Conceitos, veículos do futuro, projetos, tendências, ideias, autônomos e até elétricos – são todos muito legais, mas distantes de realidade da maioria dos brasileiros. E eles estão por toda parte no evento em São Paulo. Mais saiba que outras novidades podem estar na sua garagem em breve! Conheça carros “pés no chão” que serão mostrados no Salão do Automóvel a partir de amanhã (e até o dia 18)!
Ford
Como não poderia deixar de ser diferente, uma vez que a empresa deixará de produzir carros (nos EUA), os SUVs são os astros da Ford no Salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, terá a pré-venda iniciada durante o evento.
Já o Territory foi desenvolvido na China para os mercados emergentes e tem lançamento programado por lá para o início de 2019 no gigante asiático e é exibido aqui para testar a receptividade do público brasileiro.
O inicio do fim do estepe esterno
Mas o mais pé no chão entre os SUVs da Ford é o EcoSport Titanium sem o estepe na traseira. Essa novidade parece simples, mas é uma das mais importantes notícias da marca é oval azul nos últimos tempos. Finalmente um EcoSport sem estepe do lado de fora: “Gloria a Deusxxx…”!
A mudança estética virá acompanhada da adoção do “Run Flat Tire”, pneu com características construtivas diferenciadas capaz de rodar mesmo com pressão zero por 80 km à velocidade de até 80 km/h.
Renault
https://www.instagram.com/p/BqCLrQLndSP/?hl=pt-br
A Renault tem muitas coisas “pés no chão no seu estante. A série limitada Captur Bose tem sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo, ajudando a reduzir os ruídos internos e enriquecendo a experiência a bordo. Começará a ser vendido no primeiro semestre do próximo ano.
Próximo carro a ter seu teste publicado no canal de vídeos do De 0 a 100 no Youtube, Kwid tem uma nova versão, Outsider, que será vendida no primeiro semestre de 2019. A novidade tem motor 1.0 12V e traz como diferenciais adereços estéticos, como barra de teto, skis (frontal e traseiro), faixa lateral, moldura do farol de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.
Novo elétrico
Mesmo que ainda não muito pés no chão, o compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começou a ser vendido no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe. Aqui em BH nada foi anunciado ainda…
O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW (não muito comum em residências), o veículo leva 1h40 para chegar 80% de sua carga total.Para quem duvida do desempenho do modelo, segundo a Renault, o propulsor elétrico R90 do Zoe entrega um torque máximo de 22,9 kgfm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.
Nissan
A picape Nissan Frontier, agora produzida em Córdoba, na Argentina, faz sua estreia no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo. A linha foi atualizada e recebeu mais tecnologia embarcada, novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, além de evoluções mecânicas e novas versões. Duas delas estão expostas no estande da Nissan: a LE, com mais equipamentos, alguns deles únicos no segmento, como teto solar e Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, e a Attack, com estilo mais agressivo.
Boa notícia é que a picape Frontier estará disponível na área de test drive exclusiva da Nissan no evento.
Uma das melhores opções do segmento, o SUV Kicks é “palco” de um dos protótipos mais “pés no chão” (e bacanas) de todo o evento: o Kicks For Pets. O carro foi desenvolvido pela equipe de design da marca no Brasil e traz itens de conforto para os animais e praticidade para o transporte deles nos passeios. O porta-malas foi transformado em um confortável refúgio para os pets, com recursos selecionados para beneficiar os animais e os donos.
O modelo tem uma cobertura especial no porta-malas para manter o veículo limpo após um passeio e que é, ao mesmo tempo, confortável para os bichinhos. O compartimento ganhou gavetas, há camas para os animais e até uma rampa removível para facilitar o acesso ao porta-malas. Após se cadastrar no hot site especial (www.nissannosalao2018.com.br) ou no estande, o visitante receberá óculos de realidade mista para interagir com Kicko, o cãozinho virtual da Nissan, e o Kicks For Pets.
“Folha elétrica”
Mais distante do público, mas cada vez mais próximo, a principal atração da Nissan no Salão é o LEAF, que tem a sua nova geração apresentada pela primeira vez na América Latina. O carro 100% elétrico está disponível para compra pelo programa de pré-venda no Brasil por R$ 178.400. Ele também poderá ser adquirido no Chile e na Colômbia e estará disponível para os consumidores da Argentina a partir de janeiro de 2019.
O Nissan LEAF oferece autonomia de 389 km em ciclo urbano, de acordo com os padrões WLTP (270 km em ciclo combinado), e 240 km de acordo com o ciclo EPA, permitindo que o motorista possa fazer trajetos mais longos. Com a nova tecnologia e-Powertrain, o novo Nissan LEAF entrega 149 cv (110 kW) de potência e 32,6 kgfm (320 Nm) de torque.
Boa notícia é que o LEAF está disponível para de test drive na área exclusiva da Nissan no Salão!
Volkswagen
Tudo bem que eles ainda são conceitos, mas Polo GTS e Virtus GTS são dois dos protótipos mais pés no chão do Salão! Não acredito que, na versão de rua, eles trocarão o motor 1.0 TSI (116/128 cv e 20,4 mkgf) pelo propulsor 1.4 TSI do Golf Highline e do novo Jetta (150 cv e 25,5 mkgf). Ainda assim, logo eles se tornarão realidade.
Os modelos expostos no estande da marca no Salão tem câmbio automático de seis marchas e contam com visual esportivo, além de alguns conteúdos diferenciados e da cor Cinza Platinum com detalhes vermelhos.
Principal atração do Salão
Outro pé no chão, que, para mim, é o principal lançamento de todo o Salão do Automóvel de São Paulo, é o Volkswagen T-Cross.
Segundo a marca, seu novo SUV se “destaca pelo comportamento dinâmico, por oferecer cabine espaçosa e confortável e pelos avançados recursos de tecnologia, conectividade e segurança”.
Ele oferece o painel totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED e acabamento com apliques no painel, além de com faróis full-LED, seis airbags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros.
Toro que se cuide
O Salão de São Paulo também é palco de uma estreia mundial da Volkswagen, que ainda é um protótipo. A picape Tarok está posicionada abaixo da Amarok e acima da Saveiro (meio que uma Toro) e é baseado na Matriz Modular Transversal (MQB), como o Tiguan Allspace, por exemplo.
A estreia mundial desse conceito inicia a contagem regressiva para o lançamento da versão de série. O modelo está planejado para ser lançado no mercado brasileiro no futuro próximo com apenas algumas modificações.
A Tarok Concept é equipada com um motor 1.4 TSI flex, de quatro cilindros, com 150 cv e 25,4 kgfm (250 Nm). O propulsor TSI da picape é combinado com uma caixa de câmbio automática de seis marchas e tração integral permanente 4MOTION.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem