O Volkswagen Polo 2023 já está entre nós! Ele marca o recomeço da atenção a outras categorias depois da VW “cuidar” quase que exclusivamente dos seus SUVs. O curioso é que, para melhorar, o Polo “mudou para pior”!
Calma que eu explico esse ponto. Para ficar mais atraente e um produto melhor, a linha 2023 trouxe evolução em termos de segurança, com faróis em LED, e em preços, que ficaram menos caros. Mas o visual do modelo regrediu, enquanto o seu motor TSI (turbo) ficou mais fraco.
Ainda assim, o conjunto da obra tornou o Polo um carro ainda mais interessante no nosso mercado – um carro que eu tenho interesse em ter na minha garagem.
Polêmica ridícula
Recentemente, o modelo foi alvo de uma polêmica homofobia absolutamente ridícula por parte de uma minoria. Mas esse não é o tema do post.
Visual menos agressivo
O design do Volkswagen Polo 2023 reforça o ‘Family Look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas e superfícies mais arredondadas. A dianteira tem para-choques novos, conjunto óptico completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.
Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, além de trazer a logo e o nome do carro na parte central da tampa do porta-malas, como já acontece com Nivus, T‑Cross e Taos – algo que não me agrada tanto.
Em linhas gerais, o visual mais agressivo do Polo deu lugar a um design mais morno, mas que me cativa menos, embora eu reconheça que ele não tenha ficado feio (longe disso) e que ele deve agradar a um público mais amplo agora.
Faróis em LED para todos
O hatch trouxe como principal atração da sua reestilização os faróis de LED, desde as versões mais básicas – único do segmento a oferecer. O conjunto é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED.
O farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional do Polo -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação.
Motor mais fraco e eficiente
Enquanto o 1.4 TSI não dá as caras, a linha 2023 do Polo mantem as duas opções de motor 1.0 da “geração” anterior.
O propulsor 1.0 12V MPI, de três cilindros, desenvolve 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Já a motorização 1.0 12V turbo (TSI), de três cilindros, deve uma perda considerável de potência e torque na linha 2023. Saem os 116/128 cv e 20,4 mkgf do Polo 2022 e entram os 109/116 cv e 16,8 mkgf da novidade (manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas).
Consumo turbo
O corte aconteceu para melhorar as emissões e o consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, o Polo turbo 2023 faz, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada e, com gasolina, 13,8 km/l e 16,5 km/l, respectivamente.
Diferenças – Motor | 1.0 12V TSI – 2022 | 1.0 12V TSI – 2023 |
Potência | 116/128 cv (G/E) | 109/116 cv (G/E) |
Torque | 20,4 mkgf (G/E) | 16,8 mkgf (G/E) |
Interior
Por dentro, o habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais.
Os bancos são outros pontos que regrediram, uma vez que eles agora são inteiriços, ou mais “esportivos” e inspirados na linha GTS (ou seria no Up?). Segundo a Volks, eles “entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo”. Mas a marca se esquece que apoio de cabeça móvel é muito mais seguro para a maioria dos motoristas, especialmente os mais altos.
O volante, igual do Nivus, é novo para o Polo 2023, enquanto a coluna também tem ajustes de altura e profundidade – obrigado! No mais, o mesmo interessante mas limitado espaço interno do modelo continua igual.
Equipamentos de série
Na lista de equipamentos, as novidades estão limitadas à versão topo de linha, Highline. O ar-condicionado digital Climatronic tem comandos touch screen (como no Honda City da geração anterior) – algo que acrescenta muito pouco (e encareça o conserto) e o modelo tem ainda carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador.
A linha 2023 tem tem ainda duas saídas USB, do tipo C, para os passageiros que viajam no banco traseiro.
Volkswagen Polo MPI 2023 – R$ 82.990
- Faróis em LED
- Luz diurna de LED
- Quatro airbags (dois frontais e dois laterais)
- Freios ABS com EBD e frenagem automática pós-colisão
- Controles de tração e estabilidade
- Bloqueio eletrônico do diferencial
- Assistente de partida em rampa
- TPMS (monitoramento de pressão dos pneus)
- Retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Rodas de aço de 15″ com calotas + pneus 185/65 R15
- Sistema de som Composition Touch com Android Auto e Apple Car Play
- Volante com comandos e ajuste de altura e profundidade
- Quatro alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Trava elétrica
- Vidros dianteiros elétricos
- Chave tipo canivete
Volkswagen Polo TSI 2023 – R$ 92.990
Primeira da linha com motor turbo (TSI), essa versão vem com os itens da MPI com a edição de:
- Rodas de liga-leve de 15″
- Painel de instrumentos digital de 8″ configurável
- Vidros traseiros e retrovisores elétricos
- Retrovisor direito com rebatimento na marcha a ré (tilt down)
- Sensores de estacionamento traseiros
Volkswagen Polo Comfortline TSI AT6 2023 – R$ 101.990
- Versão intermediária com motor turbo tem tudo da TSI além de
- Transmissão automática de seis marchas
- Cruise control
- Volante revestido em “couro” com paddle shift
- Kessy – acesso ao veículo sem uso da chave botão para partida do motor)
O único opcional é a central multimídia VW Play, por R$ 1.000, que deveria ser de série.
Volkswagen Polo Highline TSI AT6 2023 – R$ 109.990
Topo de linha, o Polo Highline traz tudo da versão Comfortline e adiciona:
- Rodas de liga-leve de 16″
- Bancos e portas revestidos em “couro” sintético
- Active Info Display (painel de instrumentos digital de 10″)
- Carregador de celular por indução
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch
- Central multimídia VW Play
- Mais dois alto-falantes (seis ao todo)
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Câmera traseira de estacionamento
- Sensores de estacionamento dianteiros
Novos apps
A central multimídia VW Play passa a oferecer o Abasteça Consciente, aplicativo de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo, recém anunciado pela marca.
Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.
Cores 2023
A oferta de cores do Volkswagen Polo 2023 tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross. Além da cor de lançamento estão disponíveis as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Kit Black
Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black, que o nome é auto explicativo: rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor – tudo pintado na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
Preços
Como vocês viram acima, a Volkswagen reposicionou o preço do Polo, muito preparando a morte do Gol. Fica muito claro que cada montadora pode sim tornar os valores de seus carros mais atraentes.
Variações de preço | Linha 2022 | Linha 2023 |
Polo Comfortline | R$ 108.990 | R$ 101.990 |
Polo Highline | R$ 116.990 | R$ 109.990 |
Polo GTS | R$ 142.250 | ? |
E logo teremos o Polo Track, que será a versão mais em conta da Volks no Brasil.
Resumo da obra
O reposicionamento de preços e as mudanças promovidas fizeram muito bem ao Volkswagen Polo 2023. Se a marca conseguir fabricar o modelo sem problemas (da falta de componentes), tem tudo para melhorar o seu limitado desempenho nas vendas.
Se eu não gostei tanto do visual (que não ficou feio, mas menos agressivo), nem dos bancos dianteiros inteiriços, a evolução dos faróis e as outras novidades compensam a perda de força do motor turbo e devem agradar à maioria.
Faltou apenas caprichar mais na segurança, uma vez que os dispositivos dos irmãos SUVs não estão disponíveis no Polo 2023, como o sistema de frenagem autônoma de emergência. O hatch perdeu ainda o freio a disco traseiro, infelizmente.
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