Pressionado por adversários cada vez mais modernos, seguros, atraentes e eficientes, o Honda HR-V 2021 chega com mais equipamentos de série para se manter atraente até a chegada da sua nova geração.
Como praticamente todos os carros no Brasil, o HR-V ficou bem mais caro (R$ 5.775 R$ 7.550 em média) na linha 2021, variando entre R$ 105.100 R$ 106.800 e R$ 148.800 R$ 150.800 – valores, infelizmente, já atualizados depois do primeiro aumento (isso em menos de 1 mês).
Novidades por versão
Pelo menos, todas as versões do Honda HR-V 2021 passam a trazer, de série, faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz, sensor crepuscular (para o acendimento automático dos faróis), central multimídia e, finalmente, seis airbags.
Honda HR-V LX 2021
Acabamento de entrada, o HR-V LX tem agora central multimídia de 7″ touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a mesma adotada na versão EX.
A LX recebe ainda os repetidores de seta nos retrovisores externos e quatro airbags novos (dois laterais e dois de cortina) que se juntam aos dois frontais – totalizando seis.
Honda HR-V EX 2021
Intermediária, a versão EX conta agora com retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down (retrovisor direito “desce” para mostrar a calçada numa manobra), além de receber mais dois airbags (de cortina), totalizando seis bolsas infláveis de proteção.
Honda HR-V EXL e Touring 2021
As versões EXL e Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17″ e novos faróis de neblina em LED, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V.
O HR-V EXL ganha ainda faróis full LED, antes disponíveis apenas na Touring (exatamente como no Civic 2021), retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva.
Motores do Honda HR-V 2021
1.8 flex
Os modelos LX, EX e EXL são equipados com o motor 1.8 16V FlexOne, de quatro cilindros, que desenvolve 139 cv de potência a 6.300 rpm e 17,3 mkgf de torque a 4.800 rpm com gasolina e 140 cv a 6.500 rpm e 18,5 mkgf a 5.000 rpm com etanol.
São números honestos, mas que, a essa altura, já deveriam ser melhores, especialmente o torque.
1.5 turbo
Topo de linha, a versão Touring traz motor 1.5 16V turbo, de quatro cilindros, injeção direta de gasolina, com calibragem específica para o HR-V, com variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
É um ótimo propulsor, mas que deveria ser totalmente nacional (reduziria sem preço) e ter tecnologia bicombustível (te daria opção de escolha).
Espaço interno do Honda HR-V
Confira o Teste do Alto com o HR-V:
Preços
Atrás em termos de tecnologia e eficiência em relação aos concorrentes, o peso extra no bolso atrapalhou a relação custo/benefício do modelo.
- Honda HR-V LX: de R$ 99.100 para R$ 105.100 (+ R$ 6.000)
- Honda HR-V EX: de R$ 106.700 para R$ 111.500 (+ R$ 4.800)
- Honda HR-V EXL: de R$ 117.400 para R$ 123.600 (+R$ 6.200)
- Honda HR-V Touring: de R$ R$ 142.700 para R$ 148.800 (R$ 6.100)
Pelo que recebeu, o aumento da versão Touring, por exemplo, é totalmente injustificado. Na verdade, o preço subiu pelos motivos que expliquei nesse post.
O que me deixa mais desanimado foi que visitei duas concessionárias da Honda em Belo Horizonte nos últimos dias e liguei para mais duas hoje (uma em São Paulo e outra em Curitiba) e ouvi a mesma coisa (com palavras diferentes): “e vem mais aumentos por aí”.
Post atualizado em 29/12/2020
E não é que “já veio mais por aí”?!?!?!?! Os preços do HR-V 2021, apenas 21 dias depois, já subiram! Incrível… 🙁
- Honda HR-V LX: de R$ 105.100 para R$ 106.800 (+ R$ 1.700)
- Honda HR-V EX: de R$ 111.500 para R$ 113.200 (+ R$ 1.700)
- Honda HR-V EXL: de R$ 123.600 para R$ 125.300 (+R$ 1.700)
- Honda HR-V Touring: de R$ 148.800 para R$ 150.800 (R$ 2.000)
Resumo da obra
Referência do segmento em outros tempos, o HR-V não briga pela liderança há algum tempo. E isso não parece importar para a Honda, que deseja vender o seu número X de unidades por mês e por ano, custe o que custar – literalmente.
Fato é que o HR-V continua sendo um excelente carro, com acabamento legal, bom espaço, porta-malas bacana, sistema inteligente de bancos (que é um grande diferencial) e mecânica robusta e confiável.
Mas os concorrentes…
Mas o SUV da Honda está atrás de alguns dos seus principais concorrentes, como Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, que entregam conjuntos mais modernos e atraentes pelo mesmo preço – ou até menos.
Por isso o HR-V precisa da sua nova geração, que deve ser o próximo lançamento da marca após os novos Fit e City.
Os preços
Ponto negativo é que nenhuma versão do Honda HR-V recebeu equipamentos e evoluções que justifiquem o exagerado aumento de preços do modelo 2021, que varia entre R$ 6.500 e R$ 8.100…
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem