Para justificar ainda mais o seu alto preço (não é exclusividade dele), o Volkswagen Jetta 2023 chega ao mercado ampliando a lista de equipamentos de segurança e tecnologia, mantendo o mesmo bom conjunto mecânico.
Por sugeridos de R$ 221.380, o destaque da versão GLI 2023, a única disponível, é o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, finalmente, possui basicamente todos itens de série.
No lançamento dessa sua atual “geração”, em junho de 2022, o Jetta já contava com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) na lista de assistências. Para 2023, a novos itens foram adicionados:
- Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. O motorista pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa.
- Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist, o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do Jetta e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o modelo emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.
- Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso do motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, evitar uma possível colisão.
- Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores, em todo o perímetro do carro, detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do Jetta também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições.
- Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do Jetta, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.
Jetta autônomo?
Com a nova lista de assistências, o Volkswagen Jetta 2023 engloba todos os recursos para condução semiautônoma, ainda sendo necessária a presença de um condutor e sua responsabilidade de uma condução segura.
Ainda assim, essa característica garante mais conforto e segurança em longas viagens e, também, no anda e para da cidade, ajudando a reduzir os acidentes.
Motor e câmbio
O Jetta GLI 2023 conta com o motor 2.0 turbo (350 TSI), que desenvolve 231 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é a DSG, de dupla embreagem, com sete marchas (DQ381).
Mesmo pesando 1.476 kg, segundo a Volks, o modelo precisa de apenas 6,7 s para ser acelerado De 0 a 100 km/h e atinge 249 km/h de velocidade máxima.
Modos de condução
Além dos novos itens e do bom conjunto de motor e câmbio, o sedã agrega mais algumas coisas para o conforto e diversão do motorista (e para justificar o preço).
São quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), configurando itens como assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização, permitindo para quem está atrás do volante um maior controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade.
Acabamento
A Volkswagen diz que caprichou no acabamento do painel e dos bancos, que contam com ajuste elétrico e memória para o motorista.
O GLI tem ainda um sistema de iluminação especial da cabine, com 10 opções de cores, teto-solar panorâmico e novo volante, com comandos sensíveis ao toque em vez de botões, como nos elétricos ID.3 e ID.4 – tudo de série. As borboletas para trocas sequenciais também estão presentes.
VW Play
Completando a experiência à bordo, o sedã conta com quadro de instrumentos digital de 10,25″ (Active Info Display) e com a central VW Play de 10,1”, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio.
Há também duas entradas USB-C e um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.
Visual
Em termos de design, considero o Jetta um sedã “ousado conservador”, bem estilo Volkswagen mesmo. Ele me agrada com sua grade frontal maior, cortada por duas linhas cromadas, separadas por uma terceira na cor vermelha, que une os faróis (mas a assinatura do Taos).
Falando neles, são de full LED, incluindo os de neblina. Os para-choques são novos. A traseira continua com o “velho” estilo Jetta de sempre enquanto, nas laterais, destaque para as molduras pretas das janelas (chega de cromados)! As rodas são muito bonitas, diamantadas, com aro 18″, excelentes para ruas lisas, o que não acontece com o Brasil, infelizmente.
Mais equipamentos
A linha 2023 do Jetta vem de série ainda com ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), direção elétrica com relação variável, retrovisor interno fotocrômico, espelhos retrovisores laterais elétricos com desembaçador, sensores de chuva e crepuscular, entre outros.
O sedã não tem opcionais.
Cores
A versão única GLI segue com a oferta de cinco cores: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising.
O modelo tem tanque de combustível com volume de 51 litros de gasolina e o seu porta-malas leva bons 510 litros de capacidade.
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