Um marco para a fábrica de Indaiatuba (SP): mais um 1 milhão de unidades do Toyota Corolla foram produzidas no Brasil. É uma marca e tanto! A unidade comemorativa foi um Corolla Altis 2018, que saiu da linha de montagem em 23 de março.
Inaugurada no interior de São Paulo em setembro de 1998, a planta da marca tem cerca de 2.000 colaboradores atualmente.
Corolla no Brasil
Mas as primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País – por incrível que pareça, obrigado Fernando Collor! Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla no território nacional, importadas do Japão.
Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local. Tanto que, em 1997, a empresa anunciou aporte de US$ 150 milhões para construção da planta que daria início à produção do Corolla brasileiro.
A planta foi inaugurada em 1998 e conta com um espaço de 1,5 milhão de m², onde a Toyota baseou uma de suas principais unidades produtivas no mundo.
Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil, com mais de 765 mil unidades negociadas até os dias de hoje. Só em 2016, o veículo fechou com 64.734 veículos vendidos, mantendo a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com quase 50% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado.
Em 2017, o Corolla continua líder em seu segmento e já soma 12.937 unidades comercializadas de janeiro a março, com 44% de market share.
História pelo mundo
Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation nasceu com o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento da indústria automobilística no Japão. Três décadas depois, nasceria o Corolla, projeto arquitetado para suprir o crescimento do interesse da população pelos carros.
Assim, o design da primeira geração do sedã adotou como base o conceito “80 Point Doctrine +α”, que estipulava ao veículo atingir média de 80 pontos dentro de uma escala que variava no máximo até 100, considerando, ainda, algumas características extras específicas, denominadas de +α, para conceder ao modelo recursos adicionais à sua aparência e destacar os pontos que superassem as expectativas dos consumidores.
Ao longo das últimas cinco décadas, e após toda a evolução em 11 gerações do Corolla, a Toyota continuou a aplicar este conceito de maneira consistente para todos os seus modelos vendidos no mundo.
Foi assim que a primeira geração do Corolla nasceu no Japão, em 1966. Atualmente, o sedã médio é produzido em 13 países e comercializado em 150. Desde o início de sua produção, o Corolla soma mais de 44 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, tornando-se o veículo mais vendido de todos os tempos.
Toyota Corolla
A Toyota sabe mesmo fazer carros bons e o Corolla é a prova viva disso. O sedã poderia mesmo ser mais barato no Brasil, mas compensa pela qualidade confiabilidade.
Ótimo carro, mas caro demais
Não é meu preferido. Não conseguiu me atrair jamais. Nunca nem li os testes dele. É FATO!V
A Toyota está se achando mas continua fora da casinha.Seus veículos são caríssimos e não estão com esta bola toda.Mais uma vez deu um tiro no pé.Logo logo verão o resultado disso.