O Fiat Argo 2023 acaba de chegar às concessionárias da marca. Sua principal novidade é o visual, que recebeu um facelift na dianteira. Volante também mudou. Motores e versões e motores permanecem os mesmos. Modelo ainda espaço para evoluir.
Leve reestilização dianteira
A frente foi ligeiramente alterada. O Fiat Argo 2023 tem novo para-choque que, segundo a marca, “traz maior proteção”. As grades frontais também tiveram mudanças: foram unificadas com os faróis, oferecendo uma leitura mais fluida do conjunto dianteiro. Além disso, traz um toque degradê no padrão da grade.
Na prática, o Argo ficou ligeiramente mais “leve” e continua bonito.
Na traseira, nenhuma alteração. Nas laterais, todas as versões chegam com novas rodas de liga-leve e calotas. A linha 2023 passa a contar também com uma nova opção de cor: o Cinza Strato.
Por dentro
Por dentro, o Argo 2023 tem com novo volante, o mesmo do Pulse, que segue as alterações alinhadas com o rebranding da marca com a inclusão do Fiat Script – e que reduz o custo da Stellantis por investir apenas num modelo de volante.
Aventureiro
A versão Trekking 2023 está com um visual atualizado, com para-choque diferenciado e novos desenhos dos adesivos em preto e com detalhes em laranja mais presentes tanto no capô (com comprimento mais longo) quanto na lateral.
Apesar das alterações, a versão mantém nos adesivos o seu tradicional logotipo, que é composto por três diferentes formas com significados distintos: transcender, explorar e criar.
Marca importante
Carro de passageiros mais vendido da Fiat em 2021 (com quase 85 mil veículos) e o terceiro do mercado como um todo no mesmo ano, o Fiat Argo alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim (MG) desde o seu lançamento, em 2017.
Motores e câmbio
Todas as versões do Argo 2023 contam com cambio manual de cinco marchas (nada de automático) e duas opções de ótimos motores:
- 1.0 6V Firefly, de três cilindros, que gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol (ambas a 6.000 rpm) e torque de 10/10,7 mkgf (G/E), a 3.250 rpm.
- 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que desenvolve potência de 98 cv (6.000 rpm) com gasolina e 107 cv (6.250 rpm) com etanol e torque de 13,2 kgfm (4.250 rpm) com o combustível de origem fóssil e 13,7 mkgf (4.000 rpm) com o derivado da cana-de-açúcar.
Preços e equipamentos
Os preços da linha 2023 estão altos – algo comum a toda a indústria automotiva no Brasil, infelizmente. Vamos torcer para tudo dar certo em outubro para começarmos a melhorar nesse aspecto a partir do ano que vem.
Fiat Argo 1.0 2023 – R$ 75.190
A versão de entrada do Fiat Argo 2023, 1.0, vem equipada, de série, com:
- Alarme
- Aerofólio traseiro na cor do veículo
- Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ar-condicionado com filtro antipólen
- Banco traseiro rebatível
- Brake Light e ESS (sinalização de frenagem de emergência)
- Chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat code 2ª geração das portas e vidros
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e apoios de cabeça para todos
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Quadro de instrumentos 3,5″ com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizável
- Retrovisores externos com comando manual
- Rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais + pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência a rolagem
- Tomada 12V
- Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20 km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura
Opcionais:
- Rodas de aço estampado 6.0 x 15″ com calotas integrais + pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15 (R$ 1.490).
Fiat Argo Drive 1.0 2023 – R$ 79.190
A versão Drive vem com os itens da 1.0, mas custa R$ 4.000 por acrescentar:
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto
- Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz;
- Iluminação do porta-malas e do porta-luvas
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Luz de leitura dianteira
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, antena e bolsa porta-objetos nas portas dianteiras)
- Rodas de aço estampado 6.0 x 15″ com calotas integrais + pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
- Volante com regulagem de altura e comandos de rádio e telefone
Opcionais:
- Pack Safety (R$ 1.990): controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa;
- Série especial S-Design (3.990): vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital; retrovisores externos elétricos com Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); retrovisores externos com indicador de direção; volante revestido em couro ecológico com costura exclusiva; rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15 com acabamento escurecido; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; Keyless entry; Keyless go; controles de tração e estabilidade; Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida); bancos com acabamento exclusivo S-Design; interior escurecido; painel, volante, console central, retrovisor, spoiler e frisos externos com detalhes e acabamento exclusivos.
Fiat Argo Trekking 1.3 2023 – R$ 84.890
Além do motor 1.3 e do “kit aventura” (suspensão elevada, moldura de proteção nas caixas de roda e pneus de uso misto), o Argo Trekking adiciona à versão Drive os seguintes equipamentos:
- Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros
- LED design nos faróis dianteiros
- Pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta)
- Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
Opcionais:
- Pack Safety (R$ 1.990): controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa;
- Trekking Full (R$ 6.990): Keyless entry, Keyless go, ar-condicionado digital, bancos e volante revestidos em couro ecológico;
- Trekking Plus (R$ 2.990): rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15; câmera de ré e faróis de neblina dianteiros.
Segurança em segundo plano
Itens importantíssimos de segurança, que já deveriam ser de série em toda linha Argo, como controles de tração e estabilidade, estão disponíveis apenas como opcionais – inexplicavelmente apenas para as versões Drive e Trekking. Assistente de partida em rampa também.
Espaço para evolução
Além de ter os equipamentos citados logo acima como itens de série, o Argo merecia ter luz diurna de LED em todas as versões. Tudo isso sem alterar (para cima) o preço – relação custo/benefício agradece.
Mas o principal seria ter a oferta de câmbio automático, o do tipo CVT, já usado na picape Strada e no Cronos 2023.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem