Para tentar se manter competitivo, Toyota Etios 2021 chega valorizando apenas as versões “topo de linha” do hatch e do sedã com a nova central multimídia. Além disso, a marca, depois de ouvir os consumidores (pedi isso em 2013 e 2014), mudou a tonalidade do preto do painel!
As alterações da linha 2021 foram muito parecidas com o que aconteceu com o Etios 2016, quando o modelo teve como destaque o sistema multimídia.
Só topo de linha tem nova central
No modelo 2021, Etios hatch e sedã, na versão X Plus, manual ou automática, tem a nova central multimídia Toyota Play+, com tela de 7″ sensível ao toque e os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que utilizar Waze, Spotify, entre outros apps – um avanço em relação à anterior.
Só ficou estranho o tanto de “plus” ou “+” no nome do carro: Toyota Etios X Plus com Play+ (+, em inglês, é plus). Mas nada que incomode.
Tonalidade do painel mudou
Outra alteração é a perda do “brilhantismo” do painel, de Black Piano para preto fosco – finalmente! Segundo a Toyota, a alteração foi “requisitada pelos clientes”.
Curioso foi que pedi isso quando a marca apresentou o Etios 2014, ainda em 2013, e, também, quando pude testar o carro, na sua versão XS 1.5, hatch, em 2014.
E á isso para a linha 2021.
Motores e câmbios
O Toyota Etios continua disponível com os mesmos motores, ambos de quatro cilindros, fabricados em Porto Feliz (SP):
- 1.3 16V: desenvolve 88 cv de potência a 5.600 rpm e 12,5 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 98 cv e 13,1 mkgf com etanol, nas mesmas rotações.
- 1.5 16V: gera 102 cv de potência a 5.600 rpm e 14,3 mkgf, com gasolina a 4.000 rpm, e 107 cv e 14,5 mkgf com etanol, nos mesmos giros.
Os câmbios disponíveis são o manual de seis marchas (1.3) ou automático de quatro velocidades (1.3 e 1.5) – embora ultrapassado, ele representa o máximo de qualidade que uma uma transmissão com apenas quatro marchas pode chegar.
Equipamentos de série
Toyota Etios X 2021 e Etios Sedan X 2021
Os principais equipamentos da linha 2021 do Etios X e do Etios Sedan X, manual ou automático, são:
- Abertura elétrica do porta-malas
- Abertura interna do tanque de combustível
- Acabamento dos bancos de tecido
- Ajuste de altura do banco do motorista e do volante
- Antena short pole
- Ar-condicionado com filtro antipólen
- Banco traseiro rebatível (somente encosto)
- Chave com comando de abertura e fechamento das portas
- Computador de bordo
- Console central com porta-copos (2 frontais e 1 traseiro)
- Material antirruído no interior do capô
- Porta revista no banco do motorista e passageiro
- Para-sol com espelho para motorista e passageiro
- Vidros elétricos dianteiros (auto down para motorista) e traseiros
- Travas elétricas
- Aerofólio traseiro
- Grade frontal com acabamento em Black Paint
- Maçanetas externas na cor do carro
- Máscara negra nos faróis e lanternas
- Painel de instrumentos digital Smart Screen em full TFT
- Para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro
- Vidros verdes (dianteiros, traseiros e laterais)
- Volante com acabamento prata fosco
- Rodas de aço 14′ com calotas integrais
Toyota Etios X Plus 2021 e Etios Sedan X Plus 2021
Além dos itens da versão X, a X Plus 2021 manual acrescenta, não importando se o carro é hatch ou sedã:
- Dois alto-falantes e dois tweeters
- Função Eco Wallet e consumo médio no computador de bordo
- Sistema multimídia Toyota Play+ com Android Auto e Apple CarPlay
- Controle de áudio e computador de bordo no volante
- Difusores de ar com acabamento cromado
- Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro com seta integrada
- Maçanetas internas prateadas
- Rodas de liga leve aro 15″
- Alarme perimétrico
Toyota Etios X Plus automático 2021 e Etios Sedan X Plus automático 2021
Se o Etios for X Plus automático, ele tem ainda mais dois equipamentos:
- Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control)
- Descansa-braços no assento do motorista
Segurança
Diferente do Nissan March, a linha Etios tem nível mais alto de segurança. No teste realizado pela Latin NCAP em 2019, o modelo recebeu quatro estrelas (no total de cinco possíveis) na proteção de adultos e crianças.
Entre os itens de segurança, toda linha Etios 2021 é equipa com:
- Airbag frontal duplo
- Alerta sonoro para portas abertas, faróis acesos e motorista/passageiro sem cinto de segurança
- Cintos dianteiros de três pontos, com pré-tensionador e limitador de força
- Cinto de três e apoio de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro
- Sistema de ancoragem de cadeiras de crianças Isofix.
- Controles de estabilidade (ESC) e tração (TRC)
- Controle de arrancada em subida (HAC)
- Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
- Imobilizador eletrônico de motor.
Sugestão para evolução seria ter, pelo menos, mais dois airbags.
Preços
Com mais de 600 mil unidades produzidas na fábrica de Sorocaba (SP) desde o seu lançamento, em 2012, o Etios, que está na sua fase final no mercado nacional, passa pelo seu momento mais caro no Brasil – como boa parte dos nosso veículos novos. Confira:
- Toyota Etios 1.3 X manual – R$ 55.390
- Toyota Etios 1.3 X automático – R$ 60.490
- Toyota Etios 1.5 X Plus manual – R$ 63.590
- Toyota Etios 1.5 X Plus automático – R$ 69.290
- Toyota Etios Sedan 1.5 X manual – R$ 60.590
- Toyota Etios Sedan 1.5 X automático – R$ 66.190
- Toyota Etios Sedan 1.5 X Plus manual – R$ 66.790
- Toyota Etios Sedan 1.5 X Plus automático – R$ 72.690
A Toyota deveria mesmo rever os preços do seu modelo. Por mais que ele seja muito bom, vale mais pagar R$ 68.150 num Volkswagen Polo 1.6 16V 2021 automático do que investir R$ 69.290 num Etios hatch X Plus 1.5 16V automático – o VW é carro mais moderno e ainda mais seguro.
Garantia e preço da pintura
No hatch, a pintura metálica custa R$ 1.500, enquanto a perolizada vale R$ 1.800. No sedã, os valores sobem para R$ 1.570 e R$ 1.870, respectivamente. Toda a linha Etios tem cinco anos de garantia.
Toyota Etios Sedan GNV
As versões X e X Plus do Etios Sedan 1.5 16V podem ser equipadas com o Kit GNV de “5ª geração” certificado pela Toyota, em parceria com a Landirenzo.
Para realizar a instalação, o cliente pode retirar o veículo na concessionária e levá-lo até uma das oficinas autorizadas da Landirenzo definida pela Toyota, com prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5.000 km rodados.
Custo do GNV
Outra opção é já retirar o veículo com o dispositivo instalado na concessionária da marca, mediante o pagamento de frete de plataforma entre a revenda e a oficina. O custo para a aquisição do Kit GNV é de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação do equipamento na oficina autorizada.
A partir desse valor, faça o cálculo de quanto você vai rodar por dia versus o preço do combustível para ver se compensa e em quanto tempo você teria retorno.
Frotistas e motoristas de aplicativos
Para quem utiliza o Toyota Etios no dia a dia a trabalho para o transporte de pessoas, como taxistas e motoristas de aplicativos, a Toyota acaba de lançar um item de segurança que visa aumentar a proteção de todos os ocupantes.
Agora, é possível adquirir numa concessionária da marca a cabine separadora, feita de filme PVC cristal, por um preço sugerido de R$ 339,90. Esse item é grátis em algumas locadoras ou um semelhante pode ser adquirido por menos da metade do preço.
Emplacamentos
Analisando os números de emplacamentos da Fenabrave, o auge da linha Etios no Brasil foi em 2017. O hatch teve seu melhor momento entre 2014 e 2017, enquanto o sedã foi entre 2013 e 2017.
Toyota Etios
- 2020 – 6.522 unidades (janeiro a agosto)
- 2019 – 18.963 unidades
- 2018 – 27.847 unidades
- 2017 – 41.986 unidades
- 2016 – 37.974 unidades
- 2015 – 35.313 unidades
- 2014 – 38.809 unidades
- 2013 – 34.801 unidades
- 2012 – 4.353 unidades
- Total – 246.568 unidades
Toyota Etios Sedan
- 2020 – 3.496 unidades (janeiro a agosto)
- 2019 – 13.305 unidades
- 2018 – 21.207 unidades
- 2017 – 31.395 unidades
- 2016 – 29.791 unidades
- 2015 – 26.052 unidades
- 2014 – 27.604 unidades
- 2013 – 29.048 unidades
- 2012 – 2.615 unidades
- Total – 184.513 unidades
Resumo da Obra
A linha 2021 trouxe mais dois ajustes na extensa lista mudanças da carreira do modelo, que continua se apoiando na sua robustez, eficiência, segurança e confiabilidade para se dar bem no mercado – além do porta-malas do sedã.
Por outro lado, se beleza é um aspecto subjetivo, o custo/benefício do Etios está em risco com os preços atuais sugeridos pela marca. Mas esse é um mal de toda a indústria nesse momento.
Fato é que o Etio continua um ótimo carro, discreto (o que é um qualidade excepcional para muito clientes) e confiável, com a boa rede da marca para ajudar.
Agora é saber os planos da Toyota para o seu futuro, uma vez que o prazo de “nos próximos 18 meses” dito a mim por uma fonte, para o veículo sair de linha, expira no final de 2021. Vamos ver.
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Esse painel centralizado é uma droga, alem da luz de Ré apenas do lado direito.Não gostei,esttou saindo fora