O carro mais importante da história da marca italiana por aqui continua entre nós, não mais com o mesmo destaque e protagonismo de antes. Mesmo fora de moda, o compacto ítalo-mineiro segue como uma boa compra e, hoje, a melhor opção é o Fiat Palio Attractive 1.4.
Mais ágil, econômico e eficiente do que o 1.0 e mais barato do que o 1.6 16V, o Palio 1.4 acaba sendo o mais equilibrado em termos de custo/benefício. No site da Fiat, os preços sugeridos não são muito atraentes para nenhuma versão. Veja:
- Fiat Palio Attractive 1.0 8V – R$ 45.240
- Fiat Palio Attractive 1.4 8V – R$ 49.040
- Fiat Palio Essence 1.6 16V – R$ 54.270
- Fiat Palio Sporting 1.6 16V – R$ 56.960
Entretanto, fazendo uma rápida pesquisa na internet, você encontra o Fiat Palio Attractive 1.4 0 km mais barato do que o 1.0 sugerido acima.
Joga a favor do Palio o 1.4 a sua maturidade, robustez, mecânica confiável, histórico de sucesso do veículo, espaço interno honesto e porta-malas com capacidade dentro da esperada para a categoria (290 litros) – e maior do que o do Jeep Renegade!
Fiat Palio 1.4 no dia a dia da cidade e da estrada
O Palio 1.4 é realmente um carro fácil de dirigir. Na cidade, mesmo com quatro pessoas, não falta força, enquanto, na hora de estacionar, ele cabe em qualquer vaga – e a manobra é fácil (direção ainda hidráulica dá conta do recado). Internamente, seu espaço é ideal para até quatro adultos, embora ele consiga levar cinco pessoas.
Na estrada, o motor 1.4 8V Fire Flex surpreendente pela valentia, mas não faz milagre, especialmente com o carro carregado e porta-malas cheio. Ainda assim, embora tenha número superados, ele é bem honesto.
Confiável, o propulsor desenvolve 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com o gasolina e 88 cv e 12,5 mkgf com etanol.
Consumo do Fiat Palio Attractive 1.4
A média de consumo é boa, superior à do Palio 1.0 8V e do Palio 1.6 16V. Confira os números do Inmetro para a linha Palio 2017:
Média de consume de combustível | ||||
Etanol | Gasolina | |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Fiat Palio Attractive 1.0 | 7,9 km/l | 9,3 km/l | 11,2 km/l | 13,2 km/l |
Fiat Palio Attractive 1.4 | 7,9 km/l | 9,3 km/l | 11,2 km/l | 13,4 km/l |
Fiat Palio Essence 1.6 | 6,9 km/l | 8,2 km/l | 10,1 km/l | 11,9 km/l |
Fiat Palio Sporting 1.6 | 6,7 km/l | 7,9 km/l | 9,6 km/l | 11,5 km/l |
A lista de equipamentos do Palio 1.4 é honesta e está dentro do esperado.
Equipamentos de série – Fiat Palio Attractive 1.4
Ele vem com apoio de cabeça para todos os ocupantes, alertas de limite de velocidade e manutenção programada; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto; bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras; bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; Brake light; chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo A e B (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica; espelho no para-sol lados motorista e passageiro; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; ganchos de fixação de carga no porta-malas; airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD; iluminação do porta-malas; Lane Change (auxilia nas trocas de faixa); Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas); luzes de leitura dianteira com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; porta-óculos; predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena); relógio digital; retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + pneus 175/65 R14 (baixa resistência a rolagem); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura; entre outros.
Visual ainda agrada
O design do Palio já está datado e é considerado superado. Entretanto, ele ainda me agrada. Lembrando que visual de carro é um item subjetivo: o feio para mim pode ser bonito para você e vice-versa.
Outras opções
Se a versão Attractive 1.4 é a mais indicada entre a linha Palio 2017, ela também é mais atraente alguns dos irmãos disponíveis no mercado hoje.
Disponível por cerca de R$ 43.300, o Palio Attractive 1.4 (branco sólido, por exemplo) é uma compra melhor do que o Fiat Mobi Like 1.0 (da mesma cor), que sai por R$ 41.140. Pela diferença de preço você leva um carro maior, mais confortável, com acabamento melhor, que carrega mais bagagem e que tem desempenho superior.
Se formos colocar a novidade mais recente da Fiat no páreo, a disputa fica bem mais equilibrada. O Argo Drive 1.0, também branco sólido, custa a partir de R$ 48.290 e entrega mais tecnologia, conforto e um pouco mais de espaço.
Mas o Palio 1.4 não faz feio e se equipara ao irmão mais novo e moderno em vários aspectos, mas custando menos. O veterano, por exemplo, leva a melhor em desempenho e facilidade de manutenção – em qualquer lugar do Brasil o propulsor 1.4 8V Fire Flex é conhecido.
Resumo da Obra
Mesmo sem estar na moda, ultrapassado, longe do protagonismo que teve quando era o carro mais vendido do Brasil e se aproximando da sua aposentadoria, o Palio continua sendo uma boa compra.
A versão Attractive 1.4, definitivamente, é a que mais vale a pena da linha 2017/2017 do modelo. Como vocês viram, dentro da família Palio, ela entrega o melhor equilíbrio entre desempenho, consumo, lista de equipamentos e, claro, preço (ainda mais se você fizer uma boa pesquisa na internet).
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
boa compra mesmo para quem não quer dor de cabeça
Ótimo veículo, pena que ficou ultrapassado e a FIAT resolveu substituir pelo ARGO.Assim mesmo,considerando o valor baixo,ainda vale a compra.
Ótimo carro, não quebra, não dá dor de cabeça, suspenção macia e motor econômico. Eu recomendo, estou falando do 1.4, acredito eu que seja o melhor custo benefício.