avançou 68% nos veículos elétricos. Esse desempenho lhe rendeu 1,4 ponto porcentual a mais de participação de mercado, passando a 13,3%.
“Tivemos um início forte de vendas em 2023 e estamos nos movendo para acelerar a produção com foco na qualidade”, disse Kumar Galhotra, presidente da Ford Blue, divisão de veículos a combustão da marca. “O aumento da produção é bom tanto para os nossos clientes como para os nossos negócios”, completa Galhota.
Mustang Mach-E
Principal lançamento da marca no Brasil em 2023 (já vendido em 37 países), o belo Mustang Mach-E teve a produção acelerada esta semana. A fábrica de Cuautitlán, no México, passou por mudanças e vai quase dobrar a produção horária, chegando a 210.000 unidades por ano.
O modelo ajudou a Ford a ser vice-líder de vendas de veículos elétricos nos EUA em 2022. Ele também está trazendo novos clientes para a marca: mais de dois terços dos seus compradores eram proprietários de carros da concorrência.
Bronco Sport e Maverick
O Bronco Sport e a Maverick (picape líder do segmento em 2022) são outros modelos que terão a produção aumentada este ano, com mais de 80.000 unidades adicionais para atender os clientes da América do Norte e da América do Sul.
F-150
A produção da F-150 Lightning, picape elétrica mais vendida dos EUA, será triplicada este ano para 150.000 unidades no Rouge Electric Vehicle Center, em Michigan. A F-150 a gasolina, recém-lançada no Brasil, também vai ganhar volume na fábrica de Dearborn.
Brasil
Por aqui, a Ford fechou 2022 com menos de 2,13% de participação no mercado, sem figurar no top 10. Algo que já esperado e que deve ser mantido, mesmo com o incremento nas unidades à venda.
Agora, sem ficar chorando sobre o leite derramado, voltar a ter uma planta aqui, fabricando algum dos modelos atuais da gama (não precisa ser Ka ou EcoSport), provavelmente tornaria a marca mais competitiva na América Latina. Mas isso não irá acontecer.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem