Com duas situações completamente distintas no mercado, a Stellantis promove mudanças opostas no seu sedã e na sua picape compactos. Fiat Cronos 2021, que vende menos, “ganhou mais”; enquanto a Strada, líder esmagadora de vendas, “ganhou menos”.
As alterações são válidas apenas para as versões Drive 1.3 do Cronos e Freedom 1.3 da Strada, ambas 2021/2021.
Fiat Cronos 2021
O Fiat Cronos 2021, na sua versão Drive 1.3, o Cronos passou a contar com controle de estabilidade, controle de tração e auxílio de partida em rampa – democratizando os itens de segurança dentro da linha e equiparando o modelo a alguns de seus principais.
Os equipamentos faziam parte do pacote S-Design, que continua disponível composto por ar-condicionado automático digital, sistema Keyless Entry and Go, câmera de ré, retrovisor elétrico, faróis de neblina, roda de liga leve de 15”, spoiler traseiro e detalhes escurecidos no interior e exterior do modelo.
Outros equipamentos do Fiat Cronos Drive 1.3 2021
Entre outros equipamentos, o Cronos Drive 1.3 vem equipado com
- central multimídia UConnect de 7″ sensível ao toque com Android Auto e Apple Car Play, conexão Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz;
- segunda porta USB para passageiros traseiros;
- farol e lanterna com luzes em LED;
- sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico;
- vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento;
- sistema de monitoramento da pressão dos pneus;
- volante com comandos de rádio e telefone;
- alarme antifurto;
- ar-condicionado;
- banco do motorista com regulagem de altura;
- chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas;
- cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes;
- computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso);
- direção elétrica progressiva;
- gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix);
- airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD e ESS (sinalização de frenagem de emergência);
- Lane Change (auxilia nas trocas de faixa);
- maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, entre outros.
Fiat Strada 2021
A popular Strada, na sua versão Freedom 1.3, passa a sair de fábrica, tanto na cabine simples quanto na dupla, com sensor de estacionamento traseiro.
O item fazia parte do Pack Tech, pacote que dispõe agora de câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão wireless, segunda entrada USB, controle de áudio no volante e dois tweeters.
Outros equipamentos da Fiat Strada Freedom 1.3 2021
Entre os principais itens de série, a versão intermediária da picape Strada, Freedom 1.3, vem com
- alarme antifurto;
- capota marítima;
- faróis de neblina;
- travas e vidros elétricos dianteiros.
- airbag duplo (motorista e passageiro)
- ar-condicionado;
- comandos de áudio no volante;
- computador de bordo;
- controles de estabilidade e tração;
- direção elétrica;
- freios ABS com EBD;
- ganchos para amarração de carga na caçamba;
- grade de proteção no vidro traseiro;
- Hill Holder (assistente de partida em rampa);
- luz de iluminação e protetor da caçamba;
- retrovisores externos elétricos;
- rodas em liga leve 15′ + pneus 195/65 R15;
- sensores de estacionamento e de monitoramento da pressão dos pneus;
- travas e vidros elétricos elétricos;
- volante com regulagem de altura, entre outros.
Preços
Mesmo com as novidades, sedã e picape não sofreram aumentos (até o momento), o que é uma ótima notícia. O preço público sugerido do Cronos Drive 1.3 é de R$ 69.890 e R$ 71.074 para o estado de São Paulo, onde o ICMS foi absurdamente ampliado (SP).
A nova Strada Freedom 1.3 sai por R$ 76.490 e R$ 82.490 para São Paulo (SP) na cabine simples e R$ 77.824 e R$ 83.929 (SP) na cabine dupla.
Motor 1.3 Firefly
Strada e Cronos contam com o propulsor 1.3 8V Firefly, de quatro cilindros, que entrega 101 cv a 6.000 rpm e 13,7 mkgf a 3.500 rpm com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 mkgf a 3.500 rpm com etanol.
Com essa motorização, ambos oferecem apenas câmbio manual de cinco marcas. Mas está nos planos da Fiat a opção com câmbio automático, especialmente para o sedã.
Mercado
Como comentei, as mudanças mais importante aconteceram no carro que vende menos para ajudá-lo a melhorar no mercado. Confira o ranking de emplacamentos de sedãs compactos e compactos premium:
- Chevrolet Onix Plus – 7.139 unidades
- Volkswagen Voyage – 1.915 unidades
- Volkswagen Virtus – 1.903 unidades
- Toyota Yaris Sedan – 1.461 unidades
- Fiat Grand Siena – 1.257 unidades
- Renault Logan – 1.153 unidades
- Nissan Versa – 1.088 unidades
- Fiat Cronos – 1.031 unidades
- Ford Ka Sedan – 934 unidades
- Nissan Versa V-Drive – 801 unidades
- Honda City – 604 unidades
- Toyota Etios Sedan – 195 unidades
- Caoa Chery Arrizo 5 – 116 unidades
Por outro lado, a picape Strada vende mais do que pão quente. Confira os dados contra adversários diretos e indiretos.
- Fiat Strada – 9.230 unidades
- Fiat Toro – 5.233 unidades
- Toyota Hilux – 3.301 unidades
- Chevrolet S10 – 2.520 unidades
- Volkswagen Saveiro – 2.497 unidades
- Ford Ranger – 1.926 unidades
- Renault Duster Oroch – 1.049 unidades
- Nissan Frontier – 815 unidades
- Mitsubishi L200 – 596 unidades
- RAM 2500 – 304 unidades
- Volkswagen Amarok – 188 unidades
- Chevrolet Montana – 120 unidades
Ambos os rankings da Fenabrave, de janeiro de 2021.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem