Finalmente, depois de cinco meses desde a sua primeira aparição pública, de diversos flagrantes, e de inúmeras reclamações da rede de concessionários, o novo Fiat Pulse será lançado! E o modelo promete muito! Mas o que será que o Mobi tem para ensinar para o seu irmão mais novo?
Mobi
Para quem não se lembra, o lançamento do Mobi foi morno, pois, embora muito bem construído, o carro não trouxe inovações, chegou com uma motorização antiga e preços muito altos – entre outros pontos.
Por isso, até a chegada do seu principal rival, o Renault Kwid, o compacto ítalo mineiro era uma decepção de vendas. Depois, com a concorrência já em campo e com algumas mudanças, entre elas a readequação nos preços, ele finalmente conseguiu vender um pouco mais – mas longe do que poderia e do sucesso de Palio e Uno, por exemplo.
Com isso, a Stellantis e a Fiat aprenderam lições valiosas e, claro, o irmão mais velho Mobi tem muito muito a ensinar ao irmão mais novo, Pulse.
Cinco ensinamentos do Mobi para o novo Fiat Pulse
Traga inovação
Mobi não trouxe inovação e isso foi uma grande decepção – afinal, ele era praticamente um Uno reduzido. Pelo menos, a Fiat parece ter aprendido a lição e o Pulse tem, por exemplo, um painel de instrumentos digital de 7″ personalizável para fazer frente com o Active Info Display, da Volkswagen.
Além disso, conta com partida remota e com a plataforma de serviços conectados da marca, o Fiat Connect////Me (não, eu não escrevi errado).
O cliente do SUV consegue controlar várias funções do veículo de maneira remota. Conta ainda com os recursos de assistência e assistentes virtuais: uma oferta inédita em serviços conectados entre seus concorrentes ao contar com a estreia da assistente do Google (Google Assistant), além da Amazon Alexa.
Com eles é possível realizar operações à distância via comando de voz, da sua casa por exemplo, como abrir e fechar portas, acionar luzes e buzina ou até mesmo a partida e acionamento do ar-condicionado ou aquecedor no veículo. É possível ainda conferir informações do Pulse como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Todas essas funcionalidades podem também ser realizadas via celular ou smartwatch.
Tenha um bom motor
Outro erro do Mobi foi chegar com o antigo, ruidoso e extremamente confiável propulsor 1.0 8V flex – nada do novo e muito mais eficiente 1.0 6V Firefly no início. Logo, os interessados pelo pequeno Fiat desanimaram…
Com o Pulse, a história é outra! Ele conta com o motor 1.0 turbo mais potente da categoria no Brasil: 125 cv com gasolina, 130 cv com etanol e 20,4 mkgf de torque a 1.750 rpm com qualquer combustível.
Segundo a Fiat, com gasolina, o Pulse faz 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.
O SUV tem ainda a oferta da motorização 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que, em virtude da nova legislação de emissão de poluentes, que entra em vigor em 2022, perdeu força em relação à Strada e ao Argo.
Agora o propulsor entrega 98 cv a 6.000 rpm e 13,2 mkgf a 4.250 rpm com gasolina e 107 cv a 6.250 rpm e 13,7 mkgf a 4.000 rpm com etanol.
Use o câmbio certo
O Mobi chegou com o câmbio manual de cinco marchas, o que era esperado. Mas a Fiat resolveu oferecer a transmissão manual automatizada GSR a partir da linha 2018. A intenção era boa, mas a solução era muito limitada e, sem surpresas, não durou muito no mercado.
Já o novo Fiat Pulse conta com um câmbio automático de verdade, do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais e oferece três modos de funcionamento:
- Automático: conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia performance sem comprometer a eficiência e conforto.
- Manual: voltado para quem gosta de estar sempre no controle e permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante.
- Sport: atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência do motor 1.0 turbo flex.
O novo câmbio automático foi projetado com um óleo lubrificante for life, ou seja, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo – só acredito vendo.
Falta de itens de segurança
Outra ausência grave no lançamento do Mobi: equipamentos de segurança! Nada de controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags laterais e do tipo cortina, assistente de permanência na faixa de rodagem, frenagem de emergência, entre outros…
Pelo menos, com o Pulse, a situação é outra e todos os citados acima (menos os airbags de cortina), além de mais alguns, fazem parte da lista de equipamentos.
Emergência
E, como no OnStar da Chevrolet, o Fiat Connect////Me terá recursos de segurança. Em caso de emergência médica, o passageiro poderá contatar o call center da marca solicitando assistência. Em caso de acidentes graves, no qual os airbags sejam acionados, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo.
Há ainda serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto, alerta no caso de o sistema detectar uma tentativa de furto ou reboque não autorizado, além de alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.
Preços competitivos
Mas o principal “calcanhar de Aquiles” do Mobi sempre foi o seu preço. Projetado para ser um veículo barato, ele sempre custou caro – hoje então, está caríssimo, como todos os automóveis vendidos no Brasil.
Curioso que quando o Mobi começou a ter vendas mais consistentes, a Fiat elevou os preços – estratégia da marca, que não julgo estar errada.
O importante aqui é que o novo Fiat Pulse tem preços muito competitivos!
- Fiat Pulse Drive 1.3 – R$ 79.990
- Fiat Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 89.990
- Fiat Pulse Drive 1.0 turbo CVT – R$ 98.990
- Fiat Pulse Audace 1.0 turbo CVT – R$ 107.990
- Fiat Pulse Impetus 1.0 turbo CVT – R$ 115.990
Com todos os opcionais e core mais cara, a versão Impetus, top de linha, custa cerca de R$ 126.000 no lançamento – pouco acima do Volkswagen Nivus Highline completo.
Veja a lista de equipamentos mais abaixo!
Espaço interno justo
Mobi sempre teve um espaço interno dianteiro bem honesto, mas seu espaço traseiro é muito ruim e o seu porta-malas é minúsculo (200 litros).
Com o Pulse, espero que seu espaço seja, no mínimo, um pouco melhor do que do Argo, tanto para a cabeça, na frente e atrás, quanto para as pernas no banco traseiro. O porta-malas deve ter cerca de 320 litros na medição VDA, padrão da indústria (e mais próximo da realidade), e não os 370 l divulgados pela marca, que usou outra medida.
Que o Pulse aprenda com o Mobi! E que as lições do Mobi tornem a Fiat e a Stellantis empresas melhores.
ATUALIZAÇÃO
Confira os equipamentos do novo Fiat Pulse.
Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 79.990
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Fiat Sound System
- Ar-condicionado automático e digital
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Barras longitudinais no teto
- Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
- Chave canivete com telecomando
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Faróis em LED
- Função “Follow me Home”
- Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
- Hill Holder (Assistente partida em rampa)
- Lanterna traseira em LED
- LED DRL
- Maçanetas na cor preta
- Piloto automático (Cruise control)
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Retrovisores externos na cor preta
- Roda de liga leve de 16 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro
- TC+ (Traction Control Plus)
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com regularem de altura
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Fiat Pulse Drive 1.3 automático – R$ 89.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 manual:
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Maçanetas externas na cor da carroceria
- Retrovisores externos na cor da carroceria
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
Opcionais
Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Fiat Pulse Drive 1.0 turbo automático – R$ 98.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 flex automática:
- Novo motor turbo 200 flex
Opcionais
Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos em “couro”, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Fiat Pulse Audace 1.0 turbo automático – R$ 107.990
- Acrescenta em relação à Drive turbo 200 flex automática:
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Carregador wireless para smartphones por indução
- Key Less Entry’n Go
- Partida Remota via chave
- Paddle Shifters (aletas para mudança de marcha no volante)
- Volante com revestimento em couro
- Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
- Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada
Opcionais
Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos em “couro”, pintura bicolor
Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”
Fiat Pulse Impetus 1.0 turbo automático – R$ 107.990
Acrescenta em relação à Audace turbo 200 flex automática:
- Bancos revestidos em “couro”
- Cluster 7″ Full Digital
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
- Sistema de navegação GPS embarcado
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
- Roda de liga leve de 17″ com acabamento diamantado
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Tapetes de carpete
- Teto bicolor
- Volante com regularem de altura e profundidade
- Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
Opcional
Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me
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