Inegável que o Ford Ka vem colhendo os frutos de estratégias e atualizações efetuadas com sucesso pela marca nos últimos anos. Mesmo com o “soluço” da linha 2018, a linha 2019 veio forte e garantiu números animadores para o modelo no ano passado. Eu, inclusive, comprei uma unidade, versão SE Plus 2019, e estou bem satisfeito com o carro até agora.
O mesmo não posso dizer pelo pós-venda, mas acredito que as coisas tendem a melhorar. O importante aqui nesse post é que o Ford Ka encerrou 2018 com crescimento em volume e participação tanto na carroceria hatch quanto na sedã, se consolidando como uma das linhas mais vendidas do mercado brasileiro.
O Ka hatch somou 103.291 unidades, que correspondem a um crescimento de 9,1% sobre 2017, enquanto o segmento avançou 8,1%. Com isso, elevou a sua participação para 12,2% na categoria e também foi o vice-líder da indústria, de acordo com dados do Renavam, e terceiro lugar segundo a Fenabrave – a briga com o Hyundai HB20 foi ferrenha!
Como comentei, as novidades da linha 2019, como carroceria reforçada, motor 1.5 Dragon de três cilindros, transmissão automática de seis marchas, central multimídia SYNC 3, além do lançamento da versão FreeStyle, contribuíram para impulsionar o hatch da Ford.
O Ka Sedan mostrou um avanço ainda maior, com um crescimento de 40% nas vendas e mais de 39.000 emplacamentos, passando do quinto para o terceiro lugar no segmento de sedãs compactos, com 10,1% de participação, ficando atrás do Chevrolet Prisma e do Volkswagen Virtus, mas batendo Voyage e HB20S, por exemplo.
“As mudanças do Ka foram muito bem recebidas pelos consumidores, que reconheceram a evolução e a competitividade do produto no segmento mais disputado do mercado, entre uma série de lançamentos”, diz Reinaldo Faga, diretor de Vendas da Ford.
O desempenho da linha Ka ajudou a Ford a fechar 2018 com um crescimento de cerca de 10% nas vendas – e um total de 235.841 unidades –, mantendo a quarta posição no ranking das marcas.
Resta agora saber se o setor de pós-venda vai ajudar a Ford a continuar nesse bom momento pois, pela minha experiência pessoal, a situação pede melhoras – e é o pós-venda que fideliza o cliente.
Desvalorização
A linha 2019 deu o gás que faltava ao Ka. Mas, como ela ainda está muito recente, não é possível medir a desvalorização do modelo com precisão. Entretanto, é possível analisar os números do Ka 2018 e do 2017.
E o pessoal da KBB Brasil fez esse levantamento considerando os dois últimos anos de uso de cada veículo, sendo eles 2018 e 2017. Dessa maneira, os modelos 2019 não são considerados no estudo. As versões destacadas como 0 km na tabela correspondem ao ano 2018 e, por isso, ainda traz na análise as versões SEL 1.0 e 1.5, ainda existentes para este ano.
Topo de linha desvaloriza menos
Considerando carros básicos (sem opcionais ou acessórios), o ranking tem como destaque a versão topo de linha, a SE Plus 1.5 16V, com desvalorização de 10,87% em seu segundo ano e de 4,57% no primeiro ano de uso. Já a mais desvalorizada foi a versão de entrada, a S 1.0 12V, que alcançou 28,57% no segundo ano de uso e 18,53% no primeiro ano. Quase o dobro do que a versão SE desvaloriza após dois anos de uso.
Uma curiosidade é que quanto mais equipada é a versão, menos ela desvaloriza. Isso mostra que mesmo o comprador de carros de entrada, como o Ka, prefere veículos mais completos. Para entender melhor a comparação entre as versões vendidas no mercado, veja como fica a tabela de desvalorização da menos à mais desvalorizada:
Ranking
Veículo/Versão | 0 KM | 2018 | 2017 | Desvalorização: 1º ano de uso | Desvalorização: 2º ano de uso |
Ford Ka SE Plus 1.5 16V | R$ 46.000 | R$ 43.900 | R$ 41.000 | -4,57% | -10,87% |
Ford Ka SEL 1.5 16V | R$ 50.490 | R$ 45.900 | R$ 41.900 | -9,09% | -17,01% |
Ford Ka SE 1.5 16V | R$ 45.900 | R$ 40.000 | R$ 37.500 | -12,85% | -18,30% |
Ford Ka SEL 1.0 12V | R$ 48.490 | R$ 38.900 | R$ 37.900 | -19,78% | -21,84% |
Ford Ka SE Plus 1.0 12V | R$ 48.000 | R$ 38.900 | R$ 37.500 | -18,96% | -21,88% |
Ford Ka SE 1.0 12V | R$ 46.500 | R$ 37.800 | R$ 34.900 | -18,71% | -24,95% |
Ford Ka S 1.0 12V | R$ 44.800 | R$ 36.500 | R$ 32.000 | -18,53% | -28,57% |
Só não ficou claro se a linha 2018 do ranking acima é a “linha 2018 A” ou a “linha 2018 B” lançada pela Ford. De toda forma, é interessante observar que as versões mais equipadas do modelo tendem a desvalorizar menos.
Nesse caso, bom para mim, que comprei o “topo de linha” do Ka 1.0 (versão SE Plus).
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Ficou muito bom Confortável.