[POST ATUALIZADO – VEJA O FINAL] Recebi uma dúvida muito interessante do médico João, de Manaus (AM). A família dele vai crescer (parabéns!) e ele precisa de um carro maior. Com cerca de R$ 82.000 para investimento, nasceu a dúvida: um Toyota Corolla GLi ou Honda City EXL. A versão topo de linha de um contra a versão de entrada do outro. E aí, qual carro comprar?
É importante destacar que são dois carros de categorias diferentes. Enquanto o City briga entre os sedãs compacto premium, o Corolla disputa e lidera o segmento dos sedãs médios.
Eles representam os que as suas respectivas categorias têm de melhor, mas não se enfrentam diretamente no mercado nacional. Enquanto o City é menor em tudo (espaço, motor e tamanho), o Corolla é maior em tudo (menos no porta-malas), inclusive no preço.
Toyota Corolla GLi X Honda City EXL – Youtube
Ainda assim, os dois podem ser adversários, uma vez que a Honda vem pedindo muito alto pelo City EXL, topo de linha, enquanto a Toyota trabalhava preços mais agressivos para o Corolla GLi, o de entrada. Trabalhava, pois os valores subiram, piorando um pouco a relação custo/benefício do modelo.
Honda City EXL 1.5 16V CVT 2017 – R$ 81.400
O Honda City EXL traz de série ar-condicionado digital touchscreen; sistema de som com Bluetooth, entradas USB, P2, auxiliar e micro SD, com função HFT (Hands Free Telephone); travas, vidros e retrovisores elétricos; volante com ajuste de altura e profundidade; bancos traseiros rebatíveis bipartidos (60/40); chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador; cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH; freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira (infelizmente) com ABS; direção elétrica (EPS); piloto automático (cruise control); seis airbags duplo frontal; dois laterais e dois do tipo cortina, central multimídia de 7” com navegador integrado e câmera de ré, rodas de liga leve de 16″, entre outros.
Internamente, o City EXL tem menos espaço do que o Corolla (embora seu espaço seja até legal), mas possui um acabamento superior e um painel de instrumentos bem mais interessante do que a versão GLi do Toyota.
Motor FlexOne e câmbio CVT
O motor 1.5 16V i-VTEC FlexOne do City dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio (ele aquece o combustível no próprio injetor, se necessário) e desenvolve 115 cv de potência a 6.000 rpm e 15,2 mkgf de torque a 4.800 rpm com gasolina e 116 cv e 15,3 mkgf com etanol – nos mesmos regimes de giro.
É um propulsor valente, extremamente confiável e que funciona muito bem, especialmente associado ao câmbio automático do tipo CVT, que tem paddle shift (aletas atrás do volante) para trocas de sete marchas virtuais.
Em relação a consumo, segundo o Inmetro, o City EXL CVT faz 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina na cidade e 10,3 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada.
Toyota Corolla GLi couro 1.8 CVT 2017 – R$ 87.990
O Corolla GLi couro vem equipado de série com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido (60/40) com descansa-braço central e porta-copos; volante com ajuste de altura e profundidade, comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, computador de bordo, descansa-braço dianteiro, sistema de áudio com CD e MP3/WMA player, rádio AM/FM com entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, indicador de direção econômica no painel (ECO Driving), vidros frontais com película antirruído, volante com comandos de áudio, computador de bordo e bluetooth; direção elétrica; cinco airbags (duplo frontal, laterais e para o joelho do motorista), freio a disco nas quatro rodas com ABS com EBD, bancos revestidos em couro, rodas de liga leve de 16″, entre outros.
O painel do Corolla GLi é extremamente simples e não faz justiça ao requinte do veículo – embora seja funcional. O acabamento do sedã da Toyota é bom, mas deveria ser superior num veículo que está próximo a R$ 90.000. E piloto automático deveria ser um item de série (não é nem opcional).
Motor Dual VVT-i e câmbio CVT
O motor 1.8 16V Dual VVT-i do Corolla também dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio e desenvolve 139 cv de potência e 17,7 mkgf de torque com gasolina e 144 cv e 18,4 mkgf de torque com etanol.
O conjunto motor/câmbio do sedã da Toyota também é extremamente confiável, mas superior ao do City. A transmissão automática do tipo CVT também simula sete velocidades e tem um comportamento excelente, embora não tenha paddle shift para a troca de marchas pelo volante.
O modelo tem um desempenho muito superior, garantindo mais segurança na estrada, mas o motorista paga o preço do propulsor maior no consumo.
De acordo com o Inmetro, o Corolla GLi CVT faz 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e 9,2 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina na estrada.
Toyota Corolla GLi CVT | Honda City EXL CVT | |
Motor | 1.8 16V | 1.5 16V |
Potência | 139/144 cv | 115/116 cv |
Torque | 17,7/18,4 mkgf | 15,2/15,3 mkgf |
Comprimento | 4,620 m | 4,455 m |
Largura | 1,775 m | 1,695 m |
Altura | 1,475 m | 1,485 m |
Entre eixos | 2,700 m | 2,600 m |
Porta-malas | 470 litros | 536* litros (485 + 51) |
Tanque | 60 litros | 46 litros |
Peso | 1.280 kg | 1.137 kg |
Preço | R$ 87.990 | R$ 81.400 |
*: Porta-malas de 536 litros – 485 litros acima da tampa assoalho mais 51 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho.
Semelhanças
Tanto City quanto o Corolla são carros nacionais, extremamente confiáveis, com designs bem resolvidos, câmbio automático do tipo CVT, boa capacidade no porta-malas e têm três anos de garantia.
Ambos também mudam nos próximos 12 meses. Enquanto o Toyota receberá o seu primeiro facelift, previso já para março, o Honda será reestilizado e ficará mais parecido com o bom nível de segurança.
Os dois vão receber controles de tração e estabilidade – itens que jamais poderiam ficar de fora de carros que custa mais de R$ 75.000.
Destaques de cada um
O Toyota Corolla se destaca pelo espaço interno e pelo desempenho superior. Seu rodar é mais suave e confortável, privilegiando o conforto. Por outro lado, custa R$ 6.590 a mais do que o adversário.
Com esse valor, o dono do City pode pagar o IPVA, seguro, emplacamento, licenciamento, seguro DPVAT e alguns tanques de combustível.
Ou seja, o sedã da Honda custa menos, bebe menos, tem porta-malas maior, acabamento superior e oferece um rodar mais firme e direto. Mas custa caro demais para a sua categoria, sem oferecer nenhum grande diferencial por isso.
Mas qual carro escolher?
O mais importante para o João é escolher o carro que vai trazer mais alegria e felicidade. Ou seja, aquele automóvel que o deixará feliz de ter na garagem.
City e Corolla são excelentes opções e, não importando qual for o escolhido, a compra será acertada. O Honda é menor, mais barato e, caso o uso do João seja bem maior na cidade, talvez ele seja o mais adequado.
Mas, se o uso for frequente na estrada, o Corolla é mais indicado, pois oferece mais desempenho e espaço interno (além de ter um bom porta-malas – embora seja menor do que o do adversário).
Obrigado à Osaka BH, concessionária Toyota em Belo Horizonte, pelo empréstimo do Corolla GLi usado no vídeo do canal do De 0 a 100 no Youtube.
ATUALIZAÇÃO – 10/03/2017
O carro escolhido pelo João foi um Toyota Corolla! Parabéns! Leia o que ele disse:
“Renato, depois de muito pesquisar e estudar, e de ver o comentário da turma no youtube e blog, decidi por comprar um Toyota Corolla 2017, mas não a versão GLi, mas sim um XEi! Consegui uma excelente negociação, já que eu sabia a linha 2018 está chegando. Muito obrigado pela ajuda e por todos que comentaram!”
Mais de 80 mil reais e não se vê um mísero ESP em nenhum dos dois modelos. Pagasse muito e levasse muito pouco em ambos os carros.
Nesse valor eu preferia procurar um civic exr top de linha com um ano de uso ou um New civic Sport usado se encontrar…
Muito bem observado.
na casa dos 80mil as melhores opcoes sao o GOLF, cruze hatch e corolla. o city nao vale apena msm, caro dmais e de segmento inferior aos medios
Sugiro um Citroen C4 Lounge, agora todas as versões com motor turbo THP (a partir de 73.590) e infinitamente mais equipado, melhor (vencedor de vários comparativos) do que qualquer um dos dois modelos citados pelo internauta. Basta pesquisar um pouco mais, olhar para os lados, o mundo vai muito além do que Honda e Toyota.
Comprei o meu C4 Lounge Origine THP por R$ 68.500, o carro vem com controle de estabilidade, motor de 173 e 24.5 Kg de torque à 1.400 RPM, saída de ar condicionado para os bancos traseiros, câmbio manual de 6 marchas do DS3 que torna o carro muito econômico, não vale a pena mesmo pegar nenhum destes dois carros
Pq manual e não automático?
A versão do que peguei automático se não me engano é somente para PCD, o preço é praticamente o mesmo pq teria isenção para PCD, logo, para que eu pegasse um automático teria que pegar o tendance que já fica na casa dos 80 mil
E eu gosto de câmbio manual pq consigo conduzir da maneira que eu quero, ou seja tirando o máximo do ótimo motor THP 1.6 ou se quiser economizar pilotando mais calmamente
Por mais que o City tenha melhorado em muitos aspectos e principalmente no design. As mudanças do Corola foram maiores e eu acho que a Toyota acertou em cheio. Amei toda mudança que o novo modelo trouxe. Ele está mais arrojado e moderno.
entre os 2, prefiro o City pelo porta-malas e média de consumo
Entre os dois eu não prefiro nem um e nem outro. É FATO!V
Corolla é mais carro, mas eu compraria o City porque tudo é mais barato. Sem contar as negociações na hora de comprar cada um.
Alberto
Linha City Fit Wr-v revizão deles são caríssimo ,não compro é inviavel ,certa revizão custa o dobro da Corolla.
Desculpa-me, mas realmente o Sr. não está bem informado sobre os preços das revisões do City.
Sem duvida eu compraria o Corolla. Eu até curto o estilo do city, mas o Corolla é muito mais carro na minha opinião.