Para quem achava que ele ia sair de linha, o momento não é agora. Fato é que o Fiat Mobi 2021 chega com novidades, como a nova versão Trekking e a central Uconnect, mas insistindo nos mesmos motivos que sempre o fizeram vender abaixo do seu potencial: motor ultrapassado, principalmente, custo/benefício limitado pelo preço alto.
Não acho o Mobi um carro ruim – gosto da sua construção e do seu visual dianteiro, ainda mais agora. Mas o seu custo/benefício não é dos melhores desde o seu lançamento, o que me faz preferir investir num Argo ou, até mesmo, num Uno.
Com mais de 215 mil unidades vendidas desde seu lançamento (poderia ter sido bem mais), o pequeno é comercializado nas versões Easy, Like e na nova Trekking (lugar da Way), com preços variando entre R$ 38.990 a R$ 47.390.
Visual melhorado
Depois da nova Strada e do Argo, agora é a vez do Mobi receber a nova identidade visual da Fiat: Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal; Logo Script no centro do volante e na chave; e Fiat Flag no revestimento do câmbio.
O Fiat Mobi 2021 tem novos para-choques dianteiros, nova moldura na caixa de rodas, pintura lateral inferior e novas calotas para a versão Like.
A traseira segue a mesma, como o ponto negativo da harmonia visual do modelo.
Fiat Mobi Easy 2021 – R$ 38.990
Os principais equipamentos de série da verão Easy, de entrada, são:
- 3 apoios de cabeça do banco traseiro, que é rebatível
- Barra de proteção nas portas
- Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras
- Brake-light
- Chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança dianteiros e traseiros de 3 pontos
- Console central parcial com porta-copos
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis com mascara negra
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Freios ABS com EBD
- Lane Change (auxilia nas trocas de faixa)
- Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Para-choques na cor do veículo
- Porta malas com tapete em carpete
- Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5″ (indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor)
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Revestimento interno em todas as colunas
- Rodas de aço estampado 4.5 x 13″ com calotas integrais + pneus “verde” 165/70 R13 com baixa resistência a rolagem
- Tomada 12V
- Válvula antirrefluxo de combustível.
Fiat Mobi Like 2021 – R$ 46.490
Vem com os itens da Easy, com a adição de:
- Ar-condicionado
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
- Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1
- traseiro)
- Direção hidráulica (ainda)
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
- Molduras nas caixas de roda
- Para-choques exclusivos
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros)
- Revestimento externo nas colunas B e C das portas
- Revestimento interno em todas as colunas
- Rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais + pneus “verde” 175/65 R14 com baixa resistência a rolagem
- Suspensão elevada
- Vidros elétricos dianteiros (one touch e anti esmagamento)
- Trava elétrica
Opcionais
Essa versão conta apenas com um pacote de opcionais, que deveria ser de série sem aumento de preços:
- Pack Fit In (R$ 420): ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista, e comando interno para abertura da tampa de combustível e do porta-malas.
Fiat Mobi Trekking 2021 – R$ 47.390
Com o fim da da Way, o Mobi ficou carente de uma versão vestida para aventuras leves. Mas a carência acabou com a chegada do acabamento Trekking.
Ele incorpora tudo da Like além de:
- Barras longitudinais de teto;
- Teto bicolor com logo alusivo à versão e adesivo no capô;
- Calotas escurecidas com desenho exclusivo;
- Retrovisores com pintura “black piano”;
- Faixas laterais e maçanetas pintadas na cor do veículo;
- Novos tecidos exclusivos com costura laranja;
- Novo adesivo na tampa traseira e nova identificação da versão.
Opcionais
São dois pacotes de opcionais, sendo que o “One” deveria ser de série sem aumento de preços:
- Kit Style (R$ 1.650): rodas de liga leve de 14” e faróis de neblina.
- Kit One (R$ 1.150): espelhos retrovisores elétricos com luzes indicadoras de direção e função tilt down; sensor de estacionamento traseiro; ajuste de altura do volante, do cinto de segurança e do banco do motorista; quadro de instrumentos com indicação temperatura externa, além de comando interno para abertura da tampa de combustível e do porta-malas.
Nova central multimídia
Internamente, com bom espaço para apenas para o motorista e passageiro dianteiro, a única novidade está no painel e é bem legal: a nova geração da central multimídia.
O Fiat Mobi 2021 passa a oferecer o sistema de “infoentretenimento” UConnect 7 que equipa as picapes Toro e Strada.
Com uma tela sensível ao toque de 7″, traz Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless), e pode parear dois smartphones. Desenvolvida no país, a central tem algumas funções, como:
- Navegação via Waze e Google Maps;
- Música (Streaming | MP3);
- Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice);
- Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp;
- Integração com calendário.
Mais detalhes e preço
A tela é personalizável, exibe controle de funções do veículo e tem brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
Vendida por R$ 2.800, a central multimídia é um equipamento opcional nas versões Like e Trekking. O pacote acrescenta quatro alto-falantes e dois tweeters, além de volante multifuncional.
Motor Fire Evo 1.0
Toda a família Mobi, infelizmente, não conta mais com o eficiência motor 1.0 6V Firefly, de três cilindros – e isso já faz algum tempo.
A linha 2021 sai de fábrica com o ultrapassado, ruidoso, pouco eficiência e extremamente confiável propulsor 1.0 8V Fire Evo Flex, de quatro cilindros, que desenvolve de 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol.
A favor do Mobi 1.0 está o seu relativo baixo peso: 907 kg (Easy) e 967 kg (Like e Trekking. Para efeito comparativo, o meu Nissan March SL 1.6 CVT pesa 999 kg.
Fiat Mobi 2021
- Motor: 1.0 8V Fire Flex Evo
- Potência: 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol a 6.250 rpm
- Torque: 9,5 mkgf com gasolina e 9,9 mkgf com etanol a 3.850 rpm
- Comprimento: 3,566 m
- Largura: 1,633 m (Easy) e 1,666 m (Like e Trekking)
- Altura: 1,495 m (Easy), 1,523 m (Like) e 1,552 m (Trekking)
- Altura livre do solo: 16 cm (Easy( e 19 cm (Like e Trekking)
- Entre-eixos: 2,305 m
- Porta-malas: 235 litros (Easy, Like e Trekking)
- Tanque: 47 litros
- Peso: 907 kg (Easy) e 967 kg (Like e Trekking)
- Velocidade máxima Easy (fonte Fiat): 153 km/h com gasolina e 154 km/h com etanol
- Velocidade máxima Like e Trekking (fonte Fiat): 151 km/h com gasolina e 152 km/h com etanol
- De 0 a 100 km/h Easy (fonte Fiat): 14,3 s com gasolina e 13,2 s com etanol
- De 0 a 100 km/h Like e Trekking (fonte Fiat): 14,4 s com gasolina e 13,8 s com etanol
Fiat – Linha 2021 | Etanol | Gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Mobi Easy | 9,2 km/l | 10,2 km/l | 13,5 km/l | 15,2 km/l |
Mobi Like | 8,8 km/l | 9,9 km/l | 12,7 km/l | 14,3 km/l |
Mobi Trekking* | 8,7 km/l | 9,7 km/l | 12,6 km/l | 14,2 km/l |
*: Consumo da versão Way usado como referência. Fonte: Inmetro.
Resumo da obra
O visual ligeiramente renovado e o retorno de uma versão aventureira, agora Trekking, fizeram bem para o Fiat Mobi 2021. A nova central multimídia também é extremamente bem-vinda, resolvendo de uma vez por todas, as opções de “som” do veículo (Live On, rádio original, acessório etc.).
Mas a insistência em não ofertar o motor Firefly e a direção elétrica é algo que não me agrada. Entendo que a estratégia foi tentar deixar o Mobi mais barato, mas nem assim foi possível, pois pagar R$ 54.540 (Trekking completo com pintura metálica) é completamente fora de cogitação.
MobUno ou Umobi?
Respeito quem gosta do Mobi e, como eu disse, não o considero um carro ruim.
Mas acho que teria sido mais interessante o que comento há anos: ter pegado Uno, colocado a dianteira do Mobi, ter aperfeiçoado o seu processo produtivo e vendido como “novo Uno”, com os preços mais baixos do que os atuais do Mobi – modelo disputaria o Top 5 Brasil.
Como está, o Fiat Mobi 2021 continuará tendo o seu nicho, mas ficará coadjuvante, uma vez que, dentro de cada, o Argo é muito mais legal e um compra muito mais racional.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
boa tarde gostaria de saber se o fiat mob tera versao automatica para o publico pcd com isencao de ipi e icms em 2021
Existe M obi Trekking PCD autom. preco.
A Fiat não vende mais o Mobi com câmbio manual automatizado. Então é bem provável que ele não se enquadre para PCD. Um abraço!