
Alugando carro na Localiza Hertz #4
Essa tinha tudo para ser a melhor locação que já fiz na Localiza Hertz: me deram um carro muito mais confortável, espaçoso e econômico em relação ao que pedi. Mas nem o brilho do Volkswagen Virtus Comfortline salvou o episódio.
Espera interminável
Cheguei ao aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 20h da noite de domingo, descendo no Terminal 1. Logo falei com a funcionária da Localiza Hertz, que me orientou sobre a localização da van que me levaria até a loja.
Encontrei o local e, depois de 15 minutos, chegou a primeira van. Ela tinha saído da loja e, além do 1, passaria ainda pelos terminais 2 e 3, para só então voltar à loja.
- Alugando carro na Localiza Hertz #1: Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 automático
- Alugando carro na Localiza Hertz #2: Nissan March S 1.0
- Alugando carro na Localiza Hertz #3: Ford Ka SE 2018 1.5
Como o motorista me disse que a segunda van estava “logo atrás”, resolvi esperar. O logo demorou mais 10 minutos e, quando a van chegou, estava apenas com um lugar vazio, que foi tomado por um cliente sem educação que estava esperando ao meu lado. Pior para ele, pois essa van também iria para os terminais 2 e 3 antes de ir para a loja.

Atendimento pelo Whatsapp “dá risada” do cliente?
Tentei entrar em contato com o atendimento da Localiza pelo Whatsapp e, como esperado, não deu certo: as respostas automáticas não conseguiram me ajudar. Mas o que mas me incomodou foi o uso inadequado de um emoticon, parecendo que o “robô” estava rindo do cliente.
Liguei então para a central de atendimento (0800) e reclamei. Também não adiantou muito. Depois de 35 minutos, chegou a van que me levaria para a loja da Localiza Hertz.
Um completo absurdo ser obrigado a esperar exatos 46 minutos a partir do primeiro contato com a locadora até consegui colocar o pé na loja. Esse tempo de espera custou, por exemplo, o meu jantar pois, quando cheguei ao destino (Campinas/SP), o restaurante já estava fechado.

Desculpas?
Na loja, nenhuma fila (provavelmente os clientes continuavam nas vans). Eu tinha reservado um veículo da categoria econômico com ar-condicionado. Claro que cheguei com cara de poucos amigos e a atendente, educada, notou e perguntou se estava tudo bem.
Eu disse que não e expliquei o que aconteceu, mostrando até o meu WhatsApp com a “conversa” com a central de atendimento (acima). Ela lamentou e, sem pedir desculpas, me ofereceu um upgrade grátis para um Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSI 2019 – bem melhor do que bater a cabeça no teto do Fiat Argo (carro que eu pegaria).

O carro
Era um exemplar novo, limpo, pouco rodado, com câmbio automático. Ele ainda tinha cheiro de novo e nenhuma marca aparente na carroceria e no interior.
Rapidamente ajustei a posição de dirigir, o Android Auto e, logo antes de partir, notei que a segunda van que passou pelo Terminal 1 tinha acabado de chegar, “entregando” o mala do cliente sem educação – teve o que mereceu.
Rodando a 120 km/h
Na estrada para Campinas, rodando a 120 km/h, o Virtus mostrou algumas de suas virtudes: espaço, desempenho e conforto. O conjunto motor/câmbio é realmente muito bom e, sozinho, não me deixou na mão de jeito nenhum!
Em relação ao consumo, consegui melhorar ainda mais o número do meu teste (vídeo acima), conseguindo ótimos 10,5 km/l com etanol, na estrada – provavelmente porque estava a noite (temperatura mais baixa) e com trânsito leve.
Avaliação | Nota/Informação* |
Loja | Guarulhos (SP) / Viracopos (SP) – Aeroportos |
Diárias | Três |
Processo de locação | 6 |
Tempo de espera na retirada | 8 |
Entregou o carro reservado? | Não |
Se não, a solução foi boa? | Sim, um upgrade sem custo adicional |
Situação do carro no ato da entrega | 9 |
Avaliação geral do veículo | 9 |
Tempo de espera na devolução | 7 |
Algum problema na devolução? | Não |
Se sim, qual? | – |
Precisou de van para ir/vir à/da loja? | Sim |
Tempo de espera da van na “ida” | 0 |
Limpeza/Qualidade da van | 5 |
Tempo de espera da van na “volta” | – |
Limpeza/Qualidade da van | – |
Custo/benefício geral da locação | 8 |
De 0 a 100 | Nota geral da Localiza: 65 pontos |
*: Todo numero em algarismo que estiver na coluna da direita será uma nota. Se for por extenso, é uma informação.
Devolução
Enchi o tanque de etanol e, ao invés de entregar o carro em Guarulhos, o devolvi no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Para a minha felicidade, não precisei pegar nenhuma van, pois a loja fica no estacionamento do próprio aeroporto.
O funcionário da Localiza Hertz que me recebeu falou rapidamente comigo e, quando eu estava indo embora, ele me disse que eu precisava fechar a locação dentro da loja. Ao entrar, tive que esperar um pouco pela quantidade de gente e deu tudo certo.
De 0 a 100 – nota da Localiza Hertz
Nesse episódio, a Localiza Hertz merece 65 pontos em 100 pontos possíveis. A nota é explicada pela longa espera na entrega do veículo (e suas consequências). O upgrade ajudou a elevar a avaliação, mas não foi possível ter uma locação acima de 70 pontos – mínimo que espero a partir do preço cobrado.
Resultado final: mais uma vez, a locação na Localiza Hertz foi mediana.
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