Séries especiais sempre são lançadas para dar “aquela movimentada” na linha dos modelos, seja porque eles estão para trás perante a concorrência, seja para mantê-los em evidência por mais tempo (ou outros motivos). E é mais ou menos isso que temos aqui no duelo: Citroën C4 Cactus X-Series X Nissan Kicks XPlay. Qual será o mais especial para o cliente?
Apresentação
Dessa vez o Nissan enfrenta, aqui nos Duelos do De 0 a 100, um adversário novo. Achei interessante que ambos usem o “X” para se diferenciar, sendo que o franco brasileiro tem quase o mesmo nome do console mais poderoso do momento, o Xbox Series X, da Microsoft.
Enquanto o Citröen usou a versão Live, de entrada, como referência, a Nissan escolheu o acabamento Advance, intermediário (com Pack Plus), para ser a base da série especial. E esse aspecto é importante aqui na análise, pois um é bem mais caro e equipado do que o outro.
Ambos apostam no motor 1.6 16V, de quatro cilindros, e no câmbio automático, sendo um tradicional para o Cactus e um CVT para o Kicks.
Leia outros comparativos do De 0 a 100:
- Chevrolet Onix X Chevrolet Agile
- Chevrolet Onix X Hyundai HB20
- Ford EcoSport X Renault Duster
- Ford New Fiesta Sedan 1.6 X Chevrolet Cobalt 1.8
- Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
- Nissan Versa X Renault Logan
- Nissan Versa X Renault Symbol
- Nissan Versa X Fiat Grand Siena
- Peugeot 308 X Ford Focus
- Fiat Grand Siena Essence 1.6 X Fiat Linea Essence 1.8
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Jeep Renegade Sport 1.8 AT6
- Volkswagen Polo 1.0 X Move Up 1.0
- Honda Civic EXL 2.0 CVT X Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Nissan Kicks S 1.6 CVT X Hyundai Creta Action 1.6 AT6
- Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Citroën C4 Cactus X-Series X Nissan Kicks XPlay
Preços, equipamentos e revisões
Citroën C4 Cactus X-Series
A versão Live, de entrada do C4 Cactus, vem equipada com o trivial para um veículo e parte de R$ 103.590.
X-Series
A série especial X-Series, limitada a 600 unidades, soma R$ 3.400 ao preço, chegando a R$ 106.990, e acrescenta a inédita cor Cinza Artense com teto em preto, monograma X-Series nas portas dianteiras, porta-malas e bancos; faróis de neblina, airbumps e frisos nos bancos em bronze; tapetes de tecido exclusivos; rodas liga leve de 16 ” pintadas em preto e volante revestido em “couro”.
Os principais equipamentos de série são:
- Airbag duplo frontal (2)
- Freios com ABS, EBD e BA (luzes de emergência em caso de frenagem brusca)
- Alarme perimétrico
- Apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes – com aviso de não utilização do cinto de Segurança do motorista
- Assinatura luminosa em LED (DRL)
- Controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP)
- Hill Assist – Assistente de partida em rampa
- Faróis de neblina
- Fixação ISOFIX e Top Tether (fixação para cadeiras de crianças)
- Lanternas traseiras com efeito 3D
- Retrovisores externos com regulagem elétrica
- Trava elétrica com travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Ar-condicionado digital
- Direção elétrica
- Câmera de ré
- Computador de bordo com indicador de temperatura externa
- Econômetro
- Cruise control (piloto automático) com regulador e limitador de velocidade
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Tomada 12V
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros (todos com função One Touch)
- Citroën Connect Radio – central multimídia touchscreen de 7″ com Android Auto e Apple Car Play, comandos no volante, conexão Bluetooth, entrada USB, dois alto falantes dianteiros e dois tweeters
- Guarda volumes entre os bancos dianteiros
- Banco traseiro bipartido (1/3, 2/3)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Volante revestido em “couro” sintético
- Bancos com costures em “Bronze Ocre” e logotipo X-Series
- Acabamento interno do painel em cinza
- Maçanetas das portas sem pintura
- Barras de teto longitudinais e integradas ao teto
- Painel de instrumentos digital
- Protetores laterais de porta – Airbumps em “Bronze Ocre”
- Teto bi-tom em preto
- Moldura dos faróis de neblina em “Bronze Ocre”
- Logotipo “X-Series” nas portas, porta-malas e tapetes
- Rodas de liga leve 16″ em preto brilhante
- Entre outros
Nissan Kicks XPlay
A Nissan usou o Kicks Advance (R$ 115.690), com o Pack Plus (R$ 117.690), como base aqui. Limitada a 1.350 unidades, sendo mil para o mercado brasileiro e 350 exportadas para Argentina e Paraguai, o Kicks XPlay nacional tem preço sugerido de R$ 122.990.
XPlay
A série especial traz um presente para seus compradores: um NFT (Non Fungible Token) de uma peça de criptografia feita pelo artista digital brasileiro Fesq com base nos desenhos de esboços do design da novidade.
O modelo é oferecido em combinação exclusiva e bonita de cores: Branco Diamond perolizado com teto vermelho (os retrovisores também são vermelhos). A numeração da unidade fica indicada na grade dianteira cromada, também na cor vermelha.
A assinatura do nome da edição limitada está nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, um aerofólio esportivo preto foi desenhado especificamente para a novidade, enquanto a traseira conta com adesivos na parte superior das colunas C.
Interior
Internamente, o modelo tem vários detalhes de acabamento em vermelho, em lugares como as saídas de ar, a base do volante e as costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza.
Entre os equipamentos, o XPlay acrescenta ao Advance Pack Plus carregador sem fio para celular (vendido como acessórios), tela de abertura especial que remonta à edição limitada no multimídia Nissan Connect, com tela sensível ao toque de 8″, e rodas aro 17″ com acabamento em preto brilhante.
Os principais equipamentos de série são:
- Chave presencial inteligente I-Key e botão de partida do motor
- Painel de instrumentos de 7″ em alta definição
- Bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Abertura e fechamento das portas e fechamento dos vidros por controle remoto
- Acendimento inteligente dos faróis
- Comandos no volante de áudio, do telefone e do cruise control (piloto automático)
- Direção elétrica
- Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
- Far´´ois de neblina
- Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
- Porta-malas com iluminação interna
- Espelho retrovisor eletrocrômico
- Seis airbags
- Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
- Controles de tração e estabilidade
- Luzes de condução diurna (DTRL)
- Sistema Isofix para cadeiras de crianças
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Trava elétrica com travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Alarme perimétrico
- Sensor de estacionamento
- Câmera de ré
- Computador de bordo
- Volante com a base reta, revestido em “couro” e com ajuste de altura e profundidade
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “one touch” e antiesmagamento
- Banco traseiro bipartido (1/3, 2/3)
- Multimídia Nissan Connect com tela touchscreen colorido de 8″, duas portas USB (tipo A e tipo C), conexão Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto; e quatro alto falantes
- Roda de liga leve de 17″
- Entre outros
Diferenciais: X-Series X XPlay
Em termos visuais, aspecto que será comentado abaixo, ambos tem os seus diferenciais. Entre os equipamentos, veja a diferença:
Cactus X-Series (R$ 106.990)
- Ar-condicionado digital
Kicks XPlay (R$ 122.990)
- Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina)
- Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
- Chave presencial inteligente I-Key e botão de partida do motor
- Sensor de estacionamento traseiro
- Central multimídia com tela maior (8″ x 7″)
- Volante com a base reta
- Bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero
- Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
- Revestimento dos bancos em “couro” sintético
- Entrada tipo C
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Rodas de aro 17″
- Carregador sem fio (wireless) para celular
Revisões*
Citroën C4 Cactus X-Series 1.6 AT
As revisões do Citroën acontecem a cada 10.000 km ou um ano, o que acontecer primeiro. Os preços são:
- 1ª revisão (10.000 km) – R$ 469,00
- 2ª revisão (20.000 km) – R$ 817,00
- 3ª revisão (30.000 km) – R$ 469,00
- 4ª revisão (40.000 km) – R$ 1.097,00
- 5ª revisão (50.000 km) – R$ 469,00
- 6ª revisão (60.000 km) – R$ 817,00
- Total: R$ 4.138
Garantia: 3 anos
Nissan Kicks XPlay 1.6 CVT
As revisões do Nissan também acontecem a cada 10.000 km ou um ano – o que acontecer primeiro. Os preços são:
- 1ª revisão (10.000 km) – R$ 471,00
- 2ª revisão (20.000 km) – R$ 660,00
- 3ª revisão (30.000 km) – R$ 471,00
- 4ª revisão (40.000 km) – R$ 660,00
- 5ª revisão (50.000 km) – R$ 471,00
- 6ª revisão (60.000 km) – R$ 660,00
- Total: R$ 3.393
Garantia: 3 anos
*: Preços das revisões retirados dos sites da Citroën e da Nissan, respectivamente, em 11/10/2021.
Citroën C4 Cactus X-Series X Nissan Kicks XPlay
O Cactus oferece ar-condicionado digital e o preço consideravelmente mais baixo do que o adversário, R$ 16.000, por ser baseado na versão de entrada (Live). Com essa diferença, você paga IPVA, seguro, emplacamento e pode colocar alguns acessórios.
Por outro lado, o valor mais alto do Kicks se justifica com um acabamento superior e uma oferta de equipamentos bem mais completa, incluindo itens de segurança como seis airbags e alerta de destravamento do cinto para todos os ocupantes.
Além disso, ele cuida melhor do bolso do motorista na hora das revisões. Com a diferença de R$ 745 (até 60.000 km), você pagaria a sétima revisão do Nissan, por exemplo.
Mesmo assim, o resultado mais justo aqui é empate. Reforçando que são duas versões que não brigam diretamente (básica x intermediária).
Resultado: Citroën C4 Cactus X-Series 1 x 1 Nissan Kicks XPlay
Desempenho
As propostas de propulsores dos dois veículos são idênticas: ambos 1.6 16V de quatro cilindros. É interessante ver quanto esses motores são populares nas respectivas linhas: o 1.6 da Nissan equipa o March (aposentado), V-Drive, Versa e o Kicks, enquanto o 1.6 da Citroën está debaixo do capô do C3 (aposentado), C4 Cactus e dos irmãos Peugeot 208 e 2008.
O Cactus X-Series 1.6 desenvolve 115 cv de potência com gasolina, 118 cv com etanol e 16,1 mkgf de torque com gasolina e/ou etanol.
O Kicks XPlay 1.6 gera sempre 114 cv e 15,5 mkgf com qualquer um dos dois combustíveis.
Cactus: todo mediano
Olhando os números, pensei que o Cactus andaria mais. Ele é um pouco mais potente, com um pouco mais de torque e, também, é menor. Mas tudo isso não significa que ele seja mais leve. Pelo contrário: o Citröen pesa 75 kg a mais do que o concorrente.
Na prática, o C4 tem desempenho razoável, dentro do esperado para um carro 1.6. O câmbio é eficiente, mas o modelo anda um pouco menos do que o Kicks e bebe um pouco mais. Pelo menos o tanque tem boa capacidade: 55 litros.
Kicks: valente, mas sem gana
Como digo desde 2016, o Kicks parece fraco com seus 114 cv – e um ganho de potência seria bem-vindo. Mas seu baixo peso (1.136 kg na versão Advance) faz toda a diferença. Some a isso o ótimo entrosamento do motor 1.6 com o câmbio automática do tipo CVT.
Mas não espere um comportamento esportivo, com arrancadas vigorosas. O SUV nipo-carioca é valente e tem um desempenho compatível com o que se espera do seu propulsor 1.6.
E muito importante: faz isso sem sacrificar o consumo, não importando se você está no perímetro urbano ou em rodovias. Pena que o tanque de combustível seja pequeno: apenas 41 litros.
Embora mais forte, Cactus é um pouco mais pesado, entrega um pouco menos desempenho e bebe um pouco mais. Por isso, Kicks leva nesse quesito.
Citroën C4 Cactus X-Series 1.6 16V AT
- Potência: 115/118 cv (g/e) a 5.750 rpm
- Torque: 16,1 mkgf (g/e) a 4.000/4.750 rpm
- Comprimento: 4,170 m
- Largura: 1,714 m (sem retrovisores)
- Altura: 1,534 m
- Entre-eixos: 2,600 m
- Porta-malas: 320 litros
- Tanque: 55 litros
- Peso: 1.211 kg
- Consumo*: cidade – 7,3 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina) / estrada – 9,1 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina)
Nissan Kicks XPlay 1.6 16V CVT
- Potência: 114 cv (g/e) a 5.600 rpm
- Torque: 15,5 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
- Comprimento: 4,295 m
- Largura: 1,760 m (sem retrovisores)
- Altura: 1,560 m
- Entre-eixos: 2,620 m
- Porta-malas: 432 litros
- Tanque: 41 litros
- Peso: 1.136 kg
- Consumo*: cidade – 7,6 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina) / estrada – 9,3 km/l (etanol) e 13,6 km/l (gasolina)
*: Números de consumo são do Inmetro com base no banco de dados atualizado em 28/09/2021.
Resultado: Citroën C4 Cactus X-Series 1 x 2 Nissan Kicks XPlay
Espaço, acabamento e conforto
Cactus: hatch, não um SUV
A Citroën se esforça para vender o C4 Cactus como um SUV, como a Honda faz com o WR-V – e ambos até “passam na prova” para atender os quesitos. Porém, na prática, o C4 Cactus não é um SUV.
E isso fica claro quando você entra no veículo. Mesmo com atraentes 2,60 m de entre-eixos, o modelo é mais curto e mais baixo do que o Kicks, levando os ocupantes com menos espaço. Sei que não sou padrão, mas bato a minha cabeça no teto tanto atrás, quanto na frente.
Com 320 litros, o porta-malas é semelhante ao dos hatches, mas longe da média dos SUVs (com exceção do Renegade). Em termos de acabamento, a versão Feel (base do X-Series) é até boa, mas carece de um pouco mais de refinamento.
Outro ponto de melhora é na forma como o banco do motorista desce: o assento se inclina muito (“deita para trás”), fazendo os meus 1,97 m notarem o desconforto.
Kicks: rei do equilíbrio
O Kicks vai bem em todos os pontos dessa análise. Seu acabamento é bom, assim como o seu espaço interno, sendo muito semelhante ao do Honda HR-V, superando o Jeep Renegade, o Ford EcoSport e o Peugeot 2008, mas perdendo para os Renault Duster e Captur.
Com 432 litros de capacidade, seu porta-malas é ótimo – um dos melhores da categoria. O isolamento acústico, antes um problema que incomodava, melhorou muito na linha 2022.
O banco do motorista é muito confortável e você nota isso em viagens mais longas, quando a tecnologia Zero Gravity fez a diferença – o design do banco ajuda a maximizar o fluxo sanguíneo e a manter os níveis de energia durante a condução.
Resultado: Citroën C4 Cactus X-Series 1 x 3 Nissan Kicks XPlay
Visual
Visual é um aspecto subjetivo da análise e não vale nota. C4 Cactus X-Series e Kicks XPlay me agradam por motivos diferentes.
O inédito cinza introduzido pela série limitada da Citroën é muito bonito e os detalhes em “bronze” fizeram bem para a carroceria do veículo, que conta ainda com a boa escolha das rodas escurecidas. A dianteira é o ponto alto, enquanto a traseira deixa a desejar, muito pelas lanternas com “olhar triste”.
Já o Kicks foi atualizado nesse anto e teve na sua dianteira, agora mais moderna e agressiva, a sua mudança mais profunda. Na traseira, o para-choque é novo e o modelo tem um recurso de estilo de gosto bastante duvidoso: uma régua liga as lanternas no centro da tampa do porta-malas – era mais bonito antes.
Sobre o XPlay, gostei muito do conjunto branco + vermelho, incluindo os retrovisores melhores. As rodas escuras também ficaram demais! Mas eu deixaria o rack do teto vermelho (ele é prata), assim o aerofólio, que é preto – tudo ficaria mais harmônico.
Mas, entre os dois, o design do Kicks me agrada mais – lembrando que prefiro linhas mais retas.
Resumo da obra
Por mais que o primeiro critério tenha sido empate (justíssimo, pelo motivo que expliquei acima), o Kicks venceu mais um adversário, agora por ser maior, andar mais, beber menos, ser mais confortável e ter melhor acabamento e mais itens de segurança.
Além disso, a série especial XPlay entrega mais para o consumidor.
O C4 Cactus é um bom carro, mas brigar com SUVs não é o melhor cenário para ele, que tem a série especial X-Series bem honesta, mas que atrai menos. Mesmo assim, não será surpresa se mais unidades forem adicionadas às 600 previstas originalmente, tamanha boa aceitação da novidade nas concessionárias.
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