Toyota Etios 2021 tem nova central multimídia e uma evolução no painel que curiosamente peço desde 2013

Toyota Etios sedã XLS 2019
Toyota Etios Sedan 2021

Para tentar se manter competitivo, Toyota Etios 2021 chega valorizando apenas as versões “topo de linha” do hatch e do sedã com a nova central multimídia. Além disso, a marca, depois de ouvir os consumidores (pedi isso em 2013 e 2014), mudou a tonalidade do preto do painel!

As alterações da linha 2021 foram muito parecidas com o que aconteceu com o Etios 2016, quando o modelo teve como destaque o sistema multimídia.

Só topo de linha tem nova central

No modelo 2021, Etios hatch e sedã, na versão X Plus, manual ou automática, tem a nova central multimídia Toyota Play+, com tela de 7″ sensível ao toque e os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que utilizar Waze, Spotify, entre outros apps – um avanço em relação à anterior.

Só ficou estranho o tanto de “plus” ou “+” no nome do carro: Toyota Etios X Plus com Play+ (+, em inglês, é plus). Mas nada que incomode.

Toyota Etios X Plus automático 2021
Painel do Toyota Etios X Plus automático 2021: acabamento preto fosco e nova central Play+

Tonalidade do painel mudou

Outra alteração é a perda do “brilhantismo” do painel, de Black Piano para preto fosco – finalmente! Segundo a Toyota, a alteração foi “requisitada pelos clientes”.

Curioso foi que pedi isso quando a marca apresentou o Etios 2014, ainda em 2013, e, também, quando pude testar o carro, na sua versão XS 1.5, hatch, em 2014.

E á isso para a linha 2021.

Motores e câmbios

O Toyota Etios continua disponível com os mesmos motores, ambos de quatro cilindros, fabricados em Porto Feliz (SP):

  • 1.3 16V: desenvolve 88 cv de potência a 5.600 rpm e 12,5 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 98 cv e 13,1 mkgf com etanol, nas mesmas rotações.
  • 1.5 16V: gera 102 cv de potência a 5.600 rpm e 14,3 mkgf, com gasolina a 4.000 rpm, e 107 cv e 14,5 mkgf com etanol, nos mesmos giros.

Os câmbios disponíveis são o manual de seis marchas (1.3) ou automático de quatro velocidades (1.3 e 1.5) – embora ultrapassado, ele representa o máximo de qualidade que uma uma transmissão com apenas quatro marchas pode chegar.

Motor 1.5 do Toyota Etios 2018
Motor 1.5 16V é eficiente

Equipamentos de série

Toyota Etios X 2021 e Etios Sedan X 2021

Os principais equipamentos da linha 2021 do Etios X e do Etios Sedan X, manual ou automático, são:

  • Abertura elétrica do porta-malas
  • Abertura interna do tanque de combustível
  • Acabamento dos bancos de tecido
  • Ajuste de altura do banco do motorista e do volante
  • Antena short pole
  • Ar-condicionado com filtro antipólen
  • Banco traseiro rebatível (somente encosto)
  • Chave com comando de abertura e fechamento das portas
  • Computador de bordo
  • Console central com porta-copos (2 frontais e 1 traseiro)
  • Material antirruído no interior do capô
  • Porta revista no banco do motorista e passageiro
  • Para-sol com espelho para motorista e passageiro
  • Vidros elétricos dianteiros (auto down para motorista) e traseiros
  • Travas elétricas
  • Aerofólio traseiro
  • Grade frontal com acabamento em Black Paint
  • Maçanetas externas na cor do carro
  • Máscara negra nos faróis e lanternas
  • Painel de instrumentos digital Smart Screen em full TFT
  • Para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro
  • Vidros verdes (dianteiros, traseiros e laterais)
  • Volante com acabamento prata fosco
  • Rodas de aço 14′ com calotas integrais
Traseira do Toyota Etios sedã X-Plus 2019
Traseira do Etios Sedan mistura o volume gigante do porta-malas com a falta de beleza de suas linhas

Toyota Etios X Plus 2021 e Etios Sedan X Plus 2021

Além dos itens da versão X, a X Plus 2021 manual acrescenta, não importando se o carro é hatch ou sedã:

  • Dois alto-falantes e dois tweeters
  • Função Eco Wallet e consumo médio no computador de bordo
  • Sistema multimídia Toyota Play+ com Android Auto e Apple CarPlay
  • Controle de áudio e computador de bordo no volante
  • Difusores de ar com acabamento cromado
  • Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro com seta integrada
  • Maçanetas internas prateadas
  • Rodas de liga leve aro 15″
  • Alarme perimétrico

Toyota Etios X Plus automático 2021 e Etios Sedan X Plus automático 2021

Se o Etios for X Plus automático, ele tem ainda mais dois equipamentos:

  • Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control)
  • Descansa-braços no assento do motorista
Toyota Etios X-Plus 2019
Toyota Etios X Plus 2021

Segurança

Diferente do Nissan March, a linha Etios tem nível mais alto de segurança. No teste realizado pela Latin NCAP em 2019, o modelo recebeu quatro estrelas (no total de cinco possíveis) na proteção de adultos e crianças.

Entre os itens de segurança, toda linha Etios 2021 é equipa com:

  • Airbag frontal duplo
  • Alerta sonoro para portas abertas, faróis acesos e motorista/passageiro sem cinto de segurança
  • Cintos dianteiros de três pontos, com pré-tensionador e limitador de força
  • Cinto de três e apoio de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro
  • Sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix.
  • Controles de estabilidade (ESC) e tração (TRC)
  • Controle de arrancada em subida (HAC)
  • Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
  • Imobilizador eletrônico de motor.
Toyota-Etios-2017-hatch-sedan-cambio-automatico-4-marchas
Câmbio automático de quatro marchas

Sugestão para evolução seria ter, pelo menos, mais dois airbags.

Preços

Com mais de 600 mil unidades produzidas na fábrica de Sorocaba (SP) desde o seu lançamento, em 2012, o Etios, que está na sua fase final no mercado nacional, passa pelo seu momento mais caro no Brasil como boa parte dos nosso veículos novos. Confira:

  • Toyota Etios 1.3 X manual – R$ 55.390
  • Toyota Etios 1.3 X automático – R$ 60.490
  • Toyota Etios 1.5 X Plus manual – R$ 63.590
  • Toyota Etios 1.5 X Plus automático – R$ 69.290
  • Toyota Etios Sedan 1.5 X manual – R$ 60.590
  • Toyota Etios Sedan 1.5 X automático – R$ 66.190
  • Toyota Etios Sedan 1.5 X Plus manual – R$ 66.790
  • Toyota Etios Sedan 1.5 X Plus automático – R$ 72.690

A Toyota deveria mesmo rever os preços do seu modelo. Por mais que ele seja muito bom, vale mais pagar R$ 68.150 num Volkswagen Polo 1.6 16V 2021 automático do que investir R$ 69.290 num Etios hatch X Plus 1.5 16V automático – o VW é carro mais moderno e ainda mais seguro.

Toyota Etios X-Plus 2019 hatch
Toyota Etios X Plus 2021

Garantia e preço da pintura

No hatch, a pintura metálica custa R$ 1.500, enquanto a perolizada vale R$ 1.800. No sedã, os valores sobem para R$ 1.570 e R$ 1.870, respectivamente. Toda a linha Etios tem cinco anos de garantia.

Toyota Etios Sedan GNV

As versões X e X Plus do Etios Sedan 1.5 16V podem ser equipadas com o Kit GNV de “5ª geração” certificado pela Toyota, em parceria com a Landirenzo.

Para realizar a instalação, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela Toyota, com prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5.000 km rodados.

Porta-malas do Toyota Etios Sedan Platinum 2017
Rebater o banco traseiro aumenta ainda mais o enorme porta-malas do Etios Sedan

Custo do GNV

Outra opção é já retirar o veículo com o dispositivo instalado na concessionária da marca, mediante o pagamento de frete de plataforma entre a revenda e a oficina. O custo para a aquisição do Kit GNV é de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação do equipamento na oficina autorizada.

A partir desse valor, faça o cálculo de quanto você vai rodar por dia versus o preço do combustível para ver se compensa e em quanto tempo você teria retorno.

Frotistas e motoristas de aplicativos

Para quem utiliza o Toyota Etios no dia a dia a trabalho para o transporte de pessoas, como taxistas e motoristas de aplicativos, a Toyota acaba de lançar um item de segurança que visa aumentar a proteção de todos os ocupantes.

Agora, é possível adquirir numa concessionária da marca a cabine separadora, feita de filme PVC cristal, por um preço sugerido de R$ 339,90. Esse item é grátis em algumas locadoras ou um semelhante pode ser adquirido por menos da metade do preço.

Toyota Etios sedã X-Plus 2019
Toyota Etios Sedan tem faróis com máscara negra

Emplacamentos

Analisando os números de emplacamentos da Fenabrave, o auge da linha Etios no Brasil foi em 2017. O hatch teve seu melhor momento entre 2014 e 2017, enquanto o sedã foi entre 2013 e 2017.

Toyota Etios

  • 2020 – 6.522 unidades (janeiro a agosto)
  • 2019 – 18.963 unidades
  • 2018 – 27.847 unidades
  • 2017 – 41.986 unidades
  • 2016 – 37.974 unidades
  • 2015 – 35.313 unidades
  • 2014 – 38.809 unidades
  • 2013 – 34.801 unidades
  • 2012 – 4.353 unidades
  • Total – 246.568 unidades

Toyota Etios Sedan

  • 2020 – 3.496 unidades (janeiro a agosto)
  • 2019 – 13.305 unidades
  • 2018 – 21.207 unidades
  • 2017 – 31.395 unidades
  • 2016 – 29.791 unidades
  • 2015 – 26.052 unidades
  • 2014 – 27.604 unidades
  • 2013 – 29.048 unidades
  • 2012 – 2.615 unidades
  • Total – 184.513 unidades
Toyota-Etios-2017-hatch-sedan-cambio-manual-6-marchas
Câmbio manual de seis marchas do Etios 1.3

Resumo da Obra

A linha 2021 trouxe mais dois ajustes na extensa lista mudanças da carreira do modelo, que continua se apoiando na sua robustez, eficiência, segurança e confiabilidade para se dar bem no mercado – além do porta-malas do sedã.

Por outro lado, se beleza é um aspecto subjetivo, o custo/benefício do Etios está em risco com os preços atuais sugeridos pela marca. Mas esse é um mal de toda a indústria nesse momento.

Fato é que o Etio continua um ótimo carro, discreto (o que é um qualidade excepcional para muito clientes) e confiável, com a boa rede da marca para ajudar.

Agora é saber os planos da Toyota para o seu futuro, uma vez que o prazo de “nos próximos 18 meses” dito a mim por uma fonte, para o veículo sair de linha, expira no final de 2021. Vamos ver.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *