O Mercado Livre realizou um estudo muito legal sobre o mercado automotivo no Brasil em 2021, tanto pensando nos veículos novos, quanto nos seminovos. Em linha gerais, vimos uma retomada nas ofertas de carros 0 km e uma queda nos usados – sempre em relação ao ano anterior.
O Relatório Anual de Veículos Mercado Livre Brasil, produzido pela divisão de Veículos da empresa, levantou os dados a partir de anúncios, procura e contatos sobre carros, caminhões e picapes na plataforma.
Li o relatório há algumas semanas, mas não consegui fechar esse texto antes por causa da campanha solidária de 15 anos do De 0 a 100!
Carros 0 km x seminovos
A partir disso, a análise mostrou um crescimento de 44% na oferta de carros 0 km em relação a 2020, enquanto a disponibilidade de veículos seminovos caiu 3,5% no mesmo período.
A disponibilidade de carros novos volta a crescer após a escassez de chips semicondutores afetar a produção em todo o mundo – algo que ainda acontece.
Já para os seminovos, a queda é explicada por um primeiro trimestre mais tímido, com queda de 23% na oferta, que foi recuperada ao longo do ano, levando a um fechamento com queda de apenas 3,5%, indicando certa estabilidade.
Apesar da recuperação nas ofertas de veículos 0 km, os seminovos ainda correspondem à maioria dos anúncios no Mercado Livre.
Oferta x procura
Entretanto, a intenção de compra de veículos 0 km, representada por contatos realizados com os anunciantes por potenciais compradores, não acompanhou o aumento nas ofertas, com crescimento de apenas 2%.
“As montadoras têm encontrado formas de garantir um suprimento de chips semicondutores, mesmo com as dificuldades apresentadas pelo cenário mundial, além de buscarem formas de driblar essa escassez, como o retorno de alguns elementos analógicos, como o velocímetro. Dessa forma, estão conseguindo colocar no mercado um volume razoável de automóveis que já estavam prontos, apenas aguardando esses componentes” conta Luciano Ávila, líder da divisão de Automóveis do Mercado Livre no Brasil.
A intenção de compra para os seminovos, por sua vez, caiu 20%, em decorrência de um ritmo de contatos menor em 2021 frente a 2020, especialmente no final do ano.
Prevenção de fraudes
Além disso, a queda também é explicada por um forte e importantíssimo trabalho de ações de prevenção de Fraude do Mercado Livre Veículos, o que reduziu o número total de contatos, porém, mais assertivos e, dessa forma, garantiu mais qualidade e efetividade, levando a uma conversão maior de vendas.
“Os seminovos, por sua vez, são abastecidos continuamente, então, é normal uma oferta de certa forma perene. Já a queda nas procuras é explicada pela alta de preços, que atingiu também os seminovos. Além disso, nossas medidas antifraude, apesar de gerar menos contatos, levam mais qualidade aos que efetivamente acontecem, e garantem um aproveitamento melhor de vendas para os nossos anunciantes”, completa Ávila.
SUVs na cabeça
O relatório aponta também que a procura (visitas a anúncios na plataforma sem necessariamente um contato direto) por SUVs cresceu tanto nas buscas por 0 km, com crescimento de 16%, quanto nos seminovos, com crescimento de 2%. A tendência foi acompanhada pela oferta de SUVs, que cresceu 116% para veículos 0 km e, para seminovos, cresceu 45%.
“O crescimento de demanda tanto para automóveis 0km quanto para seminovos indica que os brasileiros estão aderindo cada vez mais às SUVs, e é exatamente para onde as montadoras estão mirando, já que é a fatia mais rentável para as OEM’s”, explica Luciano.
Busca por tipo de carroceria
Entre as buscas por veículos seminovos, as categorias mais procuradas foram Hatch, com a liderança, seguidas por Sedã e SUV. Já para os 0 km, as buscas mostram um equilíbrio maior entre Hatch, SUVs e pick-ups, com os Sedã (com apenas 15% das buscas) perdendo terreno:
Em 2021, entre os modelos seminovos, a Chevrolet permaneceu como a marca mais procurada em todo o país, seguida por Volkswagen e Fiat.
Já para os carros 0 km, a Fiat se tornou a marca com os veículos mais visitados no Mercado Livre, seguida pelo Chevrolet (que em 2020 ocupou a primeira posição) e Volkswagen.
Modelos com maior intenção de compra
Os modelos seminovos com maior número de contatos, quando os consumidores acionam o vendedor para negociar o veículo, foram o Honda Civic, seguido pelo Volkswagen Gol e pelo Toyota Corolla. Ao analisar a busca ao longo do ano, os mesmos veículos predominaram boa parte do ano liderando os números de contatos.
Já para os 0 km, apesar de o Fiat Strada ser o modelo com mais contatos na maioria dos meses, a picape ocupa a segunda colocação nos contatos acumulados durante 2021, perdendo a primeira posição para o Chevrolet Onix.
A terceira colocação fica com o Hyundai HB20. Outros modelos que estiveram nas primeiras posições no acompanhamento mês a mês foram modelos como Fiat Toro, Hyundai Creta e o Jeep Compass, em especial no segundo semestre.
Aprofundando o assunto
Achei a pesquisa realmente muito legal e mandei mais duas perguntas extras para Luciano Ávila, Head de Marketplace Motors do Mercado Livre. Confiram:
Vimos um aumento de preços dos veículos, em linhas gerais, foi acima do esperado, nos últimos dois anos, em virtude da pandemia, dólar mais alto, escassez de componentes, falta de uma política econômica com previsibilidade (que siga um caminho) e outros motivos. Por conta disso, no estudo do Mercado Livre, foi possível perceber alguma alteração mais profunda no perfil da busca por novos e seminovos? Não digo no perfil do consumidor, mas no perfil da busca em si.
Luciano: Dentro dos seminovos, percebemos uma busca maior por carros percebidos como econômicos, como o Chevrolet Onix, o Fiat Mobi e o Renault Kwid. O Kwid teve, inclusive, um aumento de 20% na intenção de compra, representada por contatos efetivos com o anunciante, tendência bem diferente da categoria como um todo, que teve queda de 20%. Para os 0km, percebemos um avanço na oferta e procura por SUVs, mostrando que essa categoria ganha cada vez mais a preferência dos brasileiros, além de ser um dos principais focos das montadoras.
Carros “não populares” (mais caros) continuaram em evidência (percebi que Civic e Corolla sim), ou veículos mais baratos (como Gol, HB20 e Onix) ganharam mais destaque no levantamento (em virtude da redução considerável do poder de compra do brasileiro)?
Luciano: Em geral, a procura maior dentro dos seminovos foi para veículos mais baratos, como o Mobi e o Kwid. Entretanto, veículos como o Civic e o Corolla, apesar de seminovos, ainda são fortes opções para os consumidores, em especial para aqueles que querem dar um “upgrade” na categoria de veículo que tem, mas preferem comprar um veículo seminovo para economizar em relação ao que custaria um modelo parecido 0 km.
O estudo completo pode ser acessado aqui. Vale a pena!
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Eu não entendo quem compra carro velho, não vale a pena.
Eu só acho vantagens na compra de um carro novo.
os carros novos perdem 50% de seu valor em cinco anos. carro novo é pra quem tem dinheiro sobrando. Não é o meu caso, assim como da esmagadora maioria da população nacional.