Eu nunca fui tão feliz ao dar o título de “Limites do consumidor brasileiro serão testados com o novo Honda WR-V”. Isso porque, além do visual com traseira polêmica, ao anunciar as versões, características técnicas, equipamentos e, especialmente, preços, a marca japonesa definitivamente colocará o gosto dos brasileiros por seus carros em prova. Werá que vale a pena mesmo comprar um Honda WR-V?
Igual, mas diferente
Antes de responder, vamos conhecer um pouco mais sobre o modelo. O WR-V tenta não ser simplesmente um Fit com adereços off-road (como a antiga versão Twist). A Honda pegou o seu monovolume e fez algumas alterações técnicas para, a partir disso, criar um carro novo.
Se não conseguiram algo inédito, foi possível criar uma experiência ao mesmo diferente, mas ainda bem próxima do Fit. Ambos compartilham plataforma, o mesmo câmbio automático do tipo CVT (WR-V não tem transmissão manual) e o motor 1.5 16V, que desenvolve 115 cv de potência e 15,2 mkgf de torque com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol.
Mas, além do visual diferenciado, com dianteira bonita e traseira feia, o novo “aventureiro” ficou com entre-eixos 2,5 cm maior, mais alto, com alterações mecânicas (como na direção) e mais pesado em cerca de 30 kg em relação ao seu irmão mais velho.
Tudo isso, aparentemente, não afeta tanto o desempenho – não pude comprovar na prática porque, infelizmente, ainda não testei o veículo. Mas o que foi possível comprovar foi a piora na média de consumo de combustível do WR-V (pneu mais largo da novidade contribui para essa piora).
Consumo de combustível (Inmetro)
Consumo | Etanol | Gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Honda Fit 1.5 CVT | 8,3 km/l | 9,9 km/l | 12,3 km/l | 14,1 km/l |
Honda WR-V 1.5 CVT | 8,2 km/l | 8,7 km/l | 11,7 km/l | 12,4 km/l |
Honda City 1.5 CVT | 8,5 km/l | 10,3 km/l | 12,3 km/l | 14,5 km/l |
Honda HR-V 1.8 CVT | 7,1 km/l | 8,5 km/l | 10,5 km/l | 12,1 km/l |
Versões e preços
Com uma única motorização (1.5) e uma opção de câmbio (CVT), o Honda WR-V é vendido em duas versões:
Honda WR-V EX – R$ 79.400
Principais itens de série: ar-condicionado, central multimídia de 5″ (não é sensível ao toque) com rádio, CD player, entradas auxiliar e USB, conexão Bluetooth; câmera de ré, quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais), luzes diurnas em LED, faróis de neblina, Isofix, rack de teto, grade em preto brilhante, rodas de liga-leve de 16″; travas, vidros, direção e retrovisores elétricos (esses últimos com repetidores em LE); computador de bordo, volante multifuncional revestido de couro com ajuste de altura e profundidade; controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), bancos rebatíveis, bancos com revestimento preto e laranja ou preto e prata (dependendo da cor do carro), banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos, encosto de cabeça e cintos de 3 pontos para todos os passageiros.
Honda WR-V EXL – R$ 83.400
Principais itens de série: versão EX + central multimídia com tela de 7″ sensível ao toque, com GPS, e airbags do tipo cortina (totalizando seis).
Itens bem-vindos, mas ausências sentidas
Se incluir quatro airbags na versão EX e passar a oferecer seis airbags no acabamento topo de linha EXL foi muito bem-vindo, lançar o WR-V sem controles de tração e estabilidade foi um erro estratégico grave, ainda mais para um veículo que custa praticamente R$ 80.000.
Se o Fiat Uno e o Ford Ka, apenas para citar dois bem mais baratos, têm essa dupla dinâmica de segurança, porque o novíssimo Honda não tem? Realmente, são duas ausências muito sentidas.
Posicionamento
Outro ponto equivocado por parte da Honda foi no preço do WR-V. A versão EXL 1.5 CVT, topo de linha, custa praticamente a mesma coisa ou mais caro do que outros modelos com propostas semelhantes. Veja:
- Jeep Renegade Sport 1.8 (R$ 80.790 manual e R$ 86.990 automático de seis marchas);
- Nissan Kicks SV Limited 1.6 CVT (R$ 84.900);
- Peugeot 2008 Allure 1.6 R$ 72.990 manual e R$ 76.890 automático de apenas quatro marchas);
- Renault Captur Zen 1.6 16V manual (R$ 78.900);
- Renault Captur Intense 2.0 16V automático de apenas quatro marchas (R$ 88.490);
- Renault Duster Expression 1.6 16V manual (R$ 67.990) e Dynamique 2.0 16V automático de apenas quatro marcas (R$ 85.070);
- Chevroler Tracker LT 1.4 turbo automático de seis marchas (R$ 79.990);
- Hyundai Creta Pulse 1.6 16V automático de seis marchas (R$ 85.240);
- Honda HR-V LX 1.8 (R$ 79.900 manual e R$ 86.800 CVT).
Mas a “culpa” não é exclusiva do WR-V, mas também dos modelos abaixo dele – Fit e City – que estão custando caro demais, empurrando o preço de todos os outros modelos da linha da Honda no Brasil para cima.
Mas a marca não está fazendo nada de errado, nem é a única a adotar essa estratégia impopular. Para mudá-la, só se o brasileiro, em linhas gerais, parasse de comprar carros por opção (e não por falta de dinheiro) – leia o caso recente do iPhone.
Mas vale a compra?
Não, não vale. O WR-V ficou um carro muito legal, especialmente porque usa e abusa das qualidades do ótimo Fit. Mas, pelo preço pedido pela Honda e pela falta de mais equipamentos de série, melhor investir no HR-V, que é um pouco mais caro (LX CVT), mas muito mais carro; ou num dos vários veículos de outras marcas, como coloquei acima – exemplo: o Creta e o bom Kicks.
Seria importante também que o WR-V tivesse algum diferencial de mercado, algo único que o destacasse no meio de tantos outros carros. Mas o ideal mesmo seria fazer o novo Honda ficar mais barato para brigar com o Renault Sandero Stepway, Chevrolet Onix Activ e com mais alguns outros carros. Mas isso jamais irá acontecer.
Por coincidência estava em Itaipu (Foz do Iguaçu) um dia antes do lançamento. Observei o veículo de perto e tive as mesmas impressões: é um carro legal, bem mais alto que o Fit, porém com uma traseira duvidosa. Por esse preço não vale a compra.
Caro e sem nenhum diferencial
Até hoje não entendi o que a Honda quer com esse veículo.
Acho que a empresa errou no lançamento desse carro e nem a força da marca Honda dará jeito
…
Qual você acha que foi o maior erro da Honda?
o maior erro e o preço absurdo de 79mil e 83mil esse carro deveria custar no maximo 75mil
Parizzi, acredito que esse carro era pra ser uma opção mais em conta para um “SUV” da marca, porém pelo preço cobrado (80-84mil) não faz sentido alguma, uma vez que o hrv aut mais barato começa em 86. Tem ainda o próprio Fit que é praticamente o mesmo carro e custa menos.
Fora o design do carro que não é uma unanimidade, digamos assim.
Acho difícil pra um vendedor da Honda convencer um ciente a pagar mais pelo Fit e não levar logo o HRV, enfim.
A culpa é da própria Honda que colocou o preço do fit e city tão alto que ficou pouco espaço pra ter um carro entre eles e o hrv ou civic.
Ao meu ver o wrv deveria custar no máximo entre 60-70 pra ter alguma chance no mercado, vamos aguardar.
Isso tudo dentro da Honda, pois ainda temos outras opções interessantes fora da Honda e pela mesma faixa de preço.
Perfeito o comentário. Fora da Honda vc tem o Kicks que é muitíssimo mais equipado e muito mais econômico além de parecer um SUV e não um hatch travestido com estepe de bicicleta..
A GM também pisou feio com o novo Tracker pois faltou controle de tração e estabilidade, pois caso contrário venderia bem mais pois ficou bem bacana e com um moderno motor turbo. Alguém comentou uma vez: O tempo que se gasta para fazer um carro feio como o Moby ( terror ) e as pessoas compram porque é lançamento ! Como a tampa do porta malas é de vidro e não tem pegador, se o carro for deixado na praia a temperatura poderá chegar á 60º e poderá custar uma queimada nas mãos, já o Up tem o seu pegador !! A Fiat foi considerada a pior montadora nos EUA.
Outro erro o Renegade com motor da Fiat que não aguenta o peso do carro. mas as pessoas compram porque é novidade !
Examinei a Tracker, mas não gostei do bagageiro para um SUV, me pareceu pequeno. Hoje ainda uso um Duster 1.6 manual Tech Road que é muito bem equipado e tem espaço de sobra para bagagem e passageiros, um latifúndio de SUV que chamam de espartano. Dos novos o que mais me agradou foi o Kicks, a Captur me decepcionou o câmbio por não ser CVT e a visibilidade frontal angular.
Mobi nasceu semana propósito e muito caro. Melhor seria manter o Uno com os preço do Mobi e trocar Palio e Punto por um carro só (novo).
Comprar WRv não faz sentido nenhum, pois custa o olho do cara, entrega menos do que um Fit e não atende ao que ser propõe. Melhor ter um HR-V ou um Kicks como bem disse ontem Parizzi.
Tracker sem controles de tração eu estabilidade também é o fim da picada.
Não vale a pena comprar boa parte da gama Honda ou Toyota no momento atual. Por quê?
Por causa da sua péssima, ridícula e sem noção relação custo/benefício!
Simples assim.
Eu também concordo com a maioria dos comentários: o WR-V não vale o que custa!! Pois, nada mais é do que um FIT “anabolizado”!! Esta invasão de pseudos SUV’s já cansou! Pois, atualmente no mercado nacional há muita quantidade pra pouca qualidade e o pior, custando muito!!! Boa parte dos brasileiros que compram carros deste segmento não foram racionais, e levam em conta apenas a aparência e a sensação de passar um falso status!
Realmente a Honda tem uma boa qualidade mecânica de seus carros e aproveitando-se disso, leva os preços lá pro espaço! Automóvel no Brasil é muito caro mas, acredito que para alguns o fato de se endividar simplesmente para se ter um carrinho da moda não é problema!!
Quem tem um desses não troca!
Estava pensando em trocar o meu Suv, um Duster, mas prefiro a todos um outro Duster se for CVT e 1.6 com as modernidades da Captur. O único que me agradou dos demais foi o Kicks, mas a manutenção da minha concessionária Renault, chamada Automega tem sido algo espetacular.
O carro é excelente. Estou muito satisfeito com o desempenho, versatilidade, economia , silencioso e confortável.No trânsito do Rio tem feito mais que 12km/l , na estrada sempre mais que 14km/l. Sabendo dirigir só dá prazer.
Frente e traseira mais bonitos que o HRV.
Perfeito Jomar, a compra de um carro levam em conta vários aspectos tipo, gosto,bolso,revenda,manutenção etc……
A maioria dos carros no brasil são desenvolvidos pelo gosto das mulheres, a minha gostou do w-rv e pronto.
Fiz o teste drive nos Creta, kickis, wr-v e gostei de todos. Mas estou na dúvida de qual comprar, me ajudem ai. Quero algo mais econômico e manutenção barata, pq sai de um Kia Sorento q bebe p caramba, peças caríssimas e seguro de 6 mil reais, fora imposto….
Kicks e Creta entregam uma proposta mais parecida, enquanto o WR-V, que não é um SUV, corre por fora. Qual deles você mais gostou de dirigir?
PAREI DE LER QUANDO COMPAROU COM REUNALT….. Tem que conhecer mais de carro pra fazer uma comparação dessa.
Falou o especialista
bom que leu quase tudo… Kkkkkkkkkk
Boa tarde, pessoal em relação ao wr-v e yaris qual a análise de vcs?
Estou com esta dúvida na compra de um deles.
O conforto para o passageiro no banco de trás é infinitas vezes superior ao do Kicks. Nesse, fiquei com o joelho encostado no banco dianteiro, já no WRV sobrou espaço.
Sem dúvidas, melhor investir no HRV, preço aqui no país é no vai que cola mesmo, se as pessoas comprarem, ai já era, vão empurrar no consumidor preços cada vez mais absurdos.