Um dos modelos mais importantes e vendidos da história da Fiat no Brasil, o Palio chega à linha 2017 com mais equipamentos de série e outras poucas novidades. Mas o modelo nunca esteve tão caro e “perdido” como atualmente.
Ótimo carro, o Fiat Palio passa a contar, na linha 2017, com um painel central ligeiramente alterado, com acabamento diferente para cada versão; nova grafia do quadro de instrumentos; uma nova posição da porta USB, um interior mais escurecido e novos tecidos de série. Externamente, as únicas novidades do compacto ítalo-brasileiro ficam por conta das rodas de liga leve, calotas e faixas laterais.
Toda linha Palio vem, de fábrica, com, pelo menos, aibag duplo frontal, freios ABS com EBD, ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo (A e B); limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa); Logo Push ( Sistema de abertura elétrica do porta-malas ); tomada 12V; travas elétricas (+ travamento automático das portas a 20 km/h); vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, entre outros.
Veja os novos equipamentos de série de cada versão do Palio 2017:
Fiat Palio Attractive 1.0 2017
Acrescentou em sua lista de conteúdos de série banco do motorista com regulagem de altura, pré-disposição para rádio e o Kit Comfort, composto por apoia-pé para o motorista, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras, 3° apoio de cabeça traseiro rebaixado, revestimento interno da soleira das portas e mais porta-óculos. Como opcional oferece rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.
Fiat Palio Attractive 1.4 2017
Além dos itens do irmão 1.0, recebe banco com regulagem de altura e pré-disposição para rádio. Seus opcionais são: rádio Connect, retrovisores externos elétricos; volante com comandos de rádio e vidros elétricos traseiros.
Fiat Palio Essence 1.6 2017
Itens acima com adição de volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros e alarme. Como opcionais traz rodas de liga leve 6.0 x 15″ + pneus 185/60 R15, spoiler na tampa traseira na cor do veículo e kit parafusos antifurto das rodas.
Fiat Palio Sporting 1.6 2017
Além das novas faixas laterais exclusivas e das rodas em liga leve 16” com nova pintura, ganhou em sua lista de série: volante em couro comandos do rádio, vidros elétricos traseiros, alarme e kit parafusos antifurto das rodas.
Fiat | Linha 2016 | Linha 2016* | Linha 2016** | Linha 2017 |
Palio Attractive 1.0 8V | R$ 39.410 | R$ 41.780 | R$ 42.410 | R$ 42.410 |
Palio Attractive 1.4 8V | R$ 42.740 | R$ 45.310 | R$ 45.990 | R$ 45.990 |
Palio Essence 1.6 16V | R$ 47.130 | R$ 50.140 | R$ 50.890 | R$ 50.890 |
Palio Sporting 1.6 16V | R$ 49.460 | R$ 52.620 | R$ 53.410 | R$ 53.410 |
*: Preço em maio de 2016
**: Preço em junho de 2016
O superado e confiável motor 1.0 8V Fire Flex de quatro cilindros desenvolve 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 kgfm com etanol. Já o ultrapassado, ruidoso, beberrão e também confiável propulsor 1.4 8V gera 85 cv e 12,4 kgfm com o combustível fóssil e e 88 cv e 12,5 kgfm com o derivada da cana-de-açúcar. A (adequada para o carro) motorização 1.6 16V E.TorQ tem 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol.
Caro e “perdido”
Analisando a lista de equipamentos, as soluções tecnológicas, a parte mecânica, os concorrentes e os preços, vejo o Palio um passo atrás dos principais adversários, mesmo com a inclusão de novos itens de série na linha 2017. Se isso tivesse acontecido sem o quase assustador aumento de preços praticado pela Fiat há pouco tempo, na ocasião de lançamento do Punto 2017, a situação do Palio seria mais interessante (pelo menos o valor não subiu de novo agora).
Mas, para o consumidor, será que valer investir num carro caro e superado? É fácil achar a resposta: basta olhar a lista dos veículos mais vendidos do Brasil em 2016. Antes brigando pela ponta, o Palio precisar suar para ficar em 5º lugar, graças ao veterano Palio Fire, que garante bons números à família – mas atrás de automóveis mais modernos, como o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Ford Ka.
Além do preço, outro grande problema do Palio no momento é se encontrar. Com Mobi, Uno, Palio Fire e Punto (sem nos esquecermos do recém aposentado Uno Vivace), o veterano hatch parece estar à deriva, perdido no mercado.
A pressão trazida pelo Mobi de “empurrar” o Palio para cima (em termos de requinte e tecnologia) não fez bem ao modelo (que não recebe uma importante novidade há anos), assim como a errada estratégia da Fiat de, nos últimos 10/12 meses, elevar os preços de seus modelos de forma mais exagerada, acreditando que o brasileiro irá pagar mais de R$ 60.000 num Palio (ou R$ 43.900 num Mobi).
Não me entendam mal, pois gosto muito do Palio e reconheço as suas ótimas qualidades. Mas uma coisa está muito clara: o mercado evoluiu, mas o hatch da Fiat não (ou muito pouco), além de ficar mais caro, ao invés de compensar a defasagem do projeto com preços mais agressivos.
Fotos: Fiat/Divulgação