Volkswagen Polo 2023 “muda para pior” para melhorar?

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo 2023

O Volkswagen Polo 2023 já está entre nós! Ele marca o recomeço da atenção a outras categorias depois da VW “cuidar” quase que exclusivamente dos seus SUVs. O curioso é que, para melhorar, o Polo “mudou para pior”!

Calma que eu explico esse ponto. Para ficar mais atraente e um produto melhor, a linha 2023 trouxe evolução em termos de segurança, com faróis em LED, e em preços, que ficaram menos caros. Mas o visual do modelo regrediu, enquanto o seu motor TSI (turbo) ficou mais fraco.

Ainda assim, o conjunto da obra tornou o Polo um carro ainda mais interessante no nosso mercado – um carro que eu tenho interesse em ter na minha garagem.

Polêmica ridícula

Recentemente, o modelo foi alvo de uma polêmica homofobia absolutamente ridícula por parte de uma minoria. Mas esse não é o tema do post.

traseira do Volkswagen Polo Highline 2023
Traseira do Volkswagen Polo Highline 2023

Visual menos agressivo

O design do Volkswagen Polo 2023 reforça o ‘Family Look’ da marca, com linhas mais horizontalizadas e superfícies mais arredondadas. A dianteira tem para-choques novos, conjunto óptico completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.

Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, além de trazer a logo e o nome do carro na parte central da tampa do porta-malas, como já acontece com Nivus, T‑Cross e Taos – algo que não me agrada tanto.

Em linhas gerais, o visual mais agressivo do Polo deu lugar a um design mais morno, mas que me cativa menos, embora eu reconheça que ele não tenha ficado feio (longe disso) e que ele deve agradar a um público mais amplo agora.

Faróis de LED da linha Polo 2023
Faróis de LED da linha Polo 2023

Faróis em LED para todos

O hatch trouxe como principal atração da sua reestilização os faróis de LED, desde as versões mais básicas – único do segmento a oferecer. O conjunto é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED.

O farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional do Polo -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação.

volante do Volkswagen Polo Highline 2023
Novo volante do Volkswagen Polo Highline 2023

Motor mais fraco e eficiente

Enquanto o 1.4 TSI não dá as caras, a linha 2023 do Polo mantem as duas opções de motor 1.0 da “geração” anterior.

O propulsor 1.0 12V MPI, de três cilindros, desenvolve 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

Já a motorização 1.0 12V turbo (TSI), de três cilindros, deve uma perda considerável de potência e torque na linha 2023. Saem os 116/128 cv e 20,4 mkgf do Polo 2022 e entram os 109/116 cv e 16,8 mkgf da novidade (manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas).

Consumo turbo

O corte aconteceu para melhorar as emissões e o consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, o Polo turbo 2023 faz, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada e, com gasolina, 13,8 km/l e 16,5 km/l, respectivamente.

Diferenças – Motor

1.0 12V TSI – 2022

1.0 12V TSI – 2023

Potência

116/128 cv (G/E)

109/116 cv (G/E)

Torque

20,4 mkgf (G/E)

16,8 mkgf (G/E)

Interior

Por dentro, o habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais.

Os bancos são outros pontos que regrediram, uma vez que eles agora são inteiriços, ou mais “esportivos” e inspirados na linha GTS (ou seria no Up?). Segundo a Volks, eles “entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo”. Mas a marca se esquece que apoio de cabeça móvel é muito mais seguro para a maioria dos motoristas, especialmente os mais altos.

O volante, igual do Nivus, é novo para o Polo 2023, enquanto a coluna também tem ajustes de altura e profundidade – obrigado! No mais, o mesmo interessante mas limitado espaço interno do modelo continua igual.

painel do Volkswagen Polo Highline 2023
Painel do Volkswagen Polo Highline 2023

Equipamentos de série

Na lista de equipamentos, as novidades estão limitadas à versão topo de linha, Highline. O ar-condicionado digital Climatronic tem comandos touch screen (como no Honda City da geração anterior) – algo que acrescenta muito pouco (e encareça o conserto) e o modelo tem ainda carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador.

A linha 2023 tem tem ainda duas saídas USB, do tipo C, para os passageiros que viajam no banco traseiro.

Volkswagen Polo MPI 2023
Volkswagen Polo MPI 2023

Volkswagen Polo MPI 2023 – R$ 82.990

  • Faróis em LED
  • Luz diurna de LED
  • Quatro airbags (dois frontais e dois laterais)
  • Freios ABS com EBD e frenagem automática pós-colisão
  • Controles de tração e estabilidade
  • Bloqueio eletrônico do diferencial
  • Assistente de partida em rampa
  • TPMS (monitoramento de pressão dos pneus)
  • Retrovisores e maçanetas na cor do veículo
  • Rodas de aço de 15″ com calotas + pneus 185/65 R15
  • Sistema de som Composition Touch com Android Auto e Apple Car Play
  • Volante com comandos e ajuste de altura e profundidade
  • Quatro alto-falantes
  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Trava elétrica
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Chave tipo canivete
painel do Volkswagen Polo TSI 2023
Painel do Volkswagen Polo TSI 2023

Volkswagen Polo TSI 2023 – R$ 92.990

Primeira da linha com motor turbo (TSI), essa versão vem com os itens da MPI com a edição de:

  • Rodas de liga-leve de 15″
  • Painel de instrumentos digital de 8″ configurável
  • Vidros traseiros e retrovisores elétricos
  • Retrovisor direito com rebatimento na marcha a ré (tilt down)
  • Sensores de estacionamento traseiros
Volkswagen Polo Comfortline 2023
Volkswagen Polo Comfortline 2023

Volkswagen Polo Comfortline TSI AT6 2023 – R$ 101.990

  • Versão intermediária com motor turbo tem tudo da TSI além de
  • Transmissão automática de seis marchas
  • Cruise control
  • Volante revestido em “couro” com paddle shift
  • Kessy – acesso ao veículo sem uso da chave botão para partida do motor)

O único opcional é a central multimídia VW Play, por R$ 1.000, que deveria ser de série.

Lateral do Volkswagen Polo Highline 2023
Lateral do Volkswagen Polo Highline 2023

Volkswagen Polo Highline TSI AT6 2023 – R$ 109.990

Topo de linha, o Polo Highline traz tudo da versão Comfortline e adiciona:

  • Rodas de liga-leve de 16″
  • Bancos e portas revestidos em “couro” sintético
  • Active Info Display (painel de instrumentos digital de 10″)
  • Carregador de celular por indução
  • Ar-condicionado digital Climatronic Touch
  • Central multimídia VW Play
  • Mais dois alto-falantes (seis ao todo)
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Sensores de estacionamento dianteiros

Novos apps

A central multimídia VW Play passa a oferecer o Abasteça Consciente, aplicativo de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo, recém anunciado pela marca.

Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.

Cores 2023

A oferta de cores do Volkswagen Polo 2023 tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross. Além da cor de lançamento estão disponíveis as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.

Kit Black

Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black, que o nome é auto explicativo: rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor – tudo pintado na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.

Preços

Como vocês viram acima, a Volkswagen reposicionou o preço do Polo, muito preparando a morte do Gol. Fica muito claro que cada montadora pode sim tornar os valores de seus carros mais atraentes. 

Variações de preço

Linha 2022

Linha 2023

Polo Comfortline

R$ 108.990

R$ 101.990

Polo Highline

R$ 116.990

R$ 109.990

Polo GTS

R$ 142.250

?

E logo teremos o Polo Track, que será a versão mais em conta da Volks no Brasil.

Resumo da obra

O reposicionamento de preços e as mudanças promovidas fizeram muito bem ao Volkswagen Polo 2023. Se a marca conseguir fabricar o modelo sem problemas (da falta de componentes), tem tudo para melhorar o seu limitado desempenho nas vendas.  

Se eu não gostei tanto do visual (que não ficou feio, mas menos agressivo), nem dos bancos dianteiros inteiriços, a evolução dos faróis e as outras novidades compensam a perda de força do motor turbo e devem agradar à maioria.  

Faltou apenas caprichar mais na segurança, uma vez que os dispositivos dos irmãos SUVs não estão disponíveis no Polo 2023, como o sistema de frenagem autônoma de emergência. O hatch perdeu ainda o freio a disco traseiro, infelizmente.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *