Pelo sétima vez consecutiva, a Fiat fechou o mês na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves com 26,8% de participação (43.684 emplacamentos), o melhor resultado desde agosto de 2007.
Com este resultado, a marca ítalo-mineira-pernambucana amplia sua liderança no mercado nacional no acumulado do ano, chega a 267.442 mil unidades vendidas desde janeiro (com participação de mercado de 22,88%) e se consolida como a que mais cresceu no país: 8,3 pontos comparado ao mesmo período de 2020.
Quarteto fantástico
Esse desempenho estrondoso acontece, como citado no título, graças ao quarteto fantástico da Fiat no Brasil: Strada, Argo, Mobi e Toro!
Confira como o quarto da marca se destacou para isso:
Fiat Argo
Somando automóveis e comerciais leve, o Argo foi o mais vendido do país em julho com 10.873 unidades (6,7% de market share) – melhor desempenho comercial desde o seu lançamento.
O modelo briga arduamente com o Hyundai HB20 pela liderança entre os automóveis (veja abaixo), uma vez que o Chevrolet Onix foi o mais afetado pela parada das fábricas em virtude da falta de componentes.
Fiat Strada
Se o Gol pode ser considerado o maior fenômeno da história da indústria automotiva brasileira, a Strada é o maior fenômeno entre os comerciais leves. É um absurdo o tanto que essa picape vende – e só não vende mais porque a Fiat não dá conta de produzir.
Na mesma somatória, a Strada fechou julho em primeiro entre os comerciais leves e em segundo entre todos os veículos com 9.439 unidades (5,8% de participação).
Mas a picape fenômeno é o veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 70.502 mil emplacamentos e 6% de participação nas vendas totais do semestre.
Fiat Mobi
Com em 3ª lugar e 8.059 unidades emplacadas (4,9% de market share) em julho, o Mobi atingiu seu recorde de vendas desde o seu lançamento, em 2016.
Embora seja um carro bem construído e interessante, que ficou um pouco mais atraente agora na pandemia, considerando o preço absurdo de todos os veículos vendidos no Brasil, prefiro muito mais investir num Argo do que num Mobi.
Fiat Toro
A picape Toro foi o 5° veículo em vendas nacionais com 7.031 unidades (4,3% de participação), atingindo seu melhor mês também desde seu lançamento.
Stellantis domina mercado brasileiro
O quarto fantástico da Fiat fez (e faz) a Stellantis sorrir de orelha a orelha. Mas eles foram ajudados pela dupla dinâmica da Jeep e, também, pelos franceses.
Jeep
A marca Jeep atingiu recorde de market share com 8,3% no mercado total, com 13.546 carros emplacados no mês de julho, garantindo, mais uma vez, os dois primeiros lugares no ranking de SUVs, com Renegade em primeiro lugar e Compass em segundo.
O Compass atingiu seu segundo melhor emplacamento da história em julho, com 6.670 unidades emplacadas e 4,1% de participação de mercado no total da indústria, seu maior número percentual até hoje.
Já o Renegade teve 6.854 unidades comercializadas em julho, com 4,2% de participação na indústria total, e segue no topo do segmento.
No acumulado do ano, a Jeep totaliza 86.792 veículos vendidos, o equivalente a uma participação de mercado de 7,4%.
Franceses crescem
A Stellantis também conseguiu fazer algo que, até pouco tempo atrás, parecia quase impossível: fazer a Peugeot e a Citroën crescerem. Ambas tem números ainda tímidos, mas tiveram crescimento expressivo.
Peugeot
A Peugeot superou, nos sete primeiros meses de 2021, o volume total de vendas do ano passado. Com 15.040 unidades comercializadas de janeiro a julho, a marca do Leão cresceu 11,6%, em relação aos 13.477 veículos vendidos durante o ano inteiro de 2020.
Quando comparado aos sete primeiros meses do ano, o crescimento foi de 164,6%. O bom desempenho da Peugeot no mês de julho, também levou a marca a alcançar 1,9% em market share no Brasil, seu melhor resultado em participação desde 2012.
Citroën
No acumulado de janeiro a julho desse ano a Citroën comercializou 11.687 veículos, um crescimento de 43% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, além de uma participação de mercado também superior ao mesmo período.
O C4 Cactus foi responsável por 2.285 unidades vendidas no sétimo mês do ano. No acumulado do ano, o C4 Cactus atingiu a marca de 9.587 unidades comercializadas, um crescimento de 61% frente ao mesmo período do ano passado.
Stellantis
A Stellantis encerrou o mês de julho com 38,9% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com um total de 63.471 veículos vendidos no mês. No acumulado do ano, a Stellantis lidera o mercado com 32,6% de participação e 383 mil veículos emplacados.
Fiat é a marca líder do mercado brasileiro, com 22,8% de participação, enquanto Jeep acumula uma participação de 7,4%, seguindo-se Peugeot (1,3%), Citroën (1%) e Ram (0,2%). No acumulado de janeiro a julho, Stellantis tem seis modelos entre os dez mais vendidos.
Top 10 – Julho de 2021
- Fiat Argo – 10.873 unidades
- Fiat Strada – 9.439 unidades
- Fiat Mobi – 8.059 unidades
- Hyundai HB20 – 7.799 unidades
- Fiat Toro – 7.030 unidades
- Jeep Renegade – 6.855 unidades
- Jeep Compass – 6.670 unidades
- Toyota Corolla Cross – 5.068 unidades
- Renault Kwid – 4.865 unidades
- Toyota Hilux – 4.576 unidades
Top 10 – Acumulado de 2021 (janeiro a julho)
- Fiat Strada – 70.502 unidades
- Hyundai HB20 – 53.205 unidades
- Fiat Argo – 52.797 unidades
- Jeep Renegade – 47.462 unidades
- Fiat Mobi – 47.413 unidades
- Chevrolet Onix – 42.894 unidades
- Fiat Toro – 41.114 unidades
- Jeep Compass – 39.220 unidades
- Volkswagen Gol – 38.774 unidades
- Hyundai Creta – 37.761 unidades
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem