Você já conhece é o Versa: é aquele sedã com bom espaço interno, porta-malas legal, econômico, com tanque de combustível pequeno, acabamento simples, visual ultrapassado, robusto, confiável e que carece de mais segurança. Pois é, para abrir espaço para a chegada da sua MUITO esperava novíssima geração, o modelo agora se chama Nissan Versa V-Drive. Será que vale a pena comprá-lo?
Como o novíssimo sedã, que chega no último trimestre de 2020, se chamará “Novo Versa”, não será surpresa se, no ano que vem, o nome Versa seja abandonado pela marca, mantendo apenas V-Drive para o modelo atual (antigo), facilitando o entendimento do público.
Novas versões
Fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), o V-Drive “marca um novo posicionamento de mercado do até então Versa”. Por causa disso, ele tem novas versões e ficará posicionado abaixo do novo Versa – pelos valores do atual Versa, o novo ficará bem caro.
São cinco versões:
- Nissan Versa V-Drive 1.0 manual – R$ 57.990
- Nissan Versa V-Drive 1.6 manual – R$ 60.990
- Nissan Versa V-Drive Special Edition 1.6 CVT – R$ 68.690
- Nissan Versa V-Drive Plus 1.6 CVT – R$ 72.990
- Nissan Versa V-Drive Premium 1.6 CVT – R$ 77.990
Elas foram rearranjadas e substituem as antigas versões (preços referentes ao início de agosto de 2020):
- Nissan Versa Conforto 1.0 – R$ 56.590
- Nissan Versa S 1.6 – R$ 60.490
- Nissan Versa SV 1.6 – R$ 65.490
- Nissan Versa SV 1.6 CVT – R$ 68.740
- Nissan Versa SL 1.6 CVT – R$ 76.990
Por curiosidade, a versão Special Edition do Versa foi lançada em fevereiro desse ano e, na época, os valores do modelo estavam bem mais atraentes:
- Nissan Versa Conforto 1.0 – R$ 54.890
- Nissan Versa S 1.6 – R$ 58.690
- Nissan Versa Special Edition 1.6 CVT – R$ 63.390
- Nissan Versa SV 1.6 – R$ 63.590
- Nissan Versa SV 1.6 CVT – R$ 68.740
- Nissan Versa SL 1.6 CVT – R$ 74.690
Mas por que os preços aumentaram tanto?
Motor 1.6
O Versa V-Drive está disponível, nas lojas, com o velho conhecido 1.6 16V, de quatro cilindros, o mesmo do meu March SL 2020, que desenvolve 111 cv de potência e 15,1 mkgf de torque com gasolina e/ou etanol no tanque.
O câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático do tipo CVT.
Motor 1.0
O outro propulsor do V-Drive é o HR10, 1.0 12V de três cilindros, que fez a sua estreia com o March, e que gera 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto com etanol.
No meu teste, o Versa 1.0 foi até valente, mas o 1.6 vale bem mais.
Nissan Versa V-Drive 1.0: vendas online
Hoje começou a funcionar a Loja Virtual Nissan, store 100% digital da marca passa a ser um novo canal de vendas definitivo, com o ciclo completo de compras. É possível se informar sobre o modelo, configurar a opção de sua conveniência, definir o modo de pagamento, escolher a concessionária de retirada, concluir a compra e acompanhar o status do processo online até ser avisado da chegada do carro na loja para buscá-lo.
O primeiro modelo disponível na loja virtual é o Versa V-Drive 1.0 – versão exclusiva do ambiente online.
Benefícios especiais
E para marcar a “abertura” oficial de sua loja virtual, a Nissan oferece benefícios especiais para os 100 primeiros compradores pioneiros desta ferramenta 100% digital. Cada um receberá:
- O “Nissan Protect” Pacote Plus, que inclui, sem custos, as 3 primeiras revisões + 1 ano adicional de Nissan Way Assistance;
- R$ 200 de voucher de combustível;
- 120 dias de carência para realizar o pagamento da 1ª parcela do financiamento;
- Tag de pagamento remoto “Sem Parar”, ativado com assinatura do Plano “Na Cidade” com 15 meses de gratuidade na mensalidade.
March 1.0 deve ser o próximo online
O próximo a ter as vendas online pode ser o March 1.0, que está sumido há algum tempo das lojas e do site da marca. Isso se ele não sair de linha antes…
Nissan Versa V-Drive 1.0 12V – R$ 57.990
- Ar-condicionado
- Banco do motorista rebatível e com ajuste de altura
- Computador de bordo
- Direção elétrica progressiva com ajuste de altura
- Vidros traseiros e dianteiros com acionamento elétrico
- Tomada de 12V integrada ao console central
- Retrovisores externos com regulagem manual interna
- Grade frontal com acabamento cromado
- Rodas de aço aro 15″
- Airbag duplo frontal para o motorista e passageiro
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Trava elétrica com acionamento por controle remoto
- Preparação para áudio
- Antena de teto
- Dois alto falantes
Nissan Versa V-Drive 1.6 16V – R$ 60.990
- Ar-condicionado
- Acabamento de tecido nos bancos
- Banco do motorista (Comfort Seat) rebatível e com ajuste de altura
- Computador de bordo
- Direção elétrica progressiva
- Vidros traseiros e dianteiros com acionamento elétrico
- Volante com regulagem de altura
- Tomada de 12V integrada ao console central
- Retrovisores externos com regulagem manual interna
- Grade frontal com acabamento cromado
- Rodas de aço aro 15″
- Airbag duplo frontal para o motorista e passageiro
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Trava elétrica com acionamento por controle remoto
- Preparação para áudio
- Antena de teto
- Dois alto falantes
- Abertura interna do porta malas
Nissan Versa V-Drive Special Edition 1.6 16V – R$ 68.690
Todos da 1.6 16V acrescidos de:
- Câmbio XTRONIC CVT com função overdrive
- Comandos de áudio e telefone no volante
- Acabamento prata na manopla do câmbio
- Painel de instrumentos Fine Vision
- Central multimídia com rádio AM/FM, mp3 player, tela colorida de 6,75 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, função RDS, conector USB, auxiliar e Bluetooth.
- Quatro alto falantes
Nissan Versa V-Drive Plus 1.6 16V – R$ 72.990
A Plus tem os equipamentos da Special Edition com adição de:
- Para-sol com espelhos para o motorista e passageiro
- Porta-malas com iluminação
- Luzes de leitura para o motorista e passageiro dianteiro
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Retrovisores elétricos rebatíveis na cor do veículo
- Rodas de liga leve aro 15″
- Alças de segurança no teto para o passageiro frontal e passageiros traseiros
- Bancos com revestimento premium*
- Acabamento das portas dianteiras com revestimento premium*
Nissan Versa V-Drive Premium 1.6 16V – R$ 77.990
A versão Premium tem todos os itens da Plus acrescidos de:
- Ar-condicionado automático digital
- Acabamento do volante com revestimento premium*
- Aerofólio traseiro na cor do veículo
- Maçanetas externas cromadas
- Retrovisor externo com luzes indicadoras integradas
- Rodas de liga-leve aro 16”
- Faróis de neblina com acabamento cromado
- Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
- Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
- Central Multimídia Multi-App com rádio AM/FM, MP3 Player, display colorido de 7″, Apple CarPlay, Android Auto, função RDS, Loja Multi-App de aplicativos, conector USB, Bluetooth, conexão à internet através de Wi-fi.
*: Couro e couro sintético integrados
Nissan Versa V-Drive 1.6 16V
- Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
- Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
- Comprimento: 4,455 m
- Largura: 1,695 m
- Altura: 1,505 m
- Entre-eixos: 2,600 m
- Porta-malas: 460 litros
- Tanque: 41 litros
V-Drive: nome novo mas projeto antigo
Com expliquei, o nome é novo e todas as ótimas qualidades do modelo não mudaram: bom espaço interno, porta-malas legal (460 l), consumo de combustível, desempenho, econômico, robustez e confiabilidade.
Mas os problemas também são os mesmos – a maioria fruto de um projeto antigo, exatamente como acontece com o meu March SL, o topo de linha, e até com o V-Drive Premium:
- Acabamento pobre, com peças mal encaixadas no painel;
- Falta conexão USB integrada ao painel, além da disponível na central multimídia (que demora muito para carregar o celular);
- Falta conforto: os bancos dianteiros cansam em viagem longas e não “abraçam” bem o corpo, que escorrega para os lados em curvas; faltam apoio de braço central dianteiro e, especialmente, cruise control (“piloto automático) nas versões automáticas;
- O motor 1.6 16V é bom mas, quando enche, faz muito barulho (habitáculo poderia ter melhor isolamento acústico);
- Falta segurança: cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, lembrete do uso do cinto de segurança, ancoragens Isofix no banco traseiro, mais airbags, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade – pelo menos;
Visual ultrapassado (é um aspecto subjetivo) e o volume do tanque de combustível (apenas 41 litros) também são dois pontos que poderiam ter melhorado no V-Drive.
Mas, afinal de contas, vale a pena comprar o V-Drive?
O comentário que eu fiz para o March vale também para o V-Drive, mas com uma vantagem para o sedã: ele é um produto mais atraente e, por isso, tem muito mais mercado do que o irmão hatch.
Ou seja, se você gosta do Versa V-Drive vá em frente e compre, especialmente a versão 1.6, que é muito mais interessante e atraente do que a 1.0!
Negocie!
Por ser fruto de um projeto antigo e já ultrapassado (embora espaçoso, robusto e confiável), o preço do V-Drive joga contra, pois adversários mais modernos e seguros custam praticamente o mesmo valor, derrubando um dos principais argumentos históricos de venda do Nissan: relação custo/benefício.
Mas, depois de escolher a sua versão, negocie o máximo possível na concessionária. Comigo deu muito certo (mas apenas na segunda tentativa).
Futuro
E ter virado V-Drive significa que o Versa atual vai ficar, pelo menos, até 2022 no nosso mercado, mesmo com a chegada do novo Versa, que não deve canibalizar o irmão mais velho porque será importado do México, ou seja, terá um número limitado de unidades por mês.
Falando na novidade, analisando os preços do V-Drive e do Sentra, espere o novo Versa custando entre R$ 75.000 e R$ 100.000. Com visual maravilhoso, ele terá motor 1.6 16V.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem