A Ford apresentou, no final da semana passada, a linha 2017 do Focus, que chegou com poucas novidades. As principais são as luzes diurnas de LED, úteis para atender a nova legislação de uso nas estradas, e o alarme volumétrico. Focus Hatch e Focus Fastback também passam a oferecer o sistema SYNC 3, com multifunções de telefone, navegador, áudio, aplicativos e acesso ao Apple Car Play e Android Auto para facilitar a vida a bordo. Uma pena que os preços ainda assustem, e muito!
Infelizmente, a central multimídia SYNC 3, que foi atualizada e aprimorada, não é um equipamento de série em todas as versões da linha Focus. Ela traz novo grafismo, menus simplificados, tela capacitiva de 8″ (similar à dos smartphones), processador mais veloz (10x em relação à versão anterior) e fácil atualização de software.

O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.
Outra novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, e Android Auto, plataforma do Google que possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros. Isso é realmente legal.
Equipamentos
Além das luzes diurnas de LED e do alarme volumétrico, toda linha 2017 do hatch e do Fastback vêm, de série, a partir da versão SE, com rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 2 com AppLink, assistência de emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável My Key, airbag duplo, freios ABS com EBD, entre outros.

O pacote de opcionais Plus, disponível para as versões SE, 1.6 e 2.0 no hatch e 2.0 no sedã, adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17” exclusivas, ar-condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.
A versão Titanium vem com os itens acima com a adição de teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17” exclusivos (outra vez – também não entendo direito o que a Ford quer com tantas rodas “exclusivas”), acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power) e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters.

O seu pacote de opcionais Plus para o Focus e Titanium (2.0 nas duas carrocerias) inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.
Motores
A linha 2017 do Focus continua equipada com os motores 1.6 16V da família Sigma (hatch, com câmbio manual de cinco marchas), que desenvolve 131 cv de potência e 16,2 mkgf de torque com gasolina e 135 cv e 16,7 mkgf com etanol; e 2.0 Direct Flex (hatch e sedã, apenas com transmissão manual automatizada de dupla embreagem e seis velocidades), que gera 175 cv e 21,5 mkgf com o combustível fóssil e 178 cv com e 22,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Resumo da obra
Eu adoro o Focus! É um dos meus carros favoritos do mercado! Já até tentei comprar um, mas a Ford simplesmente não soube me vender o carro. Recentemente, rodei numa unidade mais antiga do modelo e fiquei muito animado novamente em ter um exemplar na minha garagem, mas pagar R$ 72.490 R$ 74.590 num carro 1.6 aspirado é caro demais – e olha que esse é o valor da linha 2016 (o preço do Focus 2017 não foi anunciado ainda pela Ford). O mesmo comentário vale para o Volkswagen Golf, que parte de incríveis R$ 78.130 com propulsor 1.6 16V.
Voltando à linha 2017 do norte-americano fabricado na Argentina, mesmo mínima, a atualização foi boa e ajudará a Focus a se manter competitivo por mais tempo. Uma pena mesmo é o seu preço absurdo, como citei acima e como comentei anteriormente, quando disse que as montadoras perderam o juízo com os preços dos seus hatches médios no Brasil.
PREÇOS
Linha 2017 – Hatch
. Ford Focus SE 1.6 – R$ 74.590 (era R$ 72.490)
. Ford Focus SE Plus 1.6 – R$ 83.490 (era R$ 78.490)
. Ford Focus SE Plus 2.0 PowerShift – R$ 91.990 (era R$ 86.890)
. Ford Focus Titanium 2.0 PowerShift – R$ 101.290 (era R$ 95.290)
. Ford Focus Titanium Plus 2.0 PowerShift – R$ 107.390 (era R$ 104.590)
Linha 2017 – Sedã
. Ford Focus Fastback SE 2.0 PowerShift – R$ 82.690 (era R$ 80.390)
. Ford Focus Fastback SE Plus 2.0 PowerShift – R$ 91.990 (era R$ 86.890)
. Ford Focus Fastback Titanium 2.0 PowerShift – R$ 101.290 (era R$ 95.290)
. Ford Focus Fastback Titanium Plus 2.0 PowerShift – R$ 107.390 (era R$ 104.590)
Mas, se eu fosse comprar um, primeiro, tentaria, ao máximo, conseguir um desconto, pois a linha 2017 está extremamente cara; depois, provavelmente escolheria o Focus SE Plus 1.6 hatch, uma vez que qualquer versão 2.0 só está disponível com o câmbio manual automatizado de dupla embreagem da Ford, sistema que eu não gostei no dia a dia – prefiro uma transmissão automática tradicional ou CVT. Focus 2.0 manual? Esse sim seria o meu, ainda mais se o preço ajudasse. Mas não…
Fotos: Ford/Divulgação
depois q lançaram o CIVIC a 125mil nada mais do segmento medio assusta…
Pois é… Primeiro foi o Corolla passar de 100 mil… Depois veio o Focus. Aí a Honda quis superar tudo e todos, e conseguiu. Onde vamos parar? Complicado…
Não compremos! Que vendam para os marcianos! Vamos aprender a esperteza no melhor dos sentidos!!!!!!!