Um dos SUVs mais populares do Brasil e rei das vendas diretas do nosso mercado, o Jeep Renegade 2021 chega com poucas mudanças em termos de equipamentos e com uma nova versão mais “barata” à diesel. Motores e câmbios permanecem os mesmos.
Se você esperava pelo Renegade com motor 1.3 turbo (promessa de mais desempenho e melhor média de consumo), continue aguardando, pois a pandemia, infelizmente, atrapalhou os planos da FCA. Pelo menos, a oferta do novo propulsor continua no planejamento – e ele pode chegar em setembro!
Várias pequenas mudanças
Na linha 2021, o Jeep Renegade Limited 1.8 passa a contar com teto solar panorâmico Command View de série. Mais beneficiado na linha 2020, o acabamento Longitude não recebeu nenhuma mudança.
Na versão Sport há redução de preços dos pacotes de opcionais, que demonstra como, definitivamente, eles poderiam custa menos há muito tempo:
- Uconnect (tela de 7″ com ar-condicionado dual zone e sensor de estacionamento traseiro): cai de R$ 4.000 para R$ 1.000;
- Night Eagle (Uconnect + visual all black): passa de R$ 5.450 para R$ 1.500.
Nova versão: Jeep Renegade Moab 2021
Mas o destaque da linha 2021 do Jeep Renegade é a nova versão de entrada Moab (topo do post), que tem tração 4×4, câmbio automático de nove marchas e motor 2.0 16V turbo diesel, que gera 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
Prevista para chegar às concessionárias no mês que vem, ela terá preço sugerido R$ 10.000 a menos que a Longitude à diesel (mais detalhes de preço abaixo). Entre os equipamentos de série, destaque para:
- Seletor de terrenos com 4 modos;
- HDC (Hill Descent Control – controle de descida);
- Central multimídia Uconnect 7″;
- Ar-condicionado dual zone;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Faróis de neblina;
- Pneus de uso misto;
- Ganchos em preto na dianteira e traseira (semelhantes aos da versão Trailhawk);
- Visual escurecido nas rodas de liga leve de 17” e na grade frontal.
O Jeep Renegade Moab 2021 conta com cinco opções de cor: Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon.
Nome Moab
Em português, o nome Moab é bem estranho. Mas existe uma explicação: ele é uma referência ao deserto de Moab, no estado norte-americano de Utah, onde acontece anualmente, na época da Páscoa, um evento criado por entusiastas de veículos off-road e que se tornou para a Jeep um laboratório ao ar livre para o desempenho fora de estrada.
Desde 2001, a marca apresenta e testa diversos protótipos no Easter Jeep Safari, que também possibilita uma grande proximidade com os fãs da Jeep.
Danças das cores
Outras mudanças são nas cores. O Vermelho Colorado deixa de ser oferecido para as versões 1.8 AT (voltada ao público PCD), STD 1.8 AT e Sport.
A versão 1.8 AT ganha a oferta do Cinza Antique, e as versões STD 1.8 AT e Sport passam a contar com a opção do Verde Recon, icônica cor da marca.
A Night Eagle, com seu visual all black, também passa a ter o Verde Recon para escolha.
Com exceção da nova versão Moab, toda a família 2021 estará disponível nas concessionárias Jeep a partir da segunda semana de agosto.
Jeep Renegade 2021 – Preços
Prepare o bolso, pois, assim como a maioria esmagadora dos veículos vendidos no Brasil, o preço da linha 2021 do Renegade também subiu muito! A explicação para isso você confere aqui.
Versão | Preço 2020 | Preço 2021 | Quanto subiu? |
Jeep Renegade 1.8 flex AT6 | R$ 69.999 | R$ 69.999 | Igual |
Jeep Renegade STD 1.8 flex AT6 | R$ 77.490 | R$ 79.990 | R$ 2.500 |
Jeep Renegade Sport 1.8 flex AT6 | R$ 91.590 | R$ 94.890 | R$ 3.300 |
Jeep Renegade Longitude 1.8 flex AT6 | R$ 106.190 | R$ 109.990 | R$ 3.800 |
Jeep Renegade Limited 1.8 flex AT6 | R$ 113.990 | R$ 119.990 | R$ 6.000 |
Jeep Renegade Moab 2.0 diesel AT9 | – | R$ 136.990 | – |
Jeep Renegade Longitude 2.0 diesel AT9 | R$ 141990 | R$ 146.990 | R$ 5.000 |
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 diesel AT9 | R$ 152.990 | R$ 158.290 | R$ 5.300 |
Motor flex não muda
O beberrão, ruidoso e confiável propulsor 1.8 16V E.torQ Evo VIS desenvolve 135 cv de potência a 5.750 rpm e 18,8 mkgf de torque a 3.750 rpm com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol nos mesmos regimes de giro.
Números insuficientes para levar o Renegade flex com eficiência e economia, muito por causa do peso do modelo:
Modelo | Motor | Peso |
Jeep Renegade Sport manual | 1.8 16V flex | 1.413 kg |
Jeep Renegade Sport automático | 1.8 16V flex | 1.448 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 1.8 16V flex | 1.480 kg |
Jeep Renegade Limited automático | 1.8 16V flex | 1.527 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 2.0 16V diesel | 1.641 kg |
Jeep Renegade Trailhawk automático | 2.0 16V diesel | 1.674 kg |
Dimensões e medidas
Jeep Renegade 1.8 16V E.TorQ EVO
- Comprimento: 4,232 m
- Largura: 1,798 m
- Altura: 1,666 m
- Entre-eixos: 2,570 m
- Porta-malas: 320 litros
- Tanque: 60 litros
Se você não leu, conheça a curiosa história do porta-malas do Jeep Renegade.
Mercado
De acordo com a FCA, um a cada 5 SUVs vendidos no Brasil é da marca Jeep – o melhor desempenho da marca em todo o mundo. Número 1 no segmento no Brasil em 2019 e no primeiro semestre de 2020, com 20.711 emplacamentos, o Renegade já atingiu 265.122 unidades comercializadas entre janeiro e junho.
Resumo da obra
Mantendo seu bom acabamento, visual parrudo (como carinhosamente eu digo: um Unão) e design mais típico de um SUV entre quase todos os modelos do mercado brasileiro (a maioria acaba lembrando uma “perua off-road”), a linha 2021 pouco mudou para o Renegade, pois a alteração de motor, a mais esperada, ainda não aconteceu.
O pior foi que a relação custo/benefício do modelo piorou com a linha 2021 porque os preços subiram muito.
Ainda assim, o Renegade, que é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (Pernambuco), tem tudo para manter suas vendas aquecidas devido aos descontos aplicado pelas concessionárias e, especialmente, às vendas diretas (CNJP), o seu grande filão.
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Minha esposa tem um Longitude Flex 2018. Na época era o SUV mais em conta na relação custo x benefício com 7 air bags. Além disso é o único que tem um chassi próprio, só dele ao contrário da maioria que tem chassi a partir dos modelos compactos. O conforto da cabine mais quadrada e alta proporciona um bom conforto. Viajamos muito com ele e com certeza vamos trocar por um mais novo no futuro. Ainda mais com um motor melhor e mais econômico.
Amigo. Tem um equivoco no seu comentário. O Jeep Renegade utiliza a mesma plataforma do 500X, a versão “anabolizada”, sim, mas do pequeno 500 ou Cinquecento da FIAT.
Tem razão! Procede.