Um dos melhores e o mais popular sedã médio do Brasil, o ótimo Toyota Corolla 2022 já está entre nós e a sua “novidade” que mais chamou a atenção foi o seu preço.
Preços
Todas as versões do Toyota Corolla 2022 subiram, pelo menos, R$ 2.510 de preço, com a versão básica partindo agora de incríveis R$ 120.790. Se comparamos aos valores praticados no lançamento da nova geração do modelo no final de 2019, temos aumentos superiores a 21%.
Como eu gostaria que o meu salário subisse assim, ainda mais em apenas 16 meses… Confira os preços:
Modelo | Preços linha 2022 | Preços linha 2021* | Diferença |
Toyota Corolla GLi 2.0 CVT | R$ 120.790 | R$ 114.590 | R$ 6.200 |
Toyota Corolla XEi 2.0 CVT | R$ 129.100 | R$ 126.590 | R$ 2.510 |
Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT | R$ 151.090 | R$ 146.390 | R$ 4.700 |
Toyota Corolla Altis 1.8 Hybrid Flex CVT | R$ 151.090 | R$ 146.390 | R$ 4.700 |
Toyota Corolla Altis Premium 1.8 Hybrid Flex CVT | R$ 158.990 | R$ 154.390 | R$ 4.600 |
*: Valores praticados até dezembro de 2020.
Veja quanto custava o Corolla no final de 2019:
- Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 99.990
- Toyota Corolla XEi 2.0 – R$ 110.990
- Toyota Corolla Altis Premium 2.0 – R$ 124.990
- Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 flex – R$ 124.990
- Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 flex – R$ 130.990
Por que valores tão altos?
Já falei muito sobre alguns dos motivos para os aumentos dos preços dos carros no Brasil e não vou repetir os detalhes (você pode ler aqui e assistir abaixo). Mas lamento muito pela estratégia da marca, embora errada ela não esteja, pois pode colocar o preço que quiser.
Importante dizer que os valores que pesam no bolso não exclusivos da Toyota, mas sim de todas as montadoras no Brasil.
E não custa lembrar que vivemos uma crise que piorou muito a partir de 2019, com “custo Brasil” sem controle, dólar (“cheio de besteira”) caríssimo, inflação (comida, combustível, gás…), desemprego alto e, para piorar, sem perspectiva de melhora até o final de 2022 – sem contar o coronavírus.
Leia também:
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Novidades
Mas vamos ao que interessa aqui no post. Disponível desde o início de fevereiro de 2021, a linha Toyota Corolla 2022 chega à rede de concessionárias com poucas novidades.
Toyota Corolla GLi 2022
Todas as versões não têm mais a cobertura traseira da central multimídia, o que modernizou o painel uma vez que a tela da central, finalmente, ficou fina, perdendo o aspecto de “TV de tubo”.
Isso fez com que o Corolla GLi 2022 ficasse R$ 6.200 mais caro…
Toyota Corolla XEi 2022 e Altis Hybrid 2022
As versões intermediárias com motor 2.0 (XEi) e híbrida (Altis Hybrid) agora tem maçanetas internas com acabamento na cor prata, acompanhadas de um aumento de R$ 2.510 e de R$ 4.700, respectivamente.
Toyota Corolla Altis Premium 2022
Topo de linha com propulsor 2.0, o Toyota Corolla Altis Premium 2022 passa a contar com tela TFT de 7″ (no lugar da 4,2”), como disponível atualmente nas versões híbridas, e inclusão de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Preço subiu R$ 4.700.
Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022
O Corolla Altis Premium Hybrid, topo de linha híbrido flex, conta agora com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e preço R$ 4.600 mais elevado.
Cores
O Toyota Corolla 2022 está disponível nas cores Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Branco Polare e nas novas opções Branco Lunar e Cinza Granito.
Corolla no mercado brasileiro em 2020
Em um ano desafiador como foi 2020, o Toyota Corolla superou 40 mil unidades comercializadas, mantendo novamente a liderança no segmento de sedãs médios no País.
Híbrido flex líder
A configuração híbrida flex, que teve cerca de 9 mil unidades vendidas no ano passado, foi responsável por mais de 48% das vendas de todos os veículos eletrificados no Brasil neste período.
Com isso, o modelo foi o carro-chefe no avanço da hibridização em território nacional. Como comentei antes, o motor híbrido bicombustível é o ideal para o mercado brasileiro, considerando a nossa completa falta de estrutura e de perspectiva para veículos elétricos.
Motores
Um dos mais modernos motores 2.0 16V do mercado nacional, o Dynamic Force desenvolve 169 cv de potência com gasolina e 177 cv com etanol (ambas a 6.600 rpm) e 21,4 mkgf de torque (a 4.400 rpm) com qualquer combustível.
Ele é acompanhado do câmbio Direct Shift, que tem, ao todo, tem 10 marchas. Enquanto as nove últimas (2ª a 10ª) são virtuais do tipo CVT, a primeira é um transmissão automática tradicional.
1.8 16V híbrido flex
A motorização 1.8 16V híbrido bicombustível gera 98 cv com gasolina 101 com o derivado da cana-de-açúcar. Não importando o combustível, o torque é sempre de 14,5 mkgf
O apoio elétrico vem de uma dupla de propulsores (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 mkgf de torque, alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico que fica sob o banco traseiro.
Se 122 cv de potência combinada, que não parece muito, o diferencial do híbrido está no torque, que entrega muita força ao tocar o pé no acelerador.
Consumo híbrido flex
No Corolla híbrido, o câmbio é um automático do tipo CVT (que simula 7 marchas virtuais). Com ele, segundo o Inmetro, o modelo consegue rodar 10,9 km/l com etanol e 16,3 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada.
Resumo da obra
Não vou comentar mais sobre preço nesse final. Quero apenas confirmar a minha percepção que, independente do valor, o Toyota Corolla é um dos melhores e mais interessantes carros fabricados e vendidos no Brasil.
Sua versão híbrida flex é benchmarking mundial e uma baita opção para quem quer sair dos carros exclusivos à combustão. E a versão 2022 trouxe alterações pontuais que demostram que a marca está ouvindo seus clientes, o que é bom.
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