O dia em que, por acaso, conheci o Fiat Fastback

Fiat Fastback
Fiat Fastback

Vou contar uma história aqui que não posso detalhar algumas coisas, para preservar os envolvidos (eu me incluo nessa), mas falo sobre o dia em que conheci o Fiat Fastback pessoalmente, muito antes dele ter esse nome e da Stellantis mostrar a sua carroceria final.

Movimentação diferente

É aquele caso de estar no lugar certo, na hora certa, como bem faz o amigo Marlos Ney Vidal.

Tudo aconteceu há cerca de 2 anos. Eu estava visitando um grande local em Minas Gerais (sem revelar o nome), onde eu tinha o costume de ir uma vez por mês, e estranhei uma movimentação diferente.

Notei pessoas que nunca tinha visto antes, além de alguns homens que pensei “devem ser seguranças” – todos sempre próximos de uma porta que nunca “importou tanto para o lugar”.

Traseira do Fiat Fastback é seu ponto alto
Traseira do Fiat Fastback é seu ponto alto

A aproximação

Finalizadas as minhas demandas, passei novamente pelo local e vi apenas os “seguranças”. Como eu já estava liberado, fiquei observando tudo de longe, na expectativa de entender o que estava acontecendo.

Depois de alguns minutos, comecei a me aproximar, calmamente, e, mesmo assim, notei um desconforto por parte dos “seguranças”. Cheguei até a porta e perguntei o que estava acontecendo ali.

Um carro?

Antes que o “segurança” me respondesse, a porta se abriu e, para a minha surpresa, uma pessoa conhecida saiu lá de dentro – e era alguém muito importante para o lugar! Obviamente repeti a pergunta à ele, que me chamou num canto e me respondeu:

“Estamos com uma surpresa ali dentro, colaborando com nossos amigos! É um produto muito promissor, com um potencial enorme de sucesso!”

Obviamente, emendei: posso conhecê-lo? A resposta foi “claro, mas você precisa seguir as regras à risca: seu celular não pode entrar, você não pode ficar por mais de três minutos e nem pode comentar com ninguém o que você verá lá dentro até que o carro ser revelado publicamente“.

Conceito Fastback foi desenvolvido no Brasil
Conceito Fastback foi desenvolvido no Brasil

O Fastback

Então é um carro? – foi o que perguntei. Ele, meio sem graça, disse: “sim”. Passamos pela porta e, para a minha surpresa, vi a silhueta de um cupê! Mas ele era mais alto do que eu imaginava!

Era exatamente o que hoje conhecemos oficialmente como Fiat Fastback. Imediatamente me lembrei do conceito com o mesmo nome apresentado pela marca em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, que misturava “SUV, sedã e cupê” – foto logo acima.

Mas o que eu estava vendo era mais próximo de um carro de série, com algumas diferenças em relação ao conceito, especialmente o tamanho – bem menor.

Observações iniciais

A dianteira era muito parecida com a da picape Toro, mas o Fastback não me pareceu ser o “SUV da Toro”, como eu imaginava. Hoje, o modelo tem a frente excessivamente parecida com a do Pulse.

Traseira e lateral

A traseira me lembrou demais a dos BMW X4 e X6, algo que já era notável desde que o conceito ganhou as lentes de todo mundo (abaixo).

Mas foi a lateral que chamou muito a minha atenção. Começando pela “queda” do vidro traseiro, que ficou bem legal. Mas fiquei preocupado com a largura da coluna C, que deve gerar pontos cegos, além do excesso de lataria que invade a parte traseira.

Conceito Fiat Fastback, que era mais uma Toro SUV
Conceito Fiat Fastback era mais uma Toro SUV

Desproporcional

Provisórias, as molduras das caixas de roda eram estranhas, assim como as rodas, que eram apenas de “marcação”. Tudo deixava o carro maior do que parecia, mas “pesado demais” para o seu tamanho.

Logo depois que comentei com a pessoa sobre as caixas de roda, fui “convidado” a sair do ambiente e, como respeito o que combino, só hoje conto a história, uma vez que o Fastback se tornou público – mas preferi preservar os nomes e alguns detalhes (como: o que o carro estava fazendo exatamente ali).

Preocupação

Vendo o modelo pronto hoje, continuo o achando muito bonito, especialmente em alguns ângulos. Mas, em outros, minha preocupação desse dia se confirmou: Fastback parece “desengonçado” e desproporcional. 

As molduras das caixas de rodas ficaram grandes demais. As rodas hora parecem adequadas, hora parecem pequenas. O carro me parece “excessivo”, especialmente olhando pela traseira, que o torna “alto e fino” demais.

Tamanho importa

O Fiat Fastback não será um SUV da Toro, como muita gente achava por conta do conceito de 2018. Ele será um “Pulse alongado”: se o Pulse é o “SUV do Argo”, o Fastback está mais para o “SUV do Cronos”. E não podemos nos esquecer que o modelo quer brigar com o Volkswagen Nivus e não quer atrapalhar o “irmão” Jeep Renegade.

Logo,  o novo modelo tem mais do que os 4,10 m do Pulse, mas não tenho memória suficiente para dizer quanto ele mede exatamente. Por isso, considere que ele não passe tanto (ou fique até um pouco menos) dos 4,27 m do Renegade. Curiosidade: Nivus mede 4,26 m.

O mais importante será o espaço interno: o Fastback precisa ser mais generoso do que o Pulse em todos os sentidos, incluindo altura para os ocupantes e volume no porta-malas. 

Motores

Nas duas três versões iniciais, Drive, Audace e Impetus, o Fiat Fastback terá o propulsor 1.0 turbo, de três cilindros, que desenvolve 125 cv de potência com gasolina, 130 cv com etanol e 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível, sempre com câmbio automático, do tipo CVT, que simula sete marchas.

Outra possibilidade praticamente certa é a motorização 1.3 turbo, de quatro cilindros, usada na picape Toro e no trio Renegade, Compass e Commander, que gera 180/185 cv (G/E) e 27,5 kgfm, para uma versão esportiva.

Ele não contará motor 1.3 8V Firefly.

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