O que o Mobi precisa ensinar ao novo Fiat Pulse?

Fiat Pulse Impetus 2022
Fiat Pulse

Finalmente, depois de cinco meses desde a sua primeira aparição pública, de diversos flagrantes, e de inúmeras reclamações da rede de concessionários, o novo Fiat Pulse será lançado! E o modelo promete muito! Mas o que será que o Mobi tem para ensinar para o seu irmão mais novo?

Mobi

Para quem não se lembra, o lançamento do Mobi foi morno, pois, embora muito bem construído, o carro não trouxe inovações, chegou com uma motorização antiga e preços muito altos – entre outros pontos.

Por isso, até a chegada do seu principal rival, o Renault Kwid, o compacto ítalo mineiro era uma decepção de vendas. Depois, com a concorrência já em campo e com algumas mudanças, entre elas a readequação nos preços, ele finalmente conseguiu vender um pouco mais – mas longe do que poderia e do sucesso de Palio e Uno, por exemplo.

Fiat Mobi Trekking 2021
Fiat Mobi tem muito a ensinar ao Pulse

Com isso, a Stellantis e a Fiat aprenderam lições valiosas e, claro, o irmão mais velho Mobi tem muito muito a ensinar ao irmão mais novo, Pulse.

Cinco ensinamentos do Mobi para o novo Fiat Pulse

Foto do quadro digital de instrumentos do Fiat Pulse Impetus 2022
Quadro digital de instrumentos do Pulse tem tela de 7″

Traga inovação

Mobi não trouxe inovação e isso foi uma grande decepção – afinal, ele era praticamente um Uno reduzido. Pelo menos, a Fiat parece ter aprendido a lição e o Pulse tem, por exemplo, um painel de instrumentos digital de 7″ personalizável para fazer frente com o Active Info Display, da Volkswagen.

Além disso, conta com partida remota e com a plataforma de serviços conectados da marca, o Fiat Connect////Me (não, eu não escrevi errado).

Foto do volante do Fiat Pulse Impetus 2022
Volante com base reta é destaque do Pulse

O cliente do SUV consegue controlar várias funções do veículo de maneira remota. Conta ainda com os recursos de assistência e assistentes virtuais: uma oferta inédita em serviços conectados entre seus concorrentes ao contar com a estreia da assistente do Google (Google Assistant), além da Amazon Alexa.

Com eles é possível realizar operações à distância via comando de voz, da sua casa por exemplo, como abrir e fechar portas, acionar luzes e buzina ou até mesmo a partida e acionamento do ar-condicionado ou aquecedor no veículo. É possível ainda conferir informações do Pulse como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Todas essas funcionalidades podem também ser realizadas via celular ou smartwatch.

Foto do motor 1.0 turbo do Fiat Pulse 2022
Motor 1.0 turbo do Pulse desenvolve 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque

Tenha um bom motor

Outro erro do Mobi foi chegar com o antigo, ruidoso e extremamente confiável propulsor 1.0 8V flex – nada do novo e muito mais eficiente 1.0 6V Firefly no início. Logo, os interessados pelo pequeno Fiat desanimaram…

Com o Pulse, a história é outra! Ele conta com o motor 1.0 turbo mais potente da categoria no Brasil: 125 cv com gasolina, 130 cv com etanol e 20,4 mkgf de torque a 1.750 rpm com qualquer combustível.

Segundo a Fiat, com gasolina, o Pulse faz 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

Foto do painel do Fiat Pulse Impetus 2022
Painel do Fiat Pulse agrada

O SUV tem ainda a oferta da motorização 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que, em virtude da nova legislação de emissão de poluentes, que entra em vigor em 2022, perdeu força em relação à Strada e ao Argo.

Agora o propulsor entrega 98 cv a 6.000 rpm e 13,2 mkgf a 4.250 rpm com gasolina e 107 cv a 6.250 rpm e 13,7 mkgf a 4.000 rpm com etanol.

Use o câmbio certo

O Mobi chegou com o câmbio manual de cinco marchas, o que era esperado. Mas a Fiat resolveu oferecer a transmissão manual automatizada GSR a partir da linha 2018. A intenção era boa, mas a solução era muito limitada e, sem surpresas, não durou muito no mercado.

Já o novo Fiat Pulse conta com um câmbio automático de verdade, do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais e oferece três modos de funcionamento:

  • Automático: conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia performance sem comprometer a eficiência e conforto.
  • Manual: voltado para quem gosta de estar sempre no controle e permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante.
  • Sport: atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência do motor 1.0 turbo flex.

O novo câmbio automático foi projetado com um óleo lubrificante for life, ou seja, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo – só acredito vendo.

novo Fiat Pulse , primeiro SUV da marca
Pulse: primeiro SUV da Fiat

Falta de itens de segurança

Outra ausência grave no lançamento do Mobi: equipamentos de segurança! Nada de controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags laterais e do tipo cortina, assistente de permanência na faixa de rodagem, frenagem de emergência, entre outros…

Pelo menos, com o Pulse, a situação é outra e todos os citados acima (menos os airbags de cortina), além de mais alguns, fazem parte da lista de equipamentos.

Emergência

E, como no OnStar da Chevrolet, o Fiat Connect////Me terá recursos de segurança. Em caso de emergência médica, o passageiro poderá contatar o call center da marca solicitando assistência. Em caso de acidentes graves, no qual os airbags sejam acionados, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo.

Há ainda serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto, alerta no caso de o sistema detectar uma tentativa de furto ou reboque não autorizado, além de alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.

Foto do comando do ar-condicionado na central multimídia do Fiat Pulse 2022
Ar-condicionado do Pulse pode ser controlado pela tela da central multimídia

Preços competitivos

Mas o principal “calcanhar de Aquiles” do Mobi sempre foi o seu preço. Projetado para ser um veículo barato, ele sempre custou caro – hoje então, está caríssimo, como todos os automóveis vendidos no Brasil.

Curioso que quando o Mobi começou a ter vendas mais consistentes, a Fiat elevou os preços – estratégia da marca, que não julgo estar errada.

O importante aqui é que o novo Fiat Pulse tem preços muito competitivos!

  • Fiat Pulse Drive 1.3 – R$ 79.990
  • Fiat Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 89.990
  • Fiat Pulse Drive 1.0 turbo CVT – R$ 98.990
  • Fiat Pulse Audace 1.0 turbo CVT – R$ 107.990
  • Fiat Pulse Impetus 1.0 turbo CVT – R$ 115.990

Com todos os opcionais e core mais cara, a versão Impetus, top de linha, custa cerca de R$ 126.000 no lançamento – pouco acima do Volkswagen Nivus Highline completo.

Veja a lista de equipamentos mais abaixo!

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse tem saídas falsas de escapamento

Espaço interno justo

Mobi sempre teve um espaço interno dianteiro bem honesto, mas seu espaço traseiro é muito ruim e o seu porta-malas é minúsculo (200 litros).

Com o Pulse, espero que seu espaço seja, no mínimo, um pouco melhor do que do Argo, tanto para a cabeça, na frente e atrás, quanto para as pernas no banco traseiro. O porta-malas deve ter cerca de 320 litros na medição VDA, padrão da indústria (e mais próximo da realidade), e não os 370 l divulgados pela marca, que usou outra medida.

Que o Pulse aprenda com o Mobi! E que as lições do Mobi tornem a Fiat e a Stellantis empresas melhores.

ATUALIZAÇÃO

Confira os equipamentos do novo Fiat Pulse.

Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 79.990

  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
  • Alarme antifurto
  • Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
  • Fiat Sound System
  • Ar-condicionado automático e digital
  • ASR (Controle eletrônico de tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Barras longitudinais no teto
  • Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
  • Chave canivete com telecomando
  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Faróis em LED
  • Função “Follow me Home”
  • Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
  • Hill Holder (Assistente partida em rampa)
  • Lanterna traseira em LED
  • LED DRL
  • Maçanetas na cor preta
  • Piloto automático (Cruise control)
  • Repetidores de seta laterais em LED
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
  • Retrovisores externos na cor preta
  • Roda de liga leve de 16 polegadas
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • TC+ (Traction Control Plus)
  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • USB traseira (Tipo A)
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Volante com regularem de altura
  • iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável

Fiat Pulse Drive 1.3 automático – R$ 89.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 manual:

  • Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
  • Maçanetas externas na cor da carroceria
  • Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
  • Modo Sport com botão de acionamento no volante

Opcionais

Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Fiat Pulse Drive 1.0 turbo automático – R$ 98.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 flex automática:

  • Novo motor turbo 200 flex

Opcionais

Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos em “couro”, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Fiat Pulse Audace 1.0 turbo automático – R$ 107.990

  • Acrescenta em relação à Drive turbo 200 flex automática:
  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
  • Carregador wireless para smartphones por indução
  • Key Less Entry’n Go
  • Partida Remota via chave
  • Paddle Shifters (aletas para mudança de marcha no volante)
  • Volante com revestimento em couro
  • Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
  • ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
  • Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
  • Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada

Opcionais

Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17″ escurecida, bancos revestidos em “couro”, pintura bicolor

Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

Fiat Pulse Impetus 1.0 turbo automático – R$ 107.990

Acrescenta em relação à Audace turbo 200 flex automática:

  • Bancos revestidos em “couro”
  • Cluster 7″ Full Digital
  • Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
  • Sistema de navegação GPS embarcado
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
  • Roda de liga leve de 17″ com acabamento diamantado
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Tapetes de carpete
  • Teto bicolor
  • Volante com regularem de altura e profundidade
  • Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C

Opcional

Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *