Enquanto aguardo ansiosamente a chegada da linha 2021, o Nissan Kicks nacional supera outra importante marca: mais de 140.000 unidades vendidas do modelo fabricado em Resende (RJ).
Modelo mais popular da marca no Brasil e na América Latina desde seu lançamento, em agosto de 2016, o veículo completa este mês três anos do início fabricação no Brasil. Entre julho de 2017 até junho deste ano foram comercializadas cerca de 140.800 unidades da versão brasileira que, somadas às 22.400 importadas do México, totalizam 163.288 Kicks vendidos no mercado nacional.
Exportação
A produção do Kicks em Resende também tem como destino o mercado internacional desde 2017. Cinco meses após virar nacional, o modelo passou a ser exportado para a Argentina, seguido pelo Paraguai. Em quase três anos, a Nissan já enviou 14.732 unidades do Kicks para os dois mercados (acumulado até junho).
“Os resultados do Kicks demonstram que a Nissan acertou ao entregar a seus clientes um produto equilibrado, moderno, bonito e que incorpora a visão da marca, a Nissan Intelligent Mobility. Temos plena confiança no Kicks e que ele vai continuar satisfazendo os proprietários e ser objeto de desejo dos consumidores”, afirma Tiago Castro, Diretor Senior de Marketing & Vendas da Nissan do Brasil.
Há cerca de um ano, a Nissan comemorava a marca de 100.000 unidades do Kicks fabricada em Resende.
Linha 2021 pode “ficar para depois”
Como falei no início, estou ansioso com a linha 2021 do modelo para ver se a Nissan melhorará a relação custo/benefício do modelo, ainda mais depois da chegada do Hyundai Creta Action 1.6 AT, que protagonizou um duelo “cruel” com o Kicks aqui no De 0 a 100.
Mas não será surpresa que a linha 2021 chegue mais tímida, com mínimas mudanças, tudo por causa da pandemia de Covid-19, deixando alterações mais expressivas para a linha 2022 – como mais alguns cavalos extras de potência e a inédita versão híbrida, junto com a primeira reestilização.
Linha 2020 equilibrada
De toda forma, a marca japonesa foi muito esperta ao ouvir os consumidores brasileiros para a linha 2020 do Kicks.
O modelo continuou com suas principais virtudes (economia, ergonomia e espaço), ganhou mais itens de segurança e resolveu alguns pontos que desagradavam seus donos e admiradores: falta de cruise control e de apoio de braço para o motorista (mesmo que a solução seja apenas para a versão SL).
Qual Kicks é o mais legal?
Analisando a linha 2020, as versões mais beneficiadas foram a S e a SV, de entrada e intermediária, respectivamente, que possuem preços mais atraentes e ficaram com melhor custo/benefício – principalmente a S CVT.
Duelos muito bons
E foram exatamente essas versões que travaram excelentes duelos contra concorrentes diretos, especialmente com HR-V e Creta, já que o Renegade foi goleado.
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Jeep Renegade Sport 1.8 AT6
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Nissan Kicks S 1.6 CVT x Hyundai Creta Action 1.6 AT6
Motor 1.6 16V
Debaixo do capô, o Kicks tem a segunda geração do motor HR16DE 1.6 16V, de quatro cilindros, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio. Ele desenvolve 114 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
São duas opções de câmbio: o comum a toda a linha é o automático do tipo CVT, também disponível para o Versa e para o meu March. A transmissão manual é exclusiva do Kicks de entrada, S, como você confere no vídeo abaixo.
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