O Toyota Corolla GR-S está prestes a chegar ao mercado brasileiro, no primeiro trimestre de 2021. O modelo será o primeiro veículo GAZOO Racing produzido em solo brasileiro. Visual e acabamento são destaques, enquanto motor 2.0 não foi “apimentado”.
Visual
Falando do design, o novo Corolla GR-S apresenta faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED.
Na traseira, o sedã conta com spoiler exclusivo GAZOO Racing, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão esportiva.
Além disso, o veículo é equipado com saias laterais, rodas de liga leve 17” exclusivas, emblemas da GAZOO Racing, retrovisores externos e o teto pintados na cor preta metálica, e para-choques dianteiro e traseiro contam com design diferenciado.
Mas ficou bom?
Todo esse conjunto garante um visual um pouco mais esportivo para o sedã, que, como comentei antes, está na melhor e mais bonita geração da sua história.
Por dentro
No interior, o Corolla GR-S conta com acabamento preto com partes revestidas de “couro” e ultrasuede, com costuras em vermelho, bancos com logo GAZOO Racing no encosto de cabeça.
Tem ainda tapetes e volante com o emblema da divisão esportiva da marca, com acabamento em couro na cor preta e costuras vermelhas e painel de instrumentos analógico com dois indicadores e tela de TFT de 4,2” digital, colorida e personalizada.
Motor sem novidades
Infelizmente, a esportividade GAZOO Racing não foi “transferida” para o interessante motor 2.0 16V Dynamic Force, de quatro cilindros, com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE.
São os mesmos 169 cv de potência com gasolina e 177 cv com etanol (ambas a 6.600 rpm) e 21,4 mkgf de torque (a 4.400 rpm) com qualquer combustível.
Seria interessante um remapeamento da central eletrônica para fazer o veículo ganhar uma força extra, como 185 cv e 22 mkgf.
Câmbio
Algo que também não mudou foi o câmbio. A transmissão Direct Shift tem 10 marchas ao todo: enquanto as nove últimas (2ª a 10ª) são virtuais (do tipo CVT), a primeira é um transmissão automática tradicional, o que melhora a arrancada..
O Corolla GR-S conta com paddle shift no volante e botão seletor de modo de condução Sport.
Suspensão foi revista
Pelo menos a Toyota tentou “apimentar” a condução do sedã trabalhando na suspensão. Foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi e novos amortecedores e molas.
Só na prática para saber como ficou.
Equipamentos de série
O novo Corolla GR-S é equipado com central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto e Apple Carplay.
Ele vem ainda com:
- ar-condicionado automático e digital,
- banco do motorista com regulagem de altura
- banco traseiro com descansa-braços central e porta-copos
- carregador por indução para celular (wireless charger)
- direção eletro assistida progressiva (EPS)
- espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico e externos eletro retráteis com regulagem elétrica
- faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico
- sistema de partida por botão (sem chave) com o logo GAZOO Racing
- sistema de destravamento das portas por sensores na chave
- sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro)
- controles eletrônicos de estabilidade e tração
- assistente de subida em rampa (HAC)
- sinal de frenagem de emergência
- sistema de alarme volumétrico e perimétrico.
- luzes diurnas de LED
- sistema de pré-colisão frontal (PCS)
- sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida (LDA)
- controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- faróis altos automáticos (AHB)
Cores
Disponível no mercado nacional no final do primeiro trimestre de 2021, o novo Corolla GR-S terá três cores disponíveis:
- novo Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico)
- Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico)
- todo Preto Eclipse (metálico) – provavelmente o mais bonito
Preços
O preço do Corolla GR-S ainda não foi revelado, mas deve variar entre o das versões XEi e Altis Premium. Alguém arrisca R$ 136.490?
- Toyota Corolla GLi 2.0 – R$ 114.590
- Toyota Corolla XEi 2.0 – R$ 126.590
- Toyota Corolla Altis Premium 2.0 – R$ 146.390
GS Garage
Se você não puder comprar o Corolla GR-S agora, pelo menos você pode levar produtos da GAZOO Racing para casa. O primeiro GR Garage, espaço dedicado à venda de itens marca, foi inaugurado na concessionária T-Drive de Alphaville, em Barueri (SP).
São mais de 10 produtos exclusivos, como chaveiros, bonés, camisetas, jaquetas, canecas, máscaras e óculos de sol, além de peças customizadas de veículos da Toyota.
A marca espera expandir as lojas para mais quatro pontos em 2021: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP) e Cuiabá (MT). Outro serviço que também será lançado no próximo ano é o e-commerce oficial da grife GAZOO Racing.
Resumo da obra
Não vou nem comentar como a linha Corolla está caríssima no Brasil – fato que, infelizmente, é comum a quase todos os carros vendidos por aqui, mesmo com a pandemia.
Prefiro focar na boa novidade que é a versão GR-S, embora sua ideia não seja inédita para o sedã (lembram, por exemplo, da XRS?). O visual um pouco mais esportivo ficou legal, assim como (provavelmente) o ajuste de suspensão (a testar).
Se o Corolla GR-S não teve o seu motor alterado, saiba que ele tem, provavelmente, o melhor propulsor 2.0 16V aspirado do mercado nacional.
ATUALIZAÇÃO
A Toyota confirmou o preço do Corolla GR-S: R$ 151.990.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Olá! Meus cumprimentos a todos!
Estive na concessionária Kaizen Pilares e ficou muito impactado tanto com a tecnologia quanto o design.
Vale muito apenas ir conhecer mais de perto.
Forte abraço.