Você viu aqui no De 0 a 100 quais são os sedãs compactos mais econômicos do País. Agora chegou a vez de avaliar a média de consumo dos sedãs compactos premium disponíveis no Brasil! E olha que a disputa foi bacana!
Algumas informações importantes
Nessa categoria, o número de representantes é menor. Ainda assim, listei aqui 12 possibilidades de seis veículos distintos, de seis marcas diferentes!
Mais uma vez, os dados levantados são do Imnetro, na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, e estão datados de março de 2020.
Peguei sedãs concorrentes diretos, manuais e automáticos, com motores 1.0, 1.5 e 1.6, todos flex e alguns turbo – mas não coloquei nenhum 1.0 aspirado, nem versões específicas porque o mais importante aqui é o conjunto mecânico.
Chinês beberrão
O Caoa Chery Arrizo 5 foi o mais beberrão, com números parecidos aos do Fiat Cronos 1.8 AT6. A diferença é que o sino-brasileiro tem muito mais desempenho do que o ítalo-mineiro.
O Arrizo 5 foi seguido pelo Volkswagen Virtus 1.6, que entrega números bem mais animadores, não importando o câmbio.
Antes de ver a pesquisa, você sabia que o De 0 a 100 tem um acervo com a média de consumo real mais de 500 veículos? Clique em “Consumo Real” e conheça!
Teste do Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSI
Japoneses e o turbo
Mas a disputa ficou mesmo entre os dois japoneses, com motor 1.5 16V, e o alemão, com propulsor 1.0 12V turbo. City, Yaris e Virtus fizeram uma disputa bonita, sendo vencida, com aperto, pelo Toyota.
Consumo em km/l | Etanol | Gasolina | |||
Motor | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
CAOA Chery Arrizo 5 1.5 CVT | 1.5 16V turbo | 6,7 | 8,4 | 9,9 | 12,1 |
Honda City 1.5 | 1.5 16V | 8,6 | 10,3 | 12,4 | 14,6 |
Honda City 1.5 CVT | 1.5 16V | 8,5 | 10,3 | 12,3 | 14,5 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 | 1.5 16V | 8,3 | 10,1 | 12 | 14,6 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT | 1.5 16V | 9 | 10,6 | 13 | 14,5 |
Volkswagen Virtus 1.6 | 1.6 16V | 8,2 | 9,5 | 11,9 | 13,8 |
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 | 1.6 16V | 7,8 | 9,8 | 10,8 | 13,8 |
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 | 1.0 12V turbo | 7,8 | 10,2 | 11,2 | 14,6 |
Mais concorrentes
O Chevrolet Onix Plus, além de “rebaixar” o Prisma, agora chamado de Joy Plus (péssimo nome), cresceu e tirou o Cobalt de linha. Por isso, acho justo que ele entre aqui nessa disputa, mas, apenas, com motor turbo.
Outro que vale fazer parte desse comparativo é o Nissan Versa 1.6, que se equipara com os sedãs aqui do post em tamanho e motorização.
Mais uma vez o Renault Logan, que também deveria estar aqui com propulsor 1.6, sofre com a falta de informações públicas atualizadas e precisas sobre consumo, por isso ficou de fora.
Consumo em km/l | Etanol | Gasolina | |||
Motor | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Caoa Chery Arrizo 5 1.5 CVT | 1.5 16V turbo | 6,7 | 8,4 | 9,9 | 12,1 |
Honda City 1.5 | 1.5 16V | 8,6 | 10,3 | 12,4 | 14,6 |
Honda City 1.5 CVT | 1.5 16V | 8,5 | 10,3 | 12,3 | 14,5 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 | 1.5 16V | 8,3 | 10,1 | 12 | 14,6 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT | 1.5 16V | 9 | 10,6 | 13 | 14,5 |
Volkswagen Virtus 1.6 | 1.6 16V | 8,2 | 9,5 | 11,9 | 13,8 |
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 | 1.6 16V | 7,8 | 9,8 | 10,8 | 13,8 |
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 | 1.0 12V turbo | 7,8 | 10,2 | 11,2 | 14,6 |
Chevrolet Onix Plus turbo | 1.0 12V turbo | 9,6 | 12,2 | 13,7 | 17 |
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 | 1.0 12V turbo | 8,6 | 10,9 | 12 | 15 |
Nissan Versa 1.6 | 1.6 16V | 8,4 | 10 | 12,6 | 14,4 |
Nissan Versa 1.6 CVT | 1.6 16V | 7,8 | 10 | 11,6 | 14,1 |
Consumo apenas dos manuais
Na disputa ampliada, entre os manuais, o Onix Plus, outra vez, mostrou a superioridade do seu projeto mais novo e moderno. City e Versa até tentaram, mas o carro com nome feio (esse Plus…) da Chevrolet venceu.
Consumo em km/l | Etanol | Gasolina | |||
Motor | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Honda City 1.5 | 1.5 16V | 8,6 | 10,3 | 12,4 | 14,6 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 | 1.5 16V | 8,3 | 10,1 | 12 | 14,6 |
Volkswagen Virtus 1.6 | 1.6 16V | 8,2 | 9,5 | 11,9 | 13,8 |
Chevrolet Onix Plus turbo | 1.0 12V turbo | 9,6 | 12,2 | 13,7 | 17 |
Nissan Versa 1.6 | 1.6 16V | 8,4 | 10 | 12,6 | 14,4 |
Consumo apenas dos automáticos
Entre os automáticos a disputa foi muito mais intensa. Onix Plus foi recebido numa briga de igual para igual pelo Yaris Sedã, com City vindo no vácuo e com o Virtus turbo logo atrás. Empate entre Chevrolet e Toyota.
Consumo em km/l | Etanol | Gasolina | |||
Motor | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Caoa Chery Arrizo 5 1.5 CVT | 1.5 16V turbo | 6,7 | 8,4 | 9,9 | 12,1 |
Honda City 1.5 CVT | 1.5 16V | 8,5 | 10,3 | 12,3 | 14,5 |
Toyota Yaris Sedã 1.5 CVT | 1.5 16V | 9 | 10,6 | 13 | 14,5 |
Volkswagen Virtus 1.6 AT6 | 1.6 16V | 7,8 | 9,8 | 10,8 | 13,8 |
Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT6 | 1.0 12V turbo | 7,8 | 10,2 | 11,2 | 14,6 |
Chevrolet Onix Plus turbo AT6 | 1.0 12V turbo | 8,6 | 10,9 | 12 | 15 |
Nissan Versa 1.6 CVT | 1.6 16V | 7,8 | 10 | 11,6 | 14,1 |
Resumo da obra
Chevrolet Onix Plus, definitivamente, criou um novo padrão para o segmento de sedãs compactos e compactos premium no Brasil, elevando a régua em termos de consumo. Baixo peso e projeto moderno fazem a diferença – e olha que ele pode evoluir se a GM atualizar o motor (com injeção direta de combustível, por exemplo).
Os japoneses fizeram o possível para vencer, com grande destaque para o Toyota Yaris Sedã, tendo o Honda City logo atrás. Mas ambos sofrem com projetos antigos e mais limitados, que carecem renovação. O mesmo vale para o Nissan Versa, que, em breve, será totalmente renovado (e muito bem-vindo) por aqui!
Já o Volkswagen Virtus demonstrou eficiência e teve números bons, embora eu tenha conseguido, na prática, consumo melhor do que o do Inmetro (veja no vídeo acima), que colocaria esse ótimo sedã na briga pela liderança do post.
Por último, o Caoa Chery Arrizo 5 já entrou na disputa, mas precisa melhorar bem a sua média de consumo.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem