A coluna Alta Roda dessa semana se resume a uma imagem. Parece pouco, mas ela é muito interessante e demonstra quais são os grupos de poder da indústria. Ao todo, 14 grupos automotivos controlam 54 marcas de carros.
Não custa lembrar que a Renault e a Nissan fazem parte de um mesmo grupo e que, recentemente, a Nissan comprou 34% da Mitsubishi.
14 grupos x 54 marcas
Ao ver essa imagem fico me lembrando dos casos e especulações da Volkswagen querer comprar a Alfa Romeo, ideia que jamais agradou o todo poderoso CEO da FCA Sergio Marchionne – e que saudade da Alfa aqui no Brasil.
Falando na FCA, esse é um dos grupos grandes mais jovens da turma acima, nascido em 2014 quando a Fiat comprou a Chrysler, nascendo a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Curioso observar que a Mazda não aparece na lista de empresas da imagem e que, hoje, poderíamos ter a Fiat “fundida” com a General Motors. Também me lembro das conversas da intenção da FCA (na época só Fiat) comprar a Suzuki para ter mais penetração no mercado asiático. Nada aconteceu até então.
Outro ponto que chama muito a atenção é o fato da indiana Tata Motors ser dona da Jaguar e da Land Rover e da chinesa Geely ser proprietária da Volvo.
Tem um erro crasso: falta a Ferrari no grupo da FCA.
Rod, em 2015 a FCA aprovou a separação da Ferrari, o que aconteceu em 2016.