Série Limitada Renault Duster Dakar II está de volta. Vale a compra?

Renault Duster Dakar II
Renault Duster Dakar II

Abafado desde a chegada do Captur, agora é a vez do Renault Duster Dakar ganhar destaque para fazer o SUV aparecer novamente para o mercado. A segunda edição da série limitada retorna inspirada no rali mais famoso do mundo e traz diferenciais para o modelo. Mas será que eles justificam a compra?

Dakar II

Antes de responder, saiba que o Duster Dakar II tem adesivo na parte inferior das portas com a inscrição “Dakar Spirit”, emblema Dakar um pouco abaixo dos espelhos, capas dos retrovisores pretas e novas rodas de 16″ na cores preta e prata diamantada (pneus 215/65 R16).

Renault Duster Dakar II 4WD
Renault Duster Dakar II tem opções 1.6, 2.0 automática e 2.0 4WD (4×4)

Por dentro, o painel tem dois tons, os encostos de cabeça e o volante têm emblemas da série Dakar e os bancos têm novas forrações. A versão oferece ainda o sistema MEDIA Nav que permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).

Quem tiver um iPhone pode utilizar as facilidades da SIRI, que capta o comando voz do motorista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, tudo isso sem tirar as mãos do volante.

O Duster Dakar II pode ser equipado ainda com os acessórios da linha Outsider, que adiciona alargador de para-lamas e protetor frontal com faróis adicionais na cor preta.

Painel do Renault Duster Dakar II 4WD
MEDIA Nav é destaque do painel do Renault Duster Dakar II. Na foto, versão 4WD

Equipamentos

O Renault Duster Dakar II sai de fábrica com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, faróis de neblina, airbag duplo, sistema ABS, câmera de ré, computador de bordo, trio elétrico, piloto automático com limitador de velocidade, volante com ajuste de altura, entre outros.

O ótimo espaço interno e o bom porta-malas (475 litros 4×2 / 400 litros 4×4) continuam como destaques. Mas a ergonomia limitada, que atrapalha o motoristas em permanências mais longas dentro do veículo, e o acabamento poderiam melhorar.

Bancos do Renault Duster Dakar II
Banco tem acabamento diferenciado no Renault Duster Dakar II

Motores e câmbios

A série especial está disponível de três formas: com motor 1.6 16V SCe e câmbio manual de cinco marchas; com propulsor 2.0 16V, tração 4×2 e câmbio automático (infelizmente o ultrapassado de quatro marchas); e com a motorização 2.0 16V, transmissão manual de seis velocidades e tração 4X4 (com suspensão traseira independente multilink).

O motor 1.6 16V SCe desenvolve 118 cv de potência com gasolina, 120 cv com etanol e 16,2 mkgf de torque com qualquer um dos dois combustíveis. Já o propulsor 2.0 16V gera 143 cv e 20,2 mkgf com o combustível fóssil e 148 cv e 20,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Preços Duster Dakar II

  • Renault Duster Dakar II 1.6 16V SCe – R$ 74.090
  • Renault Duster Dakar II 2.0 16V 4×2 AT – R$ 85.670
  • Renault DusterDakar II 2.0 16V 4×4 – R$ 87.220
Renault Duster Dakar II 4WD tem capacidades off-road
Renault Duster Dakar II 4WD tem capacidades off-road

Mas vale a compra?

Agora que apresentei a novidade, acredito que a resposta à pergunta do início seja: vale apenas só se você gostar dos diferenciais dessa série especial. Afinal, você compraria um Duster um pouco mais maduro (desde a linha 2017) com detalhes estéticos subjetivos e com alguns equipamentos a mais (que podem fazer a diferença).

Eu apostaria na versão 1.6 16V pela relação custo/benefício e eficiência do motor, pois a 4×4, embora interessante, poderia custar menos, enquanto a automática é extremamente limitada.

Falando nela, sigo no aguardo para testar um Duster ou um Captur automáticos para ver se as evoluções técnicas iniciadas pela Renault com o veterano SUV e finalizadas com a novidade realmente fizeram diferença. Será?

Comentários

  • Carvalho disse:

    Parizzi,
    acho que tem um erro no final da matéria. Lá diz assim: “Eu apostaria na versão 1.6 16V pela relação custo/benefício e eficiência do motor, pois a 4×4, embora interessante, poderia custar mesmo,…”

    Você não queria dizer “custar MENOS”?

    Eu, particularmente, se fosse comprar, iria exatamente na versão 4×4, pois, considerando o mercado, não existe nenhum 4×4 com espaço e conforto para 5 ocupantes mais bagagem por esse preço. Mas, sim, concordo que mesmo assim poderia custar menos.

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