Prático e instrutivo, Curso de Direção Segura Renault vale a pena!

Captur turbo durante o Curso de direção segura Renault em Belo Horizonte
Captur turbo durante o Curso de direção segura Renault em Belo Horizonte

Mal voltei do Egito e fui convidado pelo Instituto Renault para participar da quarta edição do Curso de Direção Segura Renault, realizado aqui em Belo Horizonte (MG), em parceria com a concessionária Minas France. O evento foi muito legal, instrutivo, prático e divertido! Valeu a pena!

O curso me ajudou a relembrar de várias coisas importantes e também me ensinou coisas novas. O mais relevante foi que todos os participantes puderam aprender a conduzir os automóveis de forma mais segura e a reagir corretamente em situações cotidianas de risco.

“Esse curso permite que os concessionários contribuam para a segurança no trânsito, por meio de ações educativas, e reforça o compromisso da Renault com seus clientes, oferecendo a eles uma experiência prática de direção segura”, explica Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede da Renault do Brasil.

Kwid E-Tech durante o Curso de Direção Segura Renault
Kwid E-Tech durante o Curso de Direção Segura Renault

Faça o Curso de Direção Segura Renault!

E, como comentei, vale a pena fazer o curso! E foi muito legal ver os meus colegas levando tudo a sério! Realmente precisamos sempre melhorar como motoristas para ajudar a reduzir números preocupantes.

Cerca de 90% dos acidentes de trânsito são causados por fator humano, segundo a OMS. No Brasil, mais de 30 mil pessoas morrem, por ano, no trânsito (na hora), segundo a Ministério da Saúde – sem contar os que são hospitalizados e morrem posteriormente.

Parte teórica do Curso de Direção Segura da Renault
Parte teórica do Curso de Direção Segura da Renault

Três pilares da segurança automotiva

Confira algumas características dos três pilares da segurança automotiva:

  1. Segurança preventiva: ergonomia, espaço interno, nível de ruído climatização, boa leitura dos instrumentos e limpador de parabrisa eficaz
  2. Segurança ativa: freio, direção, iluminação, retrovisor e controles eletrônicos de tração e estabilidade
  3. Segurança passiva: cinto de segurança, airbags, apoios de cabeça, banco antideslizante, barra de proteção nas portas e carroceria com deformação progressiva
Renault expôs sua linha de carros durante o seu curso de direção segura
Renault expôs sua linha de carros durante o seu curso de direção segura

Lembre-se sempre de ajustar o seu banco, volante e os espelhos corretamente, calibrando os pneus, cuidando da manutenção do seu veículo e usando todos os recursos de segurança do seu veículo!

Airbag é um item complementar (não substituto) ao cinto de segurança! Ele precisa de 30/35 milissegundos para abrir (piscar de olhos demora 100 milissegundos).

Kwid E-Tech e Captur turbo no Curso de Direção Segura Renault em BH
Kwid E-Tech e Captur turbo no Curso de Direção Segura Renault em BH

Elétrico e turbo

Durante a atividade, que faz parte do eixo Segurança no Trânsito do Instituto Renault, os clientes utilizaram o Kwid E-Tech 100% elétrico e o Captur turbo TCe 1.3 flex para os exercícios propostos. Entre eles, destaque para:

  • correta postura ao volante e seu impacto na condução
  • frenagem de emergência em linha reta e com desvio
  • atuação do ESP (controle de estabilidade) em desvios de trajetória
  • prova cronometrada, em um circuito de cones com slalons.

“Nesta edição do Curso de Direção Segura Renault, os motoristas puderam vivenciar na prática e em um ambiente controlado, diversas situações adversas que podem ocorrer no cotidiano. E, com os exercícios, aprendem técnicas valiosas para prevenir situações de risco”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault, diretor de Comunicação da Renault do Brasil e um dos palestrantes do evento.

Renault Megane E-Tech, 100% elétrico, foi exposto durante o Curso de Direção Segura
Renault Megane E-Tech, 100% elétrico, foi exposto durante o Curso de Direção Segura

Megane E-Tech 100% elétrico

Além do curso, os convidados também puderam conhecer o belo e novo Megane E-Tech 100% elétrico, exposto no evento, que será lançado no primeiro semestre de 2023. Ele será o primeiro veículo da fase Renovation no Brasil, que é a segunda fase do plano estratégico mundial Renaulution – ou seja, ele marca uma “nova Renault”.

“Para nós, da Renault Minas France, é uma honra receber os clientes e amigos para este grande evento, que visa contribuir com a segurança no trânsito. É também uma oportunidade de mostrarmos o novo posicionamento da nossa marca no país mostrando em primeira mão, em Belo Horizonte, o Megane E-Tech 100% elétrico”, conta João Filipe Gomes Batista, diretor da Minas France.

Participantes do Curso de Direção Segura da Renaul
Participantes do Curso de Direção Segura da Renaul

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Renato Parizzi disse:

      Não precisa ter um Renault! Na verdade, além de curso, o evento também é uma ótima oportunidade para conhecer os modelos da marca! E claro, quem tem um Twingo conservado será muito bem-vindo! 😉

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *