Volkswagen mexe pouco e bem no T-Cross 2022

Volkswagen T-Cross 2022
Volkswagen T-Cross

Para não ficar para trás no segmento mais disputado do mercado nacional, e para justificar um pouco mais o alto preço cobrado, a Volkswagen mexeu pouco mais mexeu bem na linha T-Cross 2022.

Versões não mudam

O T-Cross continua comercializado em quatro versões: Sense, 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI – todas equipadas com câmbio automático de seis marchas, com paddle shift (acabamento 200 TSI manual dá adeus).

Interessante que, para a linha 2022, as mudanças do T-Cross foram inspiradas no irmão maior, Taos, e no menor, Nivus. 

Novidades

Toda linha T-Cross 2022 passa a contar com o novo volante multifuncional da Volkswagen, que estreou aqui no Brasil com o Nivus e equipa também o Taos. Com boa empunhadura, ele é revestido em “couro”, tem a nova logo da marca e vários comandos (computador de bordo, sistema de som e cruise control).

Foto do painel do T-Cross Highline mostrar o novo volante da linha 2022 do modelo
Novo volante é destaque no painel da linha 2022 do T-Cross

T-Cross 200 TSI 2022

A versão 200 TSI passa a ser oferecida com painel de instrumentos com tela de 8″ 100% digital, a mesma do Taos e do Nivus Comfortline.

T-Cross Comfortline 2022 e Highline 2022

As versões Comfortline e Highline do T-Cross continuam saindo de fábrica com o painel de instrumentos Active Info Display, quadro de instrumentos digital com a grande tela colorida de 10,25″ totalmente configurável.

Ambas as versões contam agora com carregamento de smartphone por indução (wireless charger) – algo bem-vindo, esperado e cada vez mais comum (como no Nivus Highline).

Por dentro

Para a versão Highline, o revestimento dos bancos agora é parcialmente em “couro” Deep Blue e os assentos dianteiros contam com novo porta-celular, que promove comodidade para os passageiros do banco traseiro.

Para a configuração Comfortline, este revestimento (parcialmente em “couro” Deep Blue) é oferecido como opcional.

Assim como os bancos, o interior do T-Cross 2022 também foi renovado com novas cores para o revestimento dos painéis.

T-Cross Highline é a versão topo de linha do SUV da Volkswagen
T-Cross Highline é a versão topo de linha do SUV da Volkswagen

Nova logo e vermelho Sunset

Por fora, as novidades do T-Cross 2022 ficam por conta da inclusão da nova logomarca da VW  na grade frontal e na tampa do porta-malas, e pela inclusão do vermelho Sunset, cor de lançamento do Nivus, na oferta de cores do T-Cross.

Ao todo, são sete cores: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Prata Sargas, Azul Norway, Bronze Namíbia e agora o Vermelho Sunset.

A versão Highline tem cinco opções de pintura bi-tone:

  • Preto Ninja com teto Cinza Platinum
  • Branco Puro com teto Preto Ninja
  • Cinza Platinum com teto Preto Ninja
  • Vermelho Sunset com teto Preto Ninja
  • Prata Sargas com teto Preto Ninja
  • Bronze Namíbia com teto Preto Ninja
Volkswagen T-Cross Sense 2022
Volkswagen T-Cross Sense

T-Cross Sense 2022 

Antes focada apenas no público PcD (Pessoa com Deficiência), o T-Cross Sense 2022 continua a ser ofertado para o público do varejo com um preço mais atraente para o consumidor que sonha entrar no segmento dos SUVs compactos. 

É uma opção muito válida, considerando que os preços do T-Cross, assim como de todos carros do Brasil, estão muito caros:

  •  Volkswagen T-Cross Sense 2022 – R$ 96.390
  • Volkswagen T-Cross 200 TSI 2022 – R$ 119.790
  • Volkswagen T-Cross Comfortline 2022 – R$ 134.900
  • Volkswagen T-Cross Highline 2022 – R$ 146.200

VW Play continua 

Se o Nivus 2022 perdeu a central VW Play, o T-Cross 2022 continua com ela de série desde a versão 200 TSI.

Com tela tela configurável de 10,1″ , 10 GB de espaço e conexão com Android Auto e Apple Car Play, a central multimídia conta com o VW Play Apps, que permite instalar APPs como Spotify, PlayKids ou Waze, entre muitos outros, diretamente no VW Play.

Motores do Volkswagen T-Cross 2022

A Volkswagen oferece duas opções de motor para o seu primeiro SUV fabricado no Brasil:

  • 1.0 12V TSI, turbo, de três cilindros e injeção direta de combustível, que desenvolve 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, ambos atingidos a 5.500 rpm, além de 20,4 mkgf de torque (200 Nm), entre 2.000 rpm e 3.500 rpm, com qualquer combustível.
  • 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.
Banco traseiro do Volkswagen T-Cross Highline 2021
Volkswagen-T-Cross tem bom espaço interno

Resumo da obra

Achei bastante curioso que as novidades do T-Cross 2022 parecem ter sido escolhidas para otimizar custos de produção e com fornecedores, unificando.

Um exemplo claro é que Nivus, T-Cross e Taos têm o mesmo volante. Ter o novo painel de instrumentos com tela de 8″ 100% digital também elimina o uso de um quadro diferente e que equipada o T-Cross e o Nivus.

De toda forma, o SUV da Volkswagen continua sendo uma das melhores opções do segmento, pois oferece muito itens de segurança, tecnologia, um ótimo espaço interno, porta-malas honesto, bom desempenho e boa média  de consumo.

Mas existe espaço para evoluir em acabamento e preço.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *