A marca norte-americana mostrou, finalmente, como será a reestilização do seu popular hatch compacto. Para isso, anunciou o Ford Ka FreeStyle que, assim como a Renault e a Honda, ela está chamando de “mini SUV”.
Previsto para o início do segundo semestre de 2018, o Ka reestilizado pega o sobrenome FreeStyle do irmão EcoSport, modelo que serviu de inspiração para as suas mudanças mais “radicais”.
A novidade foi apresentada na América do Sul e na Índia de forma simultânea e é resultado de um projeto global desenvolvido com a participação de diversos países para atender diferentes mercados.
CUV: que categoria é essa???
A Ford chama o Ka FreeStyle “veículo utilitário compacto” que, em inglês, seria “Compact Utility Vehicle”, gerando a bizarra sigla CUV (seguindo a linha de um SUV – “Small Utility Vehicle”). Fazer uma coisa dessas no Brasil é criar uma piada pronta…
“O Ka FreeStyle compartilha a mesma plataforma do Ka, mas tem uma proposta de estilo e de uso diferenciada, combinando as qualidades em estrada de um hatch premium com a robustez e o espírito aventureiro dos fora de estrada”, afirmou Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul.
Visual
Na prática, na sua versão FreeStyle, de maneira simplória, o modelo nada mais é do que Ka Trail reestilizado e anabolizado.
Em termos de estilo, o Ka FreeStyle tem altura elevada do solo, grade dianteira maior com acabamento metálico, para-choques mais encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada, além do farol de neblina com moldura em forma de “C”.
Na traseira, destaque para as novas lanternas. O rack de teto tem acabamento metálico, os retrovisores são da cor Magnetic (tipo um grafite) e as rodas são de liga leve com 15″. A cor metálica marrom Trancoso apresentada no protótipo é outra novidade.
Motores
A linha 2019 do Ka continuará equipada com o motor 1.0 12V de três cilindros, que desenvolve 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque com o gasolina e 85 cv e 10,7 mkgf com etanol.
A expectativa será a troca do propulsor 1.5 Sigma, de quatro cilindros, pelo novo 1.5 Dragon, de três cilindros, que fez a sua estréia no EcoSport 2018.
Enquanto o 1.5 velho gera 105 cv de potência e 14,6 kgfm de torque com o gasolina e 110 cv e 14,9 mkgf com etanol, o dragão desenvolve 130 cv e 15,6 kgfm com o combustível fóssil e 137 cv e 16,2 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
É provável que o Ka FreeStyle use o novo 1.5 Dragon de três cilindros, assim como as outras versões mais “refinadas” do modelo.
Prováveis equipamentos
Embora a Ford não tenha mostrado nenhuma foto oficial do interior, o Ka FreeStyle será equipado com o sistema Sync 3, com tela central no centro do painel (como o EcoSport e no Fiat Argo), comandos no volante, com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.
O modelo é equipado ainda com faróis de neblina; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; sensor de estacionamento; retrovisores com setas; além de ar-condicionado, direção elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos; airbag duplo e freios com ABS e EBD.
Preço
De maneira geral, a linha Ka 2019 manterá mais ou menos a mesma faixa de preço, mas, infelizmente, com um provável aumento.
Levando em consideração que o Ka Trail 2018 custa R$ 48.880 com motor 1.0 e R$ 53.080 com propulsor 1.5, e que o EcoSport SE 1.5 (de entrada) vale altos R$ 77.990, não será surpresa que a Ford peça cerca de R$ 60.000 pelo Ka FreeStyle.
Resta saber se a versão Trail continuará existindo ou se sairá de linha com a chegada da novidade.
Offroad?
Natan Vieira disse que o Ka FreeStyle combina “as qualidades em estrada de um hatch premium com a robustez e o espírito aventureiro dos fora de estrada”.
Realmente só combinou mesmo o espírito aventureiro, pois a capacidade off-road da novidade é mínima, adequado apenas para as nossas ruas inspiradas na superfície lunar. Não espere nada além do que um Ka Trail é capaz de fazer hoje.
Resumo da obra
O Ford Ka FreeStyle, sem dúvida, será um carro muito bom – provavelmente o melhor Ka já vendido no Brasil. Ele pegará o Ka atual e corrigirá seus principais defeitos, mantendo as suas virtudes.
Uma pena que isso terá, literalmente, um preço, jogando o valor dessa versão “aventureira” bem para cima. Além disso, o Ka FreeStyle não é um veículo novo, nem de uma categoria nova. Será mais um caso notório do “parecer ser” ao invés do “ser de verdade”.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Acho que teremos sim uma nova categoria de SUV como vem sendo especulado com o mini Renegade. Acho que todas as montadoras vão projetar esse tipo de veículo. Agora as montadoras estão fazendo apenas uma cambiarra para entrar na nova moda vide Kwid e o “novo Ka”. Acho que neste quesito a única que possui algo próximo de um mini suv e a Suzuki com Jimny .
FATO!
Mais um pseudo aventureiro no mercado nacional!! Piada pronta: Esse modelo é um verdadeiro “CUv”, mesmo!!