Mustang para a Ford; Corvette e Camaro para a Chevrolet – a lista poderia seguir com praticamente todos os fabricantes. No caso da Fiat, seu carro global mais icônico é o 500. Por isso, ele foi o escolhido para mostrar uma nova fase da companhia: veículos elétricos. Conheça o novo Fiat 500 (ou 500e).
Novo Fiat 500 no Brasil
Antes de falar sobre a novidade, saiba que a Fiat tem planos de importar e vender o novo 500 no Brasil no final de 2020 – mais provável 2021 agora por causa do novo Coronovírus. Além de uma versão 100% elétrica, seria legar termos, por aqui, um 500 híbrido flex.
Mais longo e mais largo
Começando por algo que me interessa muito, o novo Fiat 500 tem uma nova plataforma que o deixou 6 cm mais longo, 6 cm mais largo e com a distância entre eixos 2 cm maior – sem passar dos 4 metros de comprimento.
Além do ganho de espaço interno, isso permitiu que o modelo recebesse rodas são maiores e mais afastadas – tudo para aumentar o conforto.
Fiat 500 | Novo Fiat 500 | |
Comprimento | 3,546 m | 3,606 m* |
Largura | 1,627 m | 1,687 m* |
Entre-eixos | 2,300 m | 2,320 m* |
Porta-malas | 185 l / 153 l (conversível) | 185 l / 153 l (conversível)* |
*: Fazendo uma soma simples com base nas informações já existentes e nas novas divulgadas.
Por dentro
No interior, o painel mudou quase que completamente, com soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado. Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do pequeno compartimento de bagagem, que permanece inalterado (veja acima).
Autonomia e tempo de carregamento
Falando agora do calcanhar de Aquiles dos carros elétricos hoje, autonomia e tempo de carregamento, as baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh do novo Fiat oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP.
Além disso, o modelo é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.
Carregando na tomada de casa
No conforto do seu lar, a situação é um pouco diferente. Há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, isso porque o novo 500 inclui o Easy Wallbox, sistema para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual.
É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia.
Além disso, o Easy Wallbox está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas – imagine o tempo para recarregá-lo com apenas 3 kW.
O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.
Modos de condução
Um ponto que me agradou do novo 500 é a possibilidade de alterar os modos de condução, dependendo da necessidade do uso do veículo.
Modo Sherpa
O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente.
Como um “Sherpa do Himalaia”, que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
Modo Normal
O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão.
Modo Range
O modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro.
Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador – quero testar isso!
Motor e desempenho
O motor elétrico do novo Cinquecento tem uma potência de 118 cv (87 kW), proporcionando uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.
Tecnologia embarcada
Como o novo 500 continuará sendo o carro global icônico da Fiat, ele precisa ter muita tecnologia embarcada.
O pequeno virá, por exemplo, com monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.
O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor.
Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado.
Finalmente, os sensores de 360° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.
Sistema de Alerta Acústico de Veículo
E, em matéria de sons, eis outra característica curiosa do novo carro urbano, que será disponibilizado posteriormente: o Sistema de Alerta Acústico de Veículo (AVAS), um aviso acústico para pedestres obrigatório em velocidades de até 20 km/h.
O som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim a música de Amarcord, de Nino Rota, no puro estilo Dolce Vita, um exemplo da criatividade italiana mais autêntica.
UConnect 5
O novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de infotainment UConnect 5. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável.
Com ele é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto.
O modelo disponibiliza integração com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25″ de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa no centro do painel.
Funções do UConnect5
O UConnect 5 combinado ao módulo Telematic Box, bem como a função de chamada de emergência obrigatória, oferece os seguintes serviços:
- My Assistant: conecta o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte para resolver qualquer problema. O cliente também receberá um relatório por e-mail, no qual poderá verificar o status atual do carro;
- My Remote: no smartphone, os clientes podem verificar o nível de carga da bateria, agendar o carregamento do veículo para os horários mais econômicos; encontrar a localização exata do carro; trancar e destrancar as portas; acender e apagar as luzes e programar o sistema de ar-condicionado;
- My Car: para verificar o estado do carro, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus ao cronograma de revisões;
- My Navigation: através do aplicativo móvel, é possível enviar o destino para a navegação do carro, identificar a rota e radares de velocidade, verificar as condições de trânsito e do clima ao longo do caminho. Também permite visualizar pontos de carregamento localizados perto do usuário, sendo demonstrados graficamente no mapa os locais que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas sempre serão mantidos atualizados, sem fio;
- My Wi-Fi: um verdadeiro ponto de acesso que conecta até oito dispositivos eletrônicos à Internet ao mesmo tempo, como em casa. O My Wi-Fi também permite que você interaja com seu carro com a tecnologia de assistência por voz da Amazon Alexa, líder do setor.
- My Theft Assistance: os clientes são imediatamente notificados em caso de roubo de seu carro.
O pequeno também possui o sistema de interface Natural Language, com reconhecimento de voz avançado, sendo possível, por meio da conversa, controlar parâmetros, definir o controle climático e escolher sua música favorita.
Resumo da obra
O novo Fiat 500 permite que o motorista defina a rota de navegação com antecedência e encontre o interior já agradável pelo ar-condicionado quando chegar ao veículo. Ao entrar, seu telefone celular será conectado em apenas 5 segundos. Você não precisará mais usar o cabo de carregamento.
Ou seja, o 500 cresceu, se conectou, se tornou elétrico e perfeito para os países europeus. Nos EUA, o modelo é pequeno demais. No Brasil, por falta de infraestrutura de recarga e com o dólar mais alto da história, o novo 500 não será tão atraente.
Mas ele não deixa de ser um carro muito legal. E, quem sabe, finalmente, essa nova geração do 500 não seja fabricada no Brasil, usando motores flex (1.3)? Seria bacana…
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Tomara que seja fabricado no Brasil. Também tenho grande interesse nesse carrinho. O design externo é atemporal e o ambiente interno ficou fantástico. Agora é esperar sua produção aqui, porque o importado na vai rolar por causa do preço.