Ele atingiu a sua maturidade na linha 2016, ficou mais “esportivo” com a versão R spec, mirou os jovens com a série limitada Ocean e, depois de chegar ao Paraguai, o Hyundai HB20 passa a ser exportado para o Uruguai. Tudo faz parte da estratégia da marca de buscar novos mercados para o seu modelo.
Produzidos unicamente na fábrica de Piracicaba (SP), está prevista a exportação de 300 unidades para o nosso país vizinho ainda em 2016. Para o próximo ano, a expectativa é que o número aumente para 600 carros. O modelo exportado é o HB20 Comfort Plus 1.6, com câmbio manual, nas versões hatch e sedã.
Os veículos serão comercializados localmente pela Fidocar S.A., representante da marca Hyundai no Uruguai desde 1992, que contará com o apoio de 28 concessionárias.
As exportações a partir da fábrica brasileira da Hyundai devem incluir outros países latino-americanos, além de Paraguai e Uruguai, e terão papel importante na sustentação dos volumes de produção frente à crise econômica no mercado interno brasileiro. “No momento, não há planos para aumentar os volumes de produção. O foco é encontrar novos mercados para melhor utilizar a capacidade já instalada”, afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil. Na prática, a marca busca países para escoar a produção nacional.
A Hyundai segue com produção em três turnos, durante os cinco dias da semana, e mantém a previsão de repetir em 2016 o mesmo volume do ano passado, em torno de 165 mil unidades. O mercado interno brasileiro de automóveis passa por grave desaceleração, com redução em cerca de 25% das vendas totais em relação a 2015 (nem por isso as montadoras abaixam os preços), enquanto a Hyundai apresenta queda menor, de 4,5%, com a família HB20 garantindo, segundo a marca, um crescimento acumulado de aproximadamente 2%.
Concorrência interna
No Uruguai, o HB20 terá a concorrência de outros hatches da própria marca, como i10, Grand i10 hatch, i20, Accent hatch, além do i30. Já o HB20S conviverá com Grand i10 Sedan e Accent Sedan, juntamente com Elantra, novo Elantra, i40, Sonata e Azera.
Imaginem se o HB20 tivesse um preço mais agressivo no Brasil? Venderia ainda mais por aqui. Pelo menos a Hyundai pratica a mesma estratégia desde o início, de manter preços premium, diferente de outras marcas que mudaram de estratégia e passaram a cobrar valores muito salgados por carros ultrapassados ou claramente inferiores aos adversários diretos.
DETALHE – Um caminhão da Volkswagen teve uma grande participação na divulgação da Hyundai, conforme vocês podem ver na foto do topo. Será que ninguém da marca coreana percebeu? A Hyundai vende caminhões no Brasil, mas não na categoria de pesados, que seria mais indicado para levar uma cegonha. Realmente as montadoras fizeram um “cross” entre Alemanha, Coreia do Sul, Brasil e Uruguai. E “parabéns” Volks pelo bico?
Fotos: Hyundai/Divulgação e reprodução do site Hyundai