Você deve achar curioso que estou “comemorando” o retorno da ex-versão topo de linha (e agora intermediária) de um carro para o mercado. Fato é que a chegada do Chevrolet Cruze LTZ 2021 é um ânimo para um segmento cada vez menos popular no Brasil.
O Chevrolet Cruze 2021 chega às concessionárias no meio de fevereiro e tem como principal novidade o retorno da versão LTZ, posicionada entre os acabamentos LT e Premier na gama. Disponível para as carrocerias hatch e sedã, basicamente ela é a Premier sem todos os diferenciais de tecnologia e segurança (veja abaixo).
“Decidimos juntar as tecnologias mais valorizadas pelos clientes do sedã com o visual mais dinâmico até então exclusivo do modelo Sport6. Tudo isso somado a excelente dirigibilidade, segurança e sofisticação tão reconhecidas nesta plataforma. Com essa combinação, o novo Cruze LTZ torna-se um reforço importante para potencializar a nossa presença na porção premium do mercado”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.
Confusão visual
A Chevrolet quis diferenciar cada versão do do Cruze (sedã e hatch) com um design um pouco diferente. O que parece ser uma boa ideia, na verdade, tende a confundir a cabeça do consumidor.
Na dianteira, o Cruze LTZ sedã tem grade e para-choque similares aos que já eram usados na versão hatch. Entretanto, o Cruze Sport6 LTZ terá o mesmo design da versão Premier.
“As mudanças têm como intuito gerar maior diferenciação entre as três versões do Cruze, reforçando a identidade de cada uma delas para atender as preferências dos diferentes perfis de consumidores. Com isso, passamos a ofertar o Cruze LT para quem busca um veículo premium com características mais tradicionais, o Cruze LTZ para quem busca um de apelo mais esportivo e o Cruze Premier como sinônimo de máxima sofisticação e requinte, nas duas opções de carroceria”, explica Fioco.
Premium?
Para o executivo, “o lançamento destas novidades cerca de um ano após a chegada do novo modelo às lojas reforça o comprometimento que a empresa mantém com o estratégico segmento de automóveis de passeio premium na região”.
Não considero, definitivamente, o Cruze como um modelo premium. Acho que ele é um ótimo representante para os sedãs médios.
Mais sedãs médios, por favor
Mesmo com a categoria em baixa, consumida pelos SUVs, e com os rumores que, infelizmente, a Honda pode parar de fabricar e vender o Civic no Brasil, ter uma nova versão para o Cruze é uma injeção de ânimo.
Temos ainda a melhor geração do Toyota Corolla de todos os tempos, o interessante (e pouco competitivo) Volkswagen Jetta e, num futuro não muito distante, teremos a nova geração do bom Nissan Sentra.
Principais equipamentos da linha Chevrolet 2021
Toda linha Cruze 2021, sedã e hatch, vem com motor 1.4 16V turbo flex, que desenvolve 150 cv de potência e 24 mkgf de torque com gasolina e 153 cv com e 24,5 mkgf com etanol.
A única opção de câmbio disponível é o automático de seis marchas.
Chevrolet Cruze LT 2021 / Chevrolet Cruze Sport6 LT 2021
Principais equipamentos de série:
- direção elétrica progressiva
- seis airbags
- sistema de freios com ABS com distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
- alerta de pressão dos pneus
- indicador de nível de vida de óleo
- controle de tração e estabilidade
- sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
- faróis e lanternas de neblina
- regulagem de altura dos faróis
- luz de condução diurna
- assistente de partida em aclive
- ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação
- MyLink com tela de 7″, Android Auto e Apple Car Play, sistema premium de áudio com 4 alto-falantes, 2 Tweeters
- controlador de velocidade de cruzeiro
- travas e vidros elétricos por comando remoto pela chave
- sistema Stop/Start (pode ser desligado)
- acabamento interno premium na cor “Jet Black”
- roda de liga leve aro 17″
- computador de bordo com três modos (informações gerais, viagem e consumo)
- sistema OnStar com myChevrolet App e Wi-Fi nativo
Chevrolet Cruze LTZ 2021 / Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2021
Conteúdo da versão LT, além de:
- roda com acabamento especial escurecido
- grade e para-choque dianteiro exclusivos (sedã)
- MyLink com tela de 8” e navegador
- lanternas em LED
- câmera de ré de alta resolução
- luz de condução diurna em LED
- sistema de ignição do motor e abertura da travas das portas por botão via reconhecimento da chave presencial
- sensor de estacionamento dianteiro
- friso cromado na base das janelas e maçanetas laterais
- computador de bordo com tela colorida de cinco modos (informações gerais, de áudio, de telefone, de navegação, configurações do veículo)
- retrovisor com rebatimento elétrico
- teto solar (Sport6)
Chevrolet Cruze Premier 2021 / Chevrolet Cruze Sport6 Premier 2021
Itens da versão LTZ, com adição de:
- rodas, grade e para-choque dianteiro exclusivos
- sistema de estacionamento semiautônomo
- banco do motorista com regulagem elétrica
- alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem
- frenagem automática de emergência em baixas velocidades
- alerta de colisão frontal
- alerta de ponto cego
- sistema auxiliar de permanência em faixa
- farol alto adaptativo
- indicador de distância do veículo da frente
- carregador por indução para smartphone
- acabamento interno nas cores preto e caramelo
Cores
São sete opções de cores para o Cruze 2021: Cinza Satin Steel, Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Azul Eclipse e Prata Switchblade.
Preços
Os preços de toda a linha 2021 do Chevrolet estão contraditórios em vários lugares, mas é oficial que tanto o Cruze LT quanto o Cruze Sport6 LT tem preço inicial sugerido de R$ 116.530.
A nova versão LTZ está na casa de R$ 127.000 e a Premier de R$ 140.000, não importando a carroceria – valores que impressionam.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem