A Ford confirmou a presença da Ranger Wildtrak como atração especial no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Mas, afinal de contas, o que a marca quer com isso?
Simples: a Ford quer mostrar o potencial de transformação da sua picape média global. Ao lado da já anunciada F-150 Raptor, do esportivo Ford GT, do Mustang Shelby 350R e, provavelmente, do novo EcoSport, a Ranger Wildtrak será um dos destaques da companhia no evento.
Seu destaque é o visual um pouco mais esportivo (dentro do possível), com equipamentos exclusivos, como grade, para-choques, rodas de alumínio de 18″, maçanetas, retrovisores e rack com pintura especial. A cabine tem bancos, painel, portas e volante revestidos em couro com apliques ou costura na cor laranja.
Motor e equipamentos
O motor da picape é o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros e 200 cv de potência, com câmbio automático de seis marchas – configuração também disponível na linha no Brasil. O vão livre do solo de cerca de 23 cm, o ângulo de entrada de 28º e o ângulo de saída de 25º, enquanto a capacidade de submersão na água de até 80 cm. O bloqueio eletrônico do diferencial traseiro otimiza a tração em pista escorregadia.
Entre outros equipamentos, a Ranger Wildtrak vem com alerta de manutenção na faixa, piloto automático adaptativo, câmera de ré, sensor de estacionamento e controle adaptativo de carga (que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade). Seu sistema de conectividade SYNC, com tela de 8″, oferece comandos de voz para telefone, navegação, música e climatização.
“Como outros modelos da linha, a Ranger Wildtrak é um exemplo da nova tendência das picapes, que cada vez mais deixam de ser vistas apenas como um veículo de trabalho, ganhando mais conforto e tecnologia para o uso diário e viagens de lazer” disse a Ford.
Na prática, a Ranger Wildtrak mostrada no Salão será uma picape com visual mais esportivo equipada com alguns diferenciais de acabamento. Mas não será inédita, pois ela existe há, pelo menos, três anos em alguns mercados, como na Austrália.
A versão Wildtrak realmente mostra que veículos desse tamanho podem ser confortáveis e modernos para o uso urbano diário, mas não podemos nos esquecer que não são nada práticos no dia a dia da cidade, pois seu tamanho é muito mais adequado para os Estados Unidos do que para o Brasil.