Nissan March 2019 e Nissan Versa 2019 chegam às revendas da marca japonesa de todo o Brasil, a partir a partir de setembro, com apenas uma novidade: central multimídia Multi-App atualizada com Apple CarPlay e Android Auto. Os carros são muitos bons, mas o sistema foi pouco para tornar a dupla mais competitiva.
Quanto custa a central?
Com uma tela sensível ao toque maior, de 6,75″ (contra 6,2″ do anterior), e botões repaginados, o Multi-App atualizado é equipamento de série nas versões SL 1.6 do hatch e do sedã.
No March 2019, o sistema passa a ser oferecido como opcional para o acabamento intermediário SV 1.0 por R$ 1.000; SV 1.6 por R$ 1.500 e SV 1.6 CVT por R$ 2.000. A versão S 1.0, infelizmente, ficou de fora. No Versa 2019, o valor é de R$ 1.000 no SV 1.6 manual ou CVT.
Nissan Multi-App
O Multi-App que equipa os dois carros fabricados em Resende (RJ) conta com a Multi-App Store, uma loja que permite baixar aplicativos de bares, restaurantes, posto de gasolina, compra de ingressos, música e também Waze, Spotify, TuneInRadio, WeatherChannel, Skype, entre outros.
A central multimídia permite a visualização de fotos e vídeos, tem conexão Bluetooth para o celular, permite realizar ligações, visualizar contatos, ouvir músicas via áudio streaming e mostra ainda as imagens da câmera de ré integrada na tela do painel, além de ter navegador por GPS.
Preços mais altos
Como o sistema Multi-App atualizado passa a ser um item opcional para a versão SV e já era de série na versão SL, era de se esperar que a linha 2019 do March e do Versa ficasse com o mesmo preço. Mas não foi isso que aconteceu.
O aumento nos preços varia entre R$ 500 e R$ 2.000, piorando o custo/benefício do sedã e, especialmente, do hatch. Confira:
Preço anterior | Novo preço (2019) | Diferença | |
Nissan March S 1.0 2019 | R$ 44.990 | R$ 46.490 | + R$ 1.500 |
Nissan March SV 1.0 2019 | R$ 46.490 | R$ 47.490 | + R$ 1.000 |
Nissan March SV 1.6 2019 | R$ 51.990 | R$ 52.490 | + R$ 500 |
Nissan March SV 1.6 CVT 2019 | R$ 56.990 | R$ 57.990 | + R$ 1.000 |
Nissan March SL 1.6 CVT 2019 | R$ 61.790 | R$ 62.990 | + R$ 1.200 |
Preço anterior | Novo preço (2019) | Diferença | |
Nissan Versa S 1.0 2019 | R$ 48.990 | R$ 50.490 | + R$ 1.500 |
Nissan Versa S 1.6 2019 | R$ 53.990 | R$ 55.040 | + R$ 1.050 |
Nissan Versa SV 1.6 2019 | R$ 56.990 | R$ 57.490 | + R$ 500 |
Nissan Versa SV 1.6 CVT 2019 | R$ 61.990 | R$ 62.490 | + R$ 500 |
Nissan Versa S 1.6 2019 | R$ 63.990 | R$ 65.990 | + R$ 1.500 |
Nissan Versa SL 1.6 CVT 2019 | R$ 67.990 | R$ 69.990 | + R$ 2.000 |
O que dizem os concessionários
Visitei duas concessionárias da Nissan no último final de semana, sendo uma em Belo Horizonte (MG) e outra em Porto Alegre (RS), e notei que a linha 2019 ainda não chegou. Fui informado que só na semana que vem (setembro) ela estará no showroom – falta pouco.
O curioso foi que boa parte da linha 2018 já tem o mesmo preço sugerido para a linha 2019, talvez já fazendo uma “transição”. As duas exceções foram as versões SV 1.6 manual do March e SL 1.6 CVT do Versa – ambas com condições especiais no momento.
Motores e câmbios são os mesmos
Mantendo os mesmos visuais, que não são nada excepcionais, mas também não são feios, a dupla continua sendo vendida com o motor 1.0 12V de três cilindros, que desenvolve 77 cv de potência e 10 kgfm de torque com gasolina e/ou etanol, e 1.6 16V de quatro cilindros, que gera 111 cv de potência e 15,1 mkgf de torque com gasolina e/ou etanol no tanque.
Os câmbios disponíveis são o robusto manual de cinco marchas (1.0 e 1.6) e o ótimo XTronic – automático do tipo CVT (1.6).
Pós-venda
Um dado interessante do March é que, segundo levantamento recente feito pela Kelly Blue Book Brasil (KBB), o modelo ficou em primeiro lugar entre os hatches compactos, segmento que mais vende no mercado brasileiro (27% do total). A análise identificou que a versão SL 1.6 16V CVT desvaloriza somente 3,1% no primeiro ano de uso e 13,6% no segundo.
Resumo da obra
A dupla dinâmica da Nissan continua muito boa, mas está ficando para trás. Gosto dos dois carros (até teria um March na garagem), mas os concorrentes avançaram consideravelmente nos últimos dois anos.
O Versa está mais preparado para a briga na sua categoria, pois oferece um conjunto mais equilibrado do que o seu irmão menor, se destacando por ter um bom porta-malas e, especialmente, um ótimo espaço interno.
Já o March sofre por ter preços equivalentes a adversários bem mais novos, atraentes e modernos.
O pequeno Nissan se beneficiaria se tivesse o quadro de instrumentos Fine Vision do Versa (dando fim ao seu atual e simples quadro), cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, lembrete do uso do cinto de segurança, ancoragens ISOFIX no banco traseiro, controles de tração e estabilidade e piloto automático nas versões 1.6 com câmbio CVT – vários desses valem também para o Versa.
Sem isso, a situação ficará cada vez mais difícil (basta olhar o ranking de vendas).
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
tive que versa por 11 meses. carro muito bom, mas que vendi porque queria ter mais requinte no interior e segurança
Alguém sabe pq o March automático não tem piloto automático?
Estratégia da Nissan ou limitação técnica do March e do Versa, pois é realmente muito estranho os carros não terem esse dispositivo até hoje.
Parizzi, vc foi educado. Isto da Nissan se chama burrice mesmo
Custo benefício do March está cada vez pior. Não é à toa q o carro não está vendendo nada. Está caro demais pelo q oferece
Versa ainda aguenta, mas essa dupla dinâmica como vc diz n é mais dinâmica assim. Da Nissan, vale hoje só o Kicks
Bom dia, eu comprei um versa SL cvt 2019, legal a central multimídia nova ,maior, o problema que o manual do rádio e do modelo antigo, se muda o aparelho tem que mudar o manual tambem
Nossa! Isso não pode acontecer! Você já falou com a concessionária?