A nova Volkswagen Amarok V6 TDI não está para brincadeira! Se não bastasse os seus atributos de robustez e tecnologia, a picape passou por uma “revisão mecânica” e agora pode entregar até 272 cv de potência!
Com isso, ela pode ser acelerada De 0 a 100 km/h em 7,4s e atingir a velocidade máxima de 190 km/h (limitada eletronicamente). Fique a vontade para escolher: trabalho ou corrida!
Fabricada em General Pacheco, na Argentina, as primeiras unidades do modelo desembarcam nas concessionárias da marca nas próximas semanas.
Picape mais potente do Brasil
Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho sobre o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cv para 258 cv, um ganho de 33 cv entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm.
Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado de 56,1 kgfm para impressionantes 59,1 kfgm, totalmente à disposição do motorista entre 1.400 rpm e 3.000 rpm.
Cavalos extras
Outra novidade em termos de performance é a função ‘Overboost’ (quem se lembra do Fiat Bravo T-Jet?), que permite aumentar, por 10 segundos, a potência em 14 cv , fazendo a Amarok chegar a 272 cv.
Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h e é é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas 5 segundos de intervalo.
Câmbio automático
Atrelado ao revigorado motor 3.0 V6 turbodiesel continua a transmissão automática de oito marchas, que também passou por uma recalibração, para adequação aos novos padrões de potência e torque.
Este câmbio permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pela aletas (paddles shifts) atrás do volante.
Tração
Assim como a transmissão automática, a tração integral 4MOTION foi mantida na nova Volkswagen Amarok, garantindo mais aderência e capacidade, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados.
Poucas versões
Como aconteceu com o Fox 2021, a picape Amarok terá uma oferta enxuta de versões. A picape será ofertada apenas com cabine duplas, em três versões de acabamento: Comfortline, 2.0 TDI (turbodiesel), de 180 cv, e Highline e Extreme – 3.0 V6 TDI (turbodiesel), de 258 cv, estrela aqui do post.
Equipamentos e preços
VW Amarok Highline 3.0 V6 TDI AT8 4Motion – R$ 243.290
Os principais equipamentos de série são:
- ar-condicionado automático de duas zonas
- banco do motorista com regulagem elétrica
- quatro airbags (dois frontais e dois laterais)
- freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD
- controles de tração e estabilidade
- frenagem pós-colisão
- alerta de pressão dos pneus
- controle automático de descida
- assistente de partida em rampas
- bloqueio eletrônico do diferencial
- computador de bordo
- piloto automático
- direção (ainda) hidráulica
- engate removível
- faróis de neblina
- protetor e iluminação na caçamba
- sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- travas, vidros e retrovisores elétricos
- volante com paddle shift, regulagem de altura, profundidade e revestimento em “couro”
- câmera de ré
- faróis bixenon com luzes diurnas em LEDs
- lanternas escurecidas
- rodas de 18″ com pneus 255/60 de uso misto
- retrovisor interno fotocrômico
- retrovisores externos com rebatimento elétrico
- central multimídia Discover Media com CD/MP3 player, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e auxiliar, Android Auto, Apple Car Play e GPS integrado
Opcionais:
- Capota marítima (deveria ser de série) e estribo lateral – R$ 2.975
- Rodas de 19″ com pneus 255/55 e estepe de 18″ – R$ 3.460
VW Amarok Extreme 3.0 V6 TDI AT8 4Motion – R$ 256.390
Tem os itens da irmã Highline V6 com adição de:
- estribos laterais planos,
- rodas de 20″ com pneus 255/50
- santantonio esportivo com a inscrição Extreme
- interior com colunas e teto em preto
- sensores de chuva e crepuscular
- pedaleiras esportivas.
Opcional (que deveria ser de série): capota marítima R$ 1.170.
VW Amarok Extreme Black Style 3.0 V6 TDI AT8 4Motion – R$ 258.270
Estilo preto místico
O pacote Black Style traz um visual “all dark”, com a introdução de uma série de acessórios na cor preta. São eles:
- Rodas de liga leve de 20 polegadas ‘Talca’ com acabamento em preto brilhante
- Para-choque traseiro em preto fosco
- Grade dianteira com frisos em Black Glossy e cromado
- Espelhos retrovisores externos em preto Ninja
- Estribos tubulares em aço em preto fosco
- Spoiler dianteiro em preto brilhante
- Frisos dos faróis de neblina em preto brilhante
- Detalhes de acabamento interno em preto brilhante
Medidas da Amarok
Com tanta potência e torque, num motor com seis cilindros e três litros, preparado para acelerar ou levar muito peso, um tanque de combustível grande é importante. Por isso, a nova Volkswagen Amarok tem 80 litros de volume.
Grande para a cidade, como toda picape média, o modelo da Volks mde 5,254 m de comprimento, 1,944 m de largura, 1,834 m de altura e 3,097 m de distância entre os eixos.
Caçamba
Já a caçamba tem uma capacidade volumétrica de 1.280 litros. Suas dimensões são 1,555 m de comprimento, 1,620 m de largura, 58 cm de altura e 1,222 m entre as caixas de roda. A carga útil máxima, por sua vez, é de 1.156 quilos.
Sei que não é um concorrente, mas a picape Strada, da Fiat, leva 1.354 litros e 720 kg com cabine simples e 844 litros e 650 kg com cabine dupla.
Volkswagen Amarok X concorrentes mais potentes
Modelo | Motor | Potência | Torque |
Volkswagen Amarok | V6 3.0 turbodiesel | 258 cv (até 272 cv) | 59,1 mkgf |
Chevrolet S10 | 2.8 turbodiesel | 200 cv | 51 mkgf |
Ford Ranger | 3.0 16V turbodiesel | 200 cv | 48 mkgf |
Nissan Frontier | 2.3 16V turbodiesel | 190 cv | 45,9 mkgf |
Mitsubishi L200 Triton Sport | 2.4 turbodiesel | 190 cv | 43,9 mkgf |
Toyota Hilux | 2.8 16V turbodiesel | 177 cv | 45,9 mkgf |
Fiat Toro | 2.0 16V turbodiesel | 170 cv | 35,7 mkgf |
Resumo da obra
Ter o título de “picape média mais potente do Brasil” pode fazer bem para a Amarok. Isso porque parte do seu público usa a picape para tudo, menos para trabalho pesado – alguns até a levam para circuitos e/ou a “chipam” para ficar ainda mais potente.
A Amarok carece de algumas novidades, como direção elétrica, mais airbags e da central multimídia VW Play. Ela poderia também ter uma evolução visual mais marcante, seguindo a “nova Volkswagen”.
Ainda assim, ela é uma excelente no mercado nacional.
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